O que o dinheiro significa para uma criança
Para seu filho, a transação comercial de trocar um produto por dinheiro é uma operação simples e muito cotidiana, quando na realidade é algo mais complexo.
Elitania Teresa Ruvalcaba Blancas
Para seu filho, a transação comercial de troca de um produto por dinheiro é uma operação simples e diária. E para você é normal – quando forem ao shopping fazer compras, ou comer em um restaurante, ou assistir a um bom filme com pipoca no cinema – que seu filho peça o que quer e precisa sem saber se você tem dinheiro para pagar.
O que significa e para que serve o dinheiro pode deixar as crianças confusas quando tomam consciência do que significa administrá-lo. Elas estão acostumadas a ver seus pais tirarem o dinheiro ou o cartão da carteira e, sem nenhum problema, têm acesso a produtos e serviços.
O processo do ponto de vista de seu pequeno é simples: basta precisar e querer, ir até o local onde você compra e pegar, tirar o dinheiro ou cartão da carteira e você já tem o que quer ou precisa. Quando, na verdade, é um pouco mais complexo.
Assim sendo, explicar a seu filho três coisas básicas sobre dinheiro vai ajudá-lo a entender esse mundo e não acabar se tornando um “baita” materialista:
1. Para ganhar dinheiro você tem que trabalhar
Como parte da rotina, a criança vê que você e seu marido ficam fora de casa várias horas por dia para trabalhar. Ou vê vocês trabalhando de casa. Para ela, faz parte das atividades diárias de vocês cumprir a obrigação de ir ao escritório (ou ficar o dia todo no computador, quando for home-office). Portanto, chegará o momento em que sua ausência não a surpreenderá mais.
No entanto, ela não entende que trabalhar, desenvolver-se em uma função e cumprir uma obrigação não se destina apenas a cobrir uma necessidade pessoal e profissional, mas também é o meio mais comum de obter uma remuneração financeira em troca desse tempo e da atividade que desenvolve.
Ajude-a a entender que todo o esforço que vocês fazem é recompensado com um salário que lhes permite cobrir as necessidades da família. Foque bastante na relação sacrifício (trabalho) e recompensa (dinheiro). Quando entender isso, ela também saberá que o dinheiro só entra em certa época do mês.
2. Como o dinheiro é administrado em casa
Se a criança já entendeu que o trabalho é o meio pelo qual se ganha dinheiro e que o pagamento só entra em determinado(s) dia(s) do mês, agora é hora de ela entender que saber administrá-lo permite que você e seu cônjuge tirem o máximo proveito da renda familiar.
Enfatize a necessidade de fazer uma lista de prioridades, das mais para as menos importantes, como alimentação, saúde, educação, vestuário e entretenimento. Diga que as coisas necessárias devem vir antes daquelas que são desejadas apenas por prazer ou para distração.
3. A importância de economizar
Incutir em seu filho o hábito de poupar pode ser muito simples: enquanto ainda for pequeno, compre-lhe um cofrinho e faça com que ele mesmo deposite as moedas que sobrarem no final do dia ou da semana. Se nutrir esse hábito, chegará o momento em que você terá que esvaziar o cofrinho e usar esse dinheiro para comprar algo desejado, como uma bicicleta ou um tablet, ou abrir uma conta poupança que, a longo prazo, dará continuidade ao hábito de poupar iniciado em casa.
Explicar a seu filho o que é economizar não é o mesmo que fazê-lo viver esse princípio, sentindo na própria pele. Quando perceber quanto tempo levou economizando cada centavo e o que ele pôde comprar com o dinheiro que poupou, esta será uma grande lição prática para ele.
Com essas pequenas ações, seu filho aprenderá a dar valor ao dinheiro e perceberá que as coisas não se resumem a pedir e exigir que lhe comprem ítens desnecessários, o que acaba afetando o orçamento familiar.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Qué significa el dinero para un niño?