O Senhor conhece-nos melhor do que nós mesmos

Ao entendermos o amor do Salvador por nós, podemos compreender que Ele nos conhece muito melhor do que nós mesmos possamos supor conhecer.

Beth Proenca Bonilha

Olho para meus filhos e geralmente sei o que estão pensando apenas pela forma como me devolvem o olhar, ou sei se fizeram algo que não deviam pelo tom de sua voz. Muitas vezes me perguntam assustados: “Mãe, como você sabia?” E eu respondo: “Porque sou sua mãe!”.

Sendo mães e pais entendemos como nosso Pai nos ama

Como mãe, aprendi instintivamente a identificar as necessidades de meus filhos ainda quando eram bebês e não sabiam falar, quando crianças e não sabiam exatamente do que precisavam e mesmo crescidos ainda consigo saber pelo olhar se estão tristes, preocupados ou com algum problema.

Assim com a experiência como mãe, muitas vezes pondero a respeito da minha condição de filha e Deus como meu Pai Celestial e Jesus Cristo como meu Salvador e o quanto Eles sabem sobre mim. Afinal, Deus é o Criador de meu espírito e me deu o fôlego da vida, além de proporcionar minha vinda a esta Terra.

Jesus, por seu imenso amor, sofreu a maior das dores que um ser poderia suportar, nem mesmo a dor do parto pode ser comparada à dor que Ele sofreu no Getsêmani. Foi tão intensa ao ponto de sangrar pelos poros de sua pele. E depois, na cruz, suportar as dores impostas a seu corpo físico. Isso tudo por mim, por minhas escolhas, assim concluo que Ele só pode me conhecer muito mais do que eu mesma sou capaz.

Como saber que o Senhor nos conhece?

  • Ele sabia que não acertaríamos em todas as escolhas – É só imaginar que se antes de Ele sofrer o que sofreu nos dissesse que passaria por tudo só por causa das escolhas que faríamos, certamente lhe diríamos que nunca, nunca iríamos fazer nada que provocasse Nele tanta dor e sofrimento. Mas mesmo antes de cometermos nossos erros e contribuirmos com Sua horrível dor Ele se sacrificou por nós, pois já nos conhecia e sabia quais seriam nossas escolhas antes mesmo de nascermos.

    Advertisement
  • Ele preparou todas as coisas para nosso benefício – Acredito que ao virmos à Terra trouxemos conosco, mesmo que inconscientemente, as instruções que nos ajudariam a trilhar caminhos mais seguros nesta vida. Basta olhar a história e ver que em todos os tempos os povos que passaram por aqui sempre reverenciavam a um Ser Superior. O Senhor sabia que precisaríamos instintivamente buscar por Ele e nos dotou da fé sem ver.

Ao sabermos que o Senhor nos conhece e por isso preparou todas as coisas para nosso benefício, nos resta entender como reconhecer que Ele pode influenciar nossa vida e conduzir-nos.

Como reconhecer Sua influência em nossas vidas?

  • Primeiro, precisamos reconhecer Seu Poder Divino – Para isso basta olharmos ao redor e ver as maravilhas que temos à nossa disposição, olhar para o Sol que dá energia a tudo o que foi colocado com vida na terra, a Lua que influencia a natureza e seus ciclos. Isso só pode ser controlado por algo muito maior do que o conhecimento humano.

  • Segundo, precisamos conhecer Seu amor – para isso é preciso estudar a vida de Jesus Cristo e suas mensagens. Que traz no centro de todo seu ensinamento a ideia de que se deve cuidar, respeitar, aceitar e não julgar uns aos outros, para que com essas ações possamos desenvolver a cultura do amor fraternal e incondicional uns pelos outros que foi exatamente o que Ele fez por cada um de nós.

Se somente conseguirmos compreender que o Senhor nos conhece melhor que nós mesmos por ser Nosso Pai e por nos amar infinitamente, saberemos identificar Sua influência e segui-la para termos mais segurança nesta vida. Assim como um bebê recém-nascido que se acalma ao sentir a presença da mãe ou simplesmente por sentir seu cheiro, mesmo sem ter a consciência plena de quem ela é e tudo o que fez e suportou para que ele esteja vivo.

Advertisement

O Senhor nos fala todo tempo: “Filhinho, confia! A visão daqui de cima é muito melhor do que a que você tem aí embaixo”.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu