O que fazer quando seus pais não são bons exemplos
Considerações úteis para quem tem problemas com os pais.
Suzana Ribeiro
É comum ouvirmos frases genéricas do tipo: “Os pais sempre sabem o que é melhor para os filhos” ou “Ouça os conselhos de seus pais e estará bem”. Embora isso seja verdade para a maioria dos casos, também existem muitas pessoas a quem essas frases simplesmente não se aplicam!
Há pais que abandonam seus filhos, que maltratam, que abusam e, o que é mais comum, há pais que não levam uma vida exemplar, que não tem condições de passar as orientações mais corretas, e não são modelos a serem imitados, pelas mais diversas razões. O que fazer nesses casos? Como honrar seus progenitores quando eles mesmos não honram sua vida? Como reagir à conselhos que contradizem suas crenças ou princípios?
Essas são situações delicadas e muito pessoais, mas existem alguns conceitos interessantes a considerar:
1.
“Se o exemplo que recebemos de nossos pais não é bom, temos a responsabilidade de quebrar o ciclo. (…) Todos podem aprender a buscar um caminho melhor e, ao fazê-lo, abençoar a vida dos familiares e ensinar tradições corretas às gerações futuras”. (Robert D. Hales)
2. Exceto em casos extremos (como de total abandono ou maus tratos severos)
todos temos o dever de respeitar nossos pais, procurando compreender suas dificuldades, limitações e pontos de vista. E mesmo quando há profundas diferenças entre uma geração e outra, ainda assim deve haver gratidão por parte dos filhos, por sua vida e criação.
3.
É muito importante aprender a perdoar, mesmo quando não nos foi pedido perdão. Não faz bem nutrir mágoas e alimentar rancores, especialmente dentro da família. Procure não julgar seus pais, em muitos casos, eles estão fazendo o melhor que podem e desejam realmente seu bem. Tente achar o que eles lhe fizeram ou fazem de bom e foque no positivo.
4.
Busque exemplos inspiradores. Você pode ser orientado por pessoas que são o que você gostaria de se tornar, observe o modo de vida daqueles que considera bem sucedidos ou exemplares e siga seus passos. Também há muito conhecimento em livros que estão disponíveis nas bibliotecas e livrarias, que podem ser verdadeiros tutores.