O que as mães felizes fazem que as mães rabugentas não fazem

Existem algumas diferenças bem definidas entre mães felizes e rabugentas. Veja algumas coisas que descobri.

Kristin Anderson

Este artigo foi publicado originalmente no blog de ​​Kristin Anderson,

Candy House Blog,_

_e republicado aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Erika Strassburger

Eu amo meu trabalho. Trabalho um turno de 24 horas todo fim de semana em um albergue para vítimas de violência doméstica. Basicamente, brinco com as crianças e converso com as mães sobre como serem felizes sozinhas. Desde o tempo em que estou lá, tenho visto algumas mães verdadeiramente maravilhosas entrando por aquelas portas. Mães que transbordam amor e são como um esteio onde seus filhos repousam. Também pude ver o outro lado da maternidade. Vi mães ameaçar, gritar, degradar e ignorar. Pude ver todo o panorama.

Leia: Mães calmas, filhos calmos

Advertisement

No tempo que passo com essas mães e com meus amigos pessoais e familiares, tenho notado algumas diferenças muito claras entre “mães felizes” e “mães rabugentas”. Aqui está o que eu tenho observado:

Mamães felizes não esperam perfeição

De ninguém. Inclusive delas mesmas. Elas não colocam expectativas irreais sobre seus filhos ou sua arrumação na casa. Elas não ficam sentadas nos parques fazendo perguntas pesadas a outras mães, como “Minha filha foi treinada a usar o peniquinho em três dias, sem acidentes… como vão as coisas com sua de quatro anos?” Não, mães felizes não estão competindo com ninguém. Elas estão simplesmente aprendendo… assim como você.

Mães felizes lhe fazem feliz

Não é porque estão constantemente fazendo coisas para você, mas porque elas irradiam amor e autoaceitação. Minha sogra é um bom exemplo disso. Meu marido jura que a única razão por ele ter feito tantas boas escolhas enquanto crescia, era porque ele queria ser o tipo de pessoa que sua mãe já sabia que ele era.

Mães felizes escolhem suas batalhas

Mães felizes não ficam seguindo seus filhos por todo lugar e criticando cada pequena coisa que fazem. Às vezes você pode distinguir uma mãe feliz de uma mãe rabugenta apenas vendo a forma como interagem com seus filhos no parquinho. Mães felizes riem quando seus filhos sobem no lado “errado” do trepa-trepa… mães rabugentas gritam: “Ei! Não é assim que se brinca!” Quando uma criança é criticada mais do que elogiada, percebo que elas simplesmente param de tentar ser boas.

Mães felizes são honestas

Seus filhos sabem que quando a mãe diz algo, é o que ela realmente quer dizer. Ela aplica a disciplina e cumpre o prometido. Mães rabugentas não são constantemente honestas, e há uma falta de confiança entre elas e seus filhos. Reconquistar a confiança é um dos obstáculos mais difíceis que eu já vi mães tentarem vencer. Nem sempre é fácil fazer o que você disse que faria… então, às vezes as mães felizes simplesmente não dizem tanto.

Advertisement

Leia: Coisas que as mães dizem

Mães felizes brincam para valer

Eu sei que meu marido não é uma mãe… mas ele mandaria muito bem se fosse. Sempre que vamos à pracinha com nossos filhos, ele não fica pendurado no celular, mas lutando contra alienígenas e brincando de monstros selvagens no legítimo estilo “infância mágica”. Como uma observadora veterana, tenho imensa satisfação em assistir à reação dos outros pais ao vê-lo. No início, eles ficam um pouco chocados (não é todo dia que se vê um homem incrivelmente sexy de dois metros de altura dar uma supercambalhota para matar alienígenas simulados). Então, o choque se transforma lentamente em um pequeno sorriso… e depois, mesmo sem perceber, eles começam a brincar com seus próprios filhos.

Mães felizes realmente ouvem

Como assistente social, passei inúmeras horas em treinamentos e seminários, todos falando sobre “como ouvir”. É raro encontrar alguém disposto a ouvir com a intenção de compreender em vez de responder. Não há nada mais terno do que ver uma mãe em nosso albergue brincando de tomar chá com sua garotinha, enquanto a garotinha conversa a mãe ri nos momentos certos e ouve. Ela realmente ouve.

Mães felizes ensinam

Eu nunca vou me esquecer de quando comecei a sair com a minha atual melhor amiga. Sempre que seus filhos lhe faziam uma pergunta “boba” como “por que o céu é azul?”, era como se eu estivesse escutando um vídeo de Bill Nye [cientista educacional e comediante]. E se ela não soubesse, eles encontrariam a resposta juntos. Mães felizes não têm medo de ensinar a seus filhos coisas que estão além do seu nível de conhecimento. Mães rabugentas mandam seus filhos ficarem quietos em vez de ensiná-los.

E, finalmente, mães felizes escolhem ser felizes

A cada dia que passa, as mães têm a oportunidade de escolher que tipo de mãe elas querem ser. Isso não quer dizer que elas sejam perfeitas. Mas quando reconheço que estou agindo como uma mãe rabugenta, tento escolher ser algo melhor. Mães felizes escolher ser felizes… e geralmente seus filhos seguem seu exemplo.

Advertisement

Leia: Como os meninos enxergam suas mães

Toma un momento para compartir ...