O seu amor é recíproco e correspondido?

Amar e sentir-se correspondido de igual maneira é o ideal para que um casal possa projetar-se para o futuro

Erika Otero Romero

O maravilhoso das relações amorosas é que sejam correspondidas. Nada nos faz sofrer mais que amar alguém que não sente o mesmo por nós.

A verdade é que no amor se cumpre o ditado: “uma andorinha só não faz verão”.

Um amor não correspondido é como tentar manejar uma canoa com um só remo, isso ou a tentativa de manejá-la sozinha com gestos rápidos, é a mesma situação.

A responsabilidade em uma relação amorosa recai em ambas as partes, não em uma só pessoa. Lamentavelmente, muito poucas vezes essa dinâmica acontece.

Se for o seu caso, recomendo que seja franco e fale a respeito de como se sente, ou como a atitude do outro faz você se sentir. Se notar que há receptividade ao que diz, significa que ele a ama de verdade e está disposto a fazer mudanças. No entanto, se seu parceiro não atende a seu pedido, é melhor que reconsidere sua situação amorosa.

Advertisement

Como saber se você está em uma relação amorosa recíproca?

Existem vários aspectos que deixam claro se você está em uma relação onde ambas as partes se amam, se entendem e se respeitam. Estes são os sinais:

Você dá e recebe igual?

Isso pode ser um pouco difícil de determinar. Se você se perguntar, sentirá que é você quem dá mais para a relação, mas talvez pode ser o contrário.

Não é questão de medir quem dá mais presentes, por exemplo, ou faz mais agrados na relação. É injusto, já que os agrados podem estar sujeitos à capacidade aquisitiva das partes. Assim, isso não seria justo se um ganha mais que o outro.

Pode ser que uma das partes dê mais favores, mas a outra a recompensa com atenção e mimos, essa também é uma maneira de corresponder.

Ser grato pelo que cada um faz para o outro se sentir satisfeito, diz muito sobre a reciprocidade na relação.

Advertisement

É questão de ter um olhar amplo em todos os aspectos, e claro, de não se limitar ao material. Uma pessoa pode encher o outro de presentes e ainda assim não amar de verdade.

Porém, também é cero que existem relações onde há uma pessoa que dá e ama mais do que a outra. Nestes casos quem mais sofre é a pessoa que se entrega mais, entrega-se mais porque acredita de verdade no amor.

O ideal é que ambas as partes tenham claro o que buscam na relação. Assegurar-se de que se sentem correspondidos. Se isso estiver acontecendo com você e seu parceiro, deixe-me dizer que estão indo por um bom caminho.

Você entende o que significa “amor” para seu parceiro?

É claro que, sendo pessoas com criações e vivências diferentes, o conceito possa ser diferente também.

Para alguns, amor pode ser sinônimo de sofrimento e sacrifício. Para outras pessoas pode ser igual a honestidade, respeito e entrega.

Advertisement

Pode ser que a relevância do significado não seja importante à primeira vista; mas, sim, é. E você deve procurar saber o que significa o amor para seu ser amado. A razão é que isso a ajudará a dimensionar as expectativas que seu parceiro tem quanto a esse sentimento.

Quando ambos entendem o que significa amor para o outro, amar um ao outro se torna mais simples.

Com isso, o que se é busca é chegar a uma boa compreensão do amor para que o outro se sinta amado como deseja e não como você acredita que ele quer ser amado.

Vocês realmente sabem que se amam?

Todos desejamos saber que somos amados, ainda assim, o que é amor para você pode não ser o mesmo que para o outro.

Expressar amor pode dar-se de diferentes maneiras. Por exemplo: para você, pode ser chegar em casa e seu cônjuge estar pronto para ir caminhar um pouco; enquanto para outras pessoas pode ser um jantar especial a cada sexta-feira.

Advertisement

Ter esse conhecimento lhe permite expressar amor da maneira que seu par quer sentir-se amado. É uma maneira de fazer o outro sentir que você está conectado de forma especial com ele ou ela.

Vocês sabem o que querem do outro?

Pode ser que sim ou pode ser que não, é algo que se deve averiguar. É importante que seja assim, porque isso é o que garante que andem na mesma direção, como casal.

Como dizíamos antes, ambas as partes devem saber se têm os mesmos objetivos como casal. Ter uma relação com alguém que não deseja se casar e ter filhos, enquanto você quer, não é a mesma coisa que se relacionar com quem tem os mesmos objetivos que você.

Claro que isso é algo que você deve procurar saber antes de se comprometer em uma relação séria.

Agora, se você decide, de qualquer forma, seguir adiante em uma relação desigual, esperando que o outro mude, prepare-se para o fracasso.

Advertisement

Tampouco espere que ele busque uma maneira de adivinhar o que você espera dele. Esse é um mal costume que acomete especialmente algumas mulheres. Não, nenhuma pessoa está na obrigação de saber por intuição o que você quer dela. Ninguém vai saber o que espera de alguém, se você não disser de maneira clara.

Nas mãos de cada casal está o sucesso ou o fracasso da relação. Se, desde o princípio,os dois sabem o que desejam, seguramente não terão nenhuma surpresa desagradável.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Es tu amor recíproco y correspondido?

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.