O seu namorado quer que conheça a família dele, o que você deve saber antes?
Quando ele diz "quero apresentá-la a meus pais", você deve estar preparada, e para isso, tem que saber alguns pontos chaves.
Erika Gaytán
Quero que conheça minha família! Não sei quanto a vocês, mas estas palavras sempre me fizeram suar e as minhas respostas (que foram mais perguntas) sempre foram as mesmas: O quê, conhecê-los? Para quê? Não é muito cedo ainda? Enquanto eu expressava isso, em minha mente formavam-se outras incógnitas: e se não gostarem de mim, ou eu deles? E se eles me criticarem? E se eu fizer algo idiota na frente deles? Que roupa será mais adequada para usar?
Embora vários homens neguem, com eles se passa o mesmo, e com toda razão, porque de alguma forma, a primeira impressão é muito importante quando se vai conhecer sua possível futura família estendida.
Converse com seu namorado antes
Para isso, é necessário irem a algum lugar onde possam dialogar sem interrupções nem ruídos que os distraia ou não lhes permita comunicar-se claramente, e que os dois disponham do tempo suficiente para que possam dar-se à tarefa de analisar os seguintes pontos:
1. O objetivo
A primeira coisa que devem esclarecer é o objetivo dessa apresentação, porque nem sempre é levar a relação a outro nível, mas, para atender a um pedido dos pais para saciar sua curiosidade quanto a “com quem anda meu filho?” Acredite ou não, isso é mais comum do que se imagina, e se não ficar bem esclarecido, pode causar uma grande desilusão, por isso é melhor não ignorar a resposta.
2. Seu futuro
Se a resposta dele é que quer formalizar o compromisso com você, parabéns! É um excelente momento para você começar a pensar se deseja um futuro com ele, ou se realmente não é o homem que você quer na sua vida, e se você está a fim de virar a página e começar de novo. Como diria a psicóloga Yvonne Thomas, Ph.D. “Se ambos não imaginam o mesmo tipo de futuro, a relação pode não continuar. Por conseguinte, não haveria qualquer razão para conhecer a família do seu parceiro”.
3. Pais e filhos
Procure conhecer bem como é a relação exata que seu namorado tem com seus pais, por exemplo: O quanto ele está ligado a eles? Como é a sua relação com eles? Quão apegado está a eles? Particularmente à mãe, que é onde mais conflito poderia haver. O quanto ele os visita? Etc. Para que, assim, você veja se isso não lhe produz nenhum problema e para evitar surpresas num futuro próximo.
Se depois de rever estes três pontos, você achar que chegou a hora de se estabelecer, força! Caso seja a primeira vez que vai vê-los, procure usar uma roupa com a qual se sinta confortável, evite projetar algo que você não é, mas também, não seria correto apresentar-se com roupa de ficar em casa. Procure apresentar suas qualidades quanto a modos, educação e conhecimentos, porque, embora o que mais interessa para você é o que seu namorado pensa, sempre é muito bom ficar bem com os sogros. Muito sucesso e nada de nervosismo!
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Tu novio quiere presentarte con su familia ¿Qué debes saber antes?