O que Deus está me dizendo em minha gravidez não planejada?
Há momentos na vida em que nossos planos mudam de maneira inesperada. O que Deus tem a ver com isso? Como escutá-lo?
Marilú Ochoa Méndez
Você olha o teste de gravidez e suas suposições não dão lugar a dúvidas: você está grávida! Enquanto o choque atravessa sua pele com uma corrente elétrica, os seguintes cenários surgem na sua mente: avisar o pai, as mudanças que vão ocorrer na sua vida pessoal e ambiente familiar, sua vida profissional, na sua vida de maneira geral!
A ideia de cuidar de um ser pequenino, e que depende totalmente de você, é um começo aterrorizante. Ainda mais se em seus planos de vida atuais não há a opção “engravidar”.
Por que Deus permitiria uma coisa dessas?
Talvez a pergunta “Por quê, Senhor?” fique martelando em seus pensamentos. Você sabe que Deus é o dono do tempo e do que acontece na vida de todos, e você gostaria de culpá-lo ou tirar satisfações com Ele por decisões meramente humanas: a sua ou a do seu parceiro, que causaram esta gravidez.
O peso dos seguintes eventos afeta-a de tal forma, que você não é capaz de ver a saída, sentindo-se oprimida. Se ousar perguntar a Deus o porquê, convém você se sentar para ouvir calmamente Suas respostas. Compartilho algumas que Ele deixa na Bíblia e que certamente lhe darão conforto:
E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. (Salmo 50:15)
Não temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Isaías, 41:10)
Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma. (Salmo 94: 19)
E o que faço com o que sinto? O que faço com meus planos não realizados?
Sem dúvida, você vive uma crise. Você definitivamente está em um ponto de ruptura. As mudanças que estão chegando na sua vida e na de sua família darão uma nova direção a qualquer plano anterior, isso é verdade. No entanto, isso é tão ruim?
Agora que você recebeu uma baita sacudida, é hora de avaliar e dar vazão às suas preocupações:
1. O que a preocupa?
É interessante avaliar o que está dominando seu coração neste momento. No que você está pensando? Em si mesma? No que seu parceiro vai dizer? Em seus pais? No seu chefe? Está preocupada com o “o que os outros vão dizer?” Com a situação financeira? Está preocupada com mudanças em seu corpo?
2. Por que se preocupa com essas coisas?
Esses problemas e pessoas que a deixam inquieta dão muita luz sobre os problemas e as pessoas importantes em sua vida nesse momento. E essa crise que destruiu seus planos veio para lhe ensinar algo profundo e valioso, exatamente sobre o que mais a preocupa hoje. Vamos extrair as lições o que há de valioso para sua vida!
O que fazer? Primeiro, cuidar-se
O primeiro passo é garantir que esse pequenino ou pequenina, cujo coração que bate desde o 16º dia de concepção, continue crescendo bem. Então, tome cuidado, comece a tomar vitaminas, como ácido fólico, tão importantes nos primeiros meses de gravidez.
Marque uma consulta com um ginecologista de sua confiança e concentre-se em apreciar o fato de que, nas próximas quarenta semanas, levará dentro de si uma nova vida, que é nutrida pelo que você come, pode sentir suas emoções e está com você a todo instante.
Como está sua saúde emocional? Também é conveniente verificar isso, pois as alterações hormonais que você está prestes a experimentar podem trazer-lhe surpresas desagradáveis, caso não tenha serenidade e uma direção clara a seguir. Tente se concentrar em relacionamentos saudáveis ao seu redor e procure aconselhamento ou apoio terapêutico se sentir-se oprimida, triste ou sozinha.
Agora… sonhe!
Sim, você tinha outros planos. Sim, isso muda sua vida para sempre. Sim, você tem a eternidade pela frente e nunca mais será a mesma. Reserve um tempo para apreciar o milagre da vida e as enormes bênçãos que tem diante de si, que tiveram que chegar de supetão para mudá-la por completo.
Essa grande sacudida é a oportunidade perfeita para repensar suas prioridades, projetos e metas, com esperança e sensatez. A vida de seu filho ou filha dependerá das decisões que você tomar a cada dia. Dizem que as crianças são formadas muito antes de nascerem: o que você quer para si? Você gosta do que está vivendo, está satisfeita? O que você quer mudar? Que situação dolorosa está impedindo você de seguir em frente?
Dê a si mesma a oportunidade de traçar seus novos rumos, e permita que a sensação de plenitude que a companhia desse novo ser dará à sua vida transforme o brilho dos seus olhos em estrelas que a guiarão para sempre em direção ao céu.
Depois, cuide de si mesma, e mãos à obra
Cerque-se de pessoas que possam ajudá-la a crescer e permita que sua magia interior floresça. Descanse, ore bastante, relaxe, tenha sempre em mente as prioridades de vida que você estabeleceu e procure para si mesma e para seu bebê momentos de paz, serenidade e crescimento.
Na gravidez, há muitas mudanças físicas, emocionais e espirituais que a preparam para a maternidade, que é a mais bela escola de generosidade, coragem e força que você terá na vida.
Dê a si mesma a oportunidade de viver um dia de cada vez com o consolo de que Cristo estará sempre ao seu lado, se você pedir. Que seja muito abençoada! E nunca duvide de que esse seja o melhor presente do mundo, e os planos que você traçar com a força que o amor de seu pequenino lhe der, farão você ir mais longe do que jamais imaginou.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Qué me dice Dios en mi embarazo no planeado?