O que saber antes de comprar um notebook
Aprenda as diferenças básicas entre os computadores portáteis e quais configurações de hardware irão atender suas necessidades.
Guilherme Kuceki
A primeira coisa que você precisa saber é qual a diferença entre notebook e laptop. Bem, um notebook é um computador portátil e leve, pode ser usado ligado à tomada ou à bateria; o laptop, é exatamente o mesmo produto que o notebook. Isso mesmo, não há diferença exceto pelo nome e mesmo assim muitas pessoas fazem confusão.
Hoje no mercado também encontramos os netbooks. Para não levar gato por lebre, é importante saber que os netbooks não possuem configurações de hardware (como se fosse o motor de um carro) equivalentes a um notebook, consequentemente não podem realizar tantas tarefas quanto um notebook. As principais diferenças são que os netbooks têm bem pouca memória para armazenamento de dados e são feitos basicamente para navegar na internet, são menores e não possuem entrada para CD e DVD. Portanto se você vir por aí a imagem de um computador portátil com o preço bem baixo, é que provavelmente se trata de um netbook.
Para complicar um pouco mais, ainda temos outro tipo de computador portátil que entra nessa categoria, é o ultrabook, esses são os meus preferidos. O ultrabook é a próxima geração dos computadores portáteis, é como um carro de luxo se comparado ao notebook. Eles são mais fáceis de carregar, mais elegantes, mais leves e também mais caros, por enquanto. Com menos de dois centímetros de espessura, os ultrabooks surpreendem por sua velocidade de inicialização, estando prontos para começar a trabalhar em média dois segundos depois que você o abre e aperta o botão de ligar.
O que saber antes de escolher o seu computador portátil:
1- O tamanho da tela
Isso depende de qual vai ser o uso principal do computador. Se você quer ter a facilidade de carregar o computador para vários lugares, é melhor escolher uma tela menor, por exemplo, 13 a 15 polegadas. Porém, se o computador estiver basicamente substituindo um computador de mesa de sua casa você pode optar por uma tela grande, por exemplo, 17 polegadas.
2- Chipset gráfico
Um dos pontos mais importantes do computador e que muitas vezes é esquecido é o chipset referente à parte gráfica. Em poucas palavras, ele é a parte do notebook responsável por administrar e suportar tudo o que exija elementos de vídeo. Então se você procura um computar no qual possa realizar edição de imagens em softwares pesados como Photoshop, ou quer assistir vídeos em blu-ray com ótima qualidade é bom investir um pouco mais e escolher um chipset gráfico de qualidade. Nem sempre o vendedor saberá te informar, portanto pesquise com antecedência.
3- Armazenamento de dados
Nos notebooks você pode procurar por um HD (disco rígido), os ultrabooks e netbooks não possuem HD, mas também têm memória para armazenamento, portanto procure o que tenha a quantidade suficiente de memória para você. Por exemplo, se você costuma guardar vídeos e grandes arquivos no HD opte por mais memória como 500GB ou superior.
4- Velocidade
A velocidade é definida por diversos fatores, os principais são: memória RAM e processador. Novamente tudo depende de qual será o uso, procure estar atualizado e saber quais são os processadores mais avançados no mercado. A quantidade de memória RAM define quanto de memória estará acessível no dispositivo temporário, é como se você carregasse os livros que vai usar para fazer o trabalho até sua mesa, facilitando o acesso rápido ao material, não sendo necessário ir até a biblioteca pegar os livros. Um computador básico tem 2GB de memória RAM em média.
Espero que essas dicas tenham ajudado você a entender mais sobre os computadores portáteis. Confira também Como proteger seu computador em 4 passos.