O segredo para ter um fim de ano maravilhoso sem se endividar
"Então é Natal, o que a gente fez? O ano termina, e começa outra vez". Portanto não adianta querer comprar tudo o que desejou o ano todo em um único mês.
Beth Proenca Bonilha
Quando o final do ano se aproxima algumas pessoas começam a se transformar em ávidos consumidores em busca de satisfazer desejos que são instigados pelas propagandas. E na falsa impressão de que estão aproveitando promoções acabam se endividando, pois mesmo com o 13º salário o dinheiro não é suficiente para suprir os desejos de consumo.
Para que as datas festivas de final de ano sejam bem aproveitadas e o próximo ano comece com o pé direito, trazendo esperança de paz, felicidade e prosperidade é preciso tomar alguns cuidados na hora das compras.
Não seja compulsivo e tome alguns cuidados básicos:
-
Não se deixe levar pelas promoções e facilidades de crédito. A princípio pode parecer possível cumprir com as parcelas a perder de vista, mas quando for pagar cada uma das parcelas e perceber que são “intermináveis”, virá a sensação de arrependimento e a frustração por ter se endividado.
-
Evite comprometer toda sua renda nas compras de final de ano, pois o início do ano traz muitos compromissos que não podem deixar de ser pagos, como IPTU, IPVA, material escolar, etc.
Advertisement -
Para ter um final de ano maravilhoso sem se endividar, o ideal é encarar as festas de Natal e Ano Novo como comemorações culturais e momentos para reunir a família, resgatar laços de amizade e despertar o sentimento de solidariedade e fraternidade que os símbolos das festas representam.
-
Presentear as pessoas que amamos é sempre um grande prazer, principalmente as crianças que aguardam a data com expectativa e alegria. Mas junto a esta cultura de troca de presentes é preciso ter parcimônia e temperança na hora de escolher o que comprar.
-
As crianças devem compreender este sentimento de que as festas de final de ano devem primeiro ter o significado de união, amor, paz e fraternidade entre as pessoas. Que existem pessoas com mais condições financeiras e outras com menos e muitas com quase nada.
-
Muitas vezes não se refere somente a coisas materiais, há pessoas que não têm familiares por perto nestas datas e por isso sentem-se sozinhas e tristes, mesmo tendo coisas materiais.
Para ter um final de ano maravilhoso, é preciso olhar ao redor e compartilhar com as pessoas não somente presentes e guloseimas, mas atenção, amor, carinho e experimentar o verdadeiro significado do Natal que é: reconhecer e agradecer pelo Filho de Deus que veio à Terra para curar e salvar toda a humanidade. Em seguida vem o Ano Novo, momento que deve ser dedicado à reflexão de tudo o que aconteceu no ano anterior e as expectativas e metas para o ano que se inicia.
Como diz a canção de John Lennon e Yoko Ono – “Happy Xmas, War is over” na versão de Cláudio Rabello e interpretada pela cantora Simone:
” Então é Natal, e o que você fez? O ano termina, e nasce outra vez Então é Natal, a festa Cristã Do velho e do novo, do amor como um todo Então bom Natal, e um ano novo também Que seja feliz quem souber o que é o bem.”
Pague suas dívidas de atenção e carinho, se endivide de amor e paz por ter aberto seu coração para receber o que puderam lhe ofertar. E lembre-se, as dívidas monetárias não vão permitir que este sentimento de paz se prolongue, pois vão tomar boa parte de seu tempo e pensamentos para tentar encontrar meios de se livrar delas.