O que suas unhas dizem sobre sua saúde
Ficar atento às alterações que suas unhas podem apresentar pode lhe ajudar a diagnosticar algumas doenças.
Renata Finholdt
Muito além de contribuir com a boa aparência o que pouca gente sabe é que as unhas também podem indicar problemas de saúde.
Elas não estão ali apenas para servir de ferramentas para parar aquela coceira chata, ou para deixar as mãos das mulheres mais bonitas e femininas, elas servem para muito mais. Elas também são na verdade mais uma das formas de detectar se sua saúde está bem ou não.
É importante manter alguns cuidados com a aparência das unhas das mãos e dos pés, como mantê-las hidratadas, isso ajuda para que ela sirva de auxílio no diagnóstico de uma série de doenças.
Estar atento às alterações que suas unhas pode apresentar pode lhe levar a diagnósticos mais rápidos e permite o tratamento de várias doenças.
1. Problemas cardiovasculares
Isso mesmo, problemas com seu coração e sistema vascular podem ser acusados em suas unhas. Se você perceber pequenas linhas vermelhas no sentido do crescimento de suas unhas que não haviam antes, está na hora de buscar ajuda de um médico cardiovascular.
2. Diabetes
Aquele amarelo presente quando o esmalte vermelho está a muito tempo em contato com as unhas pode ser um indicador de diabetes quando ele não desaparece em poucos dias. Logicamente que você também deve ficar atentas a outros sintomas presentes nesta doença.
3. Problemas pulmonares
A cor natural das unhas de uma pessoa saudável não é nada parecida com o tom azulado. Quando elas aparentam um tom azul constante pode ser o indício de problemas relacionados ao sistema respiratório.
4. Problemas na tireoide
Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem ser evidenciados através das unhas. O enfraquecimento ou as unhas grossas podem indicar atenção a sua tireoide.
5. Falta de vitaminas
As unhas também indicam quando seu organismo está carente de vitaminas ou zinco. Elas ficam quebradiças, opacas e alguma vezes até enrugadas.
6. Doenças do aparelho digestivo
Se suas unhas estão doloridas, descamam e até se descolam você pode estar apresentando problemas do aparelho digestivo. Fique atenta.
É importante estar sempre atento ao aspecto de suas unhas, mas lembre-se, é o médico quem pode determinar de forma certeira se há ou não algo a se preocupar, porque há alterações nas unhas que não determinam problemas físicos, mas sim emocionais.
Sendo assim, o melhor a fazer é buscar ajuda profissional sempre que sentir alguma dúvida.