O que eu gostaria que você soubesse sobre a depressão
Uma lista de 15 informações que toda pessoa precisa saber sobre depressão.
Marilia de Andrade Conde Aguilar
Apesar de muito ter se falado ultimamente sobre a depressão, fico surpresa com a quantidade de desinformação que existe.
O preconceito em relação às pessoas com esse problema ainda é muito grande, o que dificulta ainda mais a busca pelo tratamento adequado.
Leia: O que fazer quando a depressão está afetando seus relacionamentos
Esse vídeo explica de forma muito leve e clara 15 coisas que eu gostaria que você soubesse sobre a depressão:
-
A depressão é considerada um dos transtornos mentais mais comuns e incapacitantes do mundo.
Advertisement -
Mais de 350 milhões de pessoas convivem atualmente com a depressão.
-
A pessoa que sofre de transtorno depressivo sente-se triste e negativa a maior parte do tempo, e perde o interesse até mesmo pelas coisas que antes lhe davam prazer.
-
Pessoas com depressão pensar de maneira diferente das demais – elas tendem a apoiar e aceitar as opiniões negativas que outras pessoas fazem a respeito delas e a ignorar as opiniões positivas.
-
Hormônios liberados em situações de grande estresse podem alterar o funcionamento dos neurônios – especialmente se esses períodos ocorrerem no período da infância e por um período prolongado.
-
Pessoas com depressão podem sentir-se tão impotentes e sem esperanças que suas relações com outras pessoas ficam prejudicadas. Isso aumenta sua tendência ao isolamento e prejudica as atividades do cotidiano.
Advertisement -
A depressão é uma das maiores causas de afastamento do trabalho atualmente.
-
Ainda existem muitas pessoas que acreditam de forma equivocada que se trata de algo passageiro, ou que dependa exclusivamente da vontade da pessoa em se curar.
-
Sem ajuda profissional é muito difícil que uma pessoa consiga cura-se sozinha da depressão.
-
Envolver-se propositalmente (mesmo que sem vontade) em atividades físicas e sociais é um passo muito importante em direção à cura da depressão.
-
Observar e anotar os pensamentos que vêm à mente antes de começar a sentir-se triste e desanimado é uma ferramenta importante para o tratamento.
Advertisement -
Analisar posteriormente e questionar a validade dessas preocupações ajuda a flexibilizar crenças rígidas e pode aliviar os sintomas da depressão.
-
Às vezes pode ser necessário o uso de medicação para ajudar a aliviar os sintomas e permitir que a pessoa tenha condições de adotar as medidas necessárias para uma mudança de vida.
-
Quando prescritos por um médico qualificado, e usados de acordo com a forma prescrita, esses medicamentos são seguros e tornam-se poderosos aliados no tratamento.
-
Buscar ajuda médica não significa falta de fé! Deus inspirou a humanidade para desenvolver a medicina e podemos (devemos!) fazer uso dos recursos que estão a nossa disposição para desfrutarmos de uma vida plena e feliz.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre depressão