O segredo para ser “Felizes para sempre”
Algumas pessoas ainda esperam o "Felizes para sempre" ao se casarem. Mas o que seria esse "Felizes para sempre"?
Stael Ferreira Pedrosa
Felizes para sempre lhe parece algo como: ele e ela sempre aos beijos enquanto os empregados do castelo fazem tudo? Todos os dias acordam lindos, sem mau hálito, sem cara amassada, enquanto pássaros cantam anunciando um lindo e ensolarado dia? Ele para sempre teria olhos só para ela e a cada dia cantaria seu amor em versos e trovas? Ela sempre linda e em forma para o resto da vida e sempre cheia de amor para dar?
Creio que assim estaria mais para “Entediados para sempre”. Mas, felizmente, o “Felizes para sempre” é um pouquinho mais agitado que isso. O casalzinho feliz é aquele que sai do castelo e luta com os dragões lá fora, mantém o castelo limpo, arrumado e provido do necessário e aceita que o tempo para o amor será escasso, por isso deverá ter mais qualidade.
Leia: Quando o seu felizes para sempre nunca chega
Acabe com as expectativas
As pessoas, cheias de expectativas ao se casarem, costumam, algum tempo depois, reclamarem do casamento em frases do tipo:
-
Ele não era assim antes do casamento
Advertisement -
Ela parece que esfriou
-
Ele é irresponsável com dinheiro
-
Ela gasta demais
-
Como eu não vi isso antes de casar?
-
Ele fingiu ser outra pessoa no namoro
Advertisement -
A vida de casado não é o que eu pensava
-
Ele não me procura mais
-
Ela não se importa mais comigo
-
Sou só a máquina de pagar contas
-
Sou só a empregada dele
Advertisement
Onde está o problema? Nas expectativas. Expectativas irreais = frustrações.
O segredo do “Felizes para sempre”
O segredo de ser feliz para sempre é abrir mão de ser “Felizes para sempre”. Problemas existem para serem resolvidos, ou pelo menos, para que se conviva com eles, pois são inerentes à vida. São nossos companheiros desde o nascimento, crescem conosco, amadurecem e envelhecem conosco. Por isso, conviver bem com eles é uma arte que garantirá ser feliz para sempre.
Você pode mudar seu casamento a partir de hoje. Faça uma meta de ser mais realista, de não criar expectativas. Se quer criar alguma coisa, crie galinhas, pelo menos pode-se ter ovos. Expectativas são o caminho da frustração. Mas, atenção – só você pode mudar a si mesmo. Portanto, evite mais uma expectativa: a de que seu cônjuge irá mudar. Ele até pode mudar, se ele quiser.
Seja mais atuante
Principalmente as mulheres. Tenho visto muitas dizerem que algo será resolvido quando o marido chegar. Seja um conserto em casa, uma criança que precisa de limites, uma compra simples, enfim, seja o que for. Tenham iniciativa, coloquem-se à disposição para resolver problemas, aprendam a consertar coisas e não esperem que seu marido faça tudo e até adivinhe o que você deseja. Importante: comuniquem-se claramente, pois suspiros são difíceis de serem interpretados.
Leia: Felizes para sempre?
Não se ofenda demais
Se seu cônjuge falar mais alto ou disser algo que você não gosta, não fique ofendido e emburrado. Dê espaço para o outro ser quem ele é, de falar à sua maneira e de dizer o que pensa, sem fazê-lo refém de seu humor infantil. Isso dará a você espaço também para dizer “pare” quando ele estiver sendo realmente ofensivo e de dizer o que você não gosta no comportamento dele (sem gritos) ao invés de se fechar e deixá-lo adivinhar o que fez de errado.
Não espere muito do outro
Novamente as expectativas. Não espere que seu cônjuge o faça feliz. Isso é o que eu chamo de “esperança inútil” por duas razões. Primeira é que se alguém quiser ser infeliz, nada poderá mudar isso e segunda é que quando você se propõe ser feliz é mais fácil conseguir isso. Só você pode criar sua felicidade com ou sem problemas na vida. Problemas todos têm.
Refreie a língua
Nem tudo precisa ser dito. Nem todas as “verdades” devem ser jogadas na cara do outro. Antes de dizer alguma coisa, pense: Isso vai ser útil? Isso vai melhorar algo? Vai fortalecer alguém? Edificar alguém? Melhorar a relação? etc. Se a resposta for não. Cale-se. Isso evitará muitos problemas desnecessários.
Evite o comportamento irritante – Todos sabem o que irrita o cônjuge, então evite fazê-lo.
Quando você muda o seu casamento também muda. A tendência do cônjuge é dar feedback ao comportamento melhor. O outro acaba por ajustar algumas coisas também. Faça tudo o que puder por seu casamento, tenha em mente que você se casou na esperança de ficarem juntos para sempre, que isso vale todo esforço e que só uma pessoa pode melhorar sua relação. Você mesmo.
Esqueça o conto de fadas, a realidade pode ser dura, mas é muito mais gratificante.
Leia: 4 formas de fazer seu casamento melhor que felizes para sempre