O trabalho das crianças é brincar

Já perdeu o sono pensando no futuro dos seus filhos? Você se preocupa porque vê que outras crianças estão envolvidas em muitas atividades enquanto os seus brincam com os irmãos.

Wendy Rojas

Se você, alguma vez, duvidou do futuro dos seus filhos porque os vê brincar sem nenhuma preocupação, como se no “mundo real” fosse assim tão fácil chegar à vida adulta, tenho duas notícias, uma boa e uma má.

A má notícia é que a vida adulta não é assim tão simples. A boa, que as horas de brincadeiras e imaginação para seus filhos são a sua melhor realidade e o seu melhor presente neste estágio do seu desenvolvimento. A base mais relevante para o futuro de seus filhos é ter um presente rico em boas experiências – e quase todas são gratuitas.

Eu própria caí na armadilha de pensar que, se os nossos filhos “perdem tempo” brincando de forma saudável, em vez de “investir” no estudo e na aprendizagem de coisas novas, no final do dia eles vão sentir-se mais “dedicados” à sua infância.

Como pais, de vez em quando, recebemos uma lembrança de que esta vida nos oferece tempo para tudo. Às vezes queremos que nossas crianças se comportem como pequenos adultos, que pensem como nós, esquecendo que a vida se constrói pouco a pouco, linha sobre linha e não de um só golpe.

Tome nota do seguinte e decida brincar com eles:

Advertisement

A infância é para brincar

Que bela é essa etapa mágica em que algumas folhas e pétalas de rosa obtidas por alguma travessura no jardim da avó se transformam em um banquete durante uma brincadeira com as primas, chamada “casinha” ou “comidinha”. A infância é o fantástico espaço onde um barquinho de papel se converte num enorme navio que navega as bravas águas da chuva.

Que sensação emocionante é sair chapinhando nas poças, brincar na lama, acreditar por um momento que somos uma cantora ou atriz famosa a quem todos admiram, a aprender a andar de bicicleta, criar um “forte” com os amigos à base de ramos secos de arbustos…

A lista é interminável. Convido-o a recordar os momentos mais agradáveis da sua infância e, à medida que se recorda do divertido que era simplesmente “ser criança”, permita-se dar essa mesma oportunidade aos seus filhos.

Incentive a criatividade em seus filhos

Quando estiverem no seu mundo dançando, cantando ou fazendo qualquer outra coisa que os entusiasme e os faça ser eles mesmos, evite fazer comentários negativos ou que “caiam na realidade”, e tome cuidado especial para não os envergonhar.

O jogo criativo é um canal através do qual muitas coisas fluem, desde novas ideias até a liberação de tensões ou estresse. É tão bonito ver nossos filhos se expressarem quando acham que ninguém está olhando! São sinceros e até repetem coisas que nos ouviram dizer; ou seja, seu jogo criativo pode nos beneficiar, muitas vezes como retorno direto do que fazemos frente a eles.

Advertisement

Inclua o tempo de brincar na rotina de cada dia

Se você gosta de ordem e seguir um horário estabelecido, assegure-se de incluir tempo para as crianças brincarem. Muitas crianças são melhores com as tarefas se souberem que, a uma certa hora, podem sair da mesa e descansar mentalmente enquanto brincam.

Invista em um conjunto de peças para montar, blocos, quebra-cabeças, instrumentos musicais, bolas de vários tamanhos, etc. O ideal é dar-lhes a oportunidade de aproveitar e desfrutar o seu tempo de brincar.

Qualquer dia desses você vai observar os seus filhos e se espantar com o quão rápido eles cresceram e deixaram para trás a fase da infância para entrar no novo mundo da adolescência. Que ao chegar esse momento de transição você possa estar completamente alegre por ter desfrutado, junto com seus filhos, esses dias mágicos da infância, que se vão tão cedo, deixando uma onda de lembranças.

Convido você a recordar a sua própria infância por uns instantes, e em seguida, criar maravilhosos momentos com eles, que serão as suas memórias em dias vindouros

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original El trabajo de los niños es jugar

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Wendy Rojas

Wendy nasceu e cresceu na Guatemala. Já trabalhou como secretária executiva, recepcionista, tradutora e intérprete. É mãe de três filhos, faz trabalho voluntário, fala espanhol, inglês e alemão.