O verdadeiro amor é construído sobre a base de fortes valores e princípios
Nenhuma relação amorosa valerá a pena se vier de mãos dadas com o sofrimento.
Erika Otero Romero
Diz a minha mãe que “o que começa mal, termina mal”, e isso aplica-se até para as relações amorosas. Penso que se durante o namoro há maus-tratos e infidelidade, nada de bom estará reservado ao casamento.
A verdade é que toda relação deve ter bases sólidas. Se alguém está com você é porque assim o deseja e isso já deve ser razão suficiente para manter essa relação amorosa saudável. Apesar disso, o que acontece com muitas relações é que, com o tempo, em vez de se fortalecer, vão-se debilitando.
O trabalho para que uma relação amorosa seja duradoura e estável deve ocorrer desde suas origens. Como? Estabelecendo acordos de base para o bom funcionamento da relação.
Sei que parece absurdo estabelecer regras para uma relação, mas com isso estabelecem limites e ambos sabem até onde podem ir. Se a essas regras acrescentarem o fato de se apegarem aos seus valores e princípios, então você saberá que se a sua relação se formalizar, as coisas serão maravilhosas entre vocês.
Valores sobre os quais se deve construir uma relação amorosa
Todos aprendemos valores e princípios em nossos lares. Nós os aplicamos em todas as áreas da vida e fazem com que as coisas funcionem melhor para todos. Apesar disso, muitos casais parecem esquecer essas convicções e isso os leva a sofrer e às vezes até se odiar; digo com certeza, porque aconteceu comigo.
O erro em que caímos é que cedemos em muitas coisas por “amor”; isto faz-nos esquecer que esses valores e princípios são uma proteção. Por isso, mesmo que falhemos uma vez, temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que, no futuro, não esqueçamos.
Pois bem, os valores que devem estar vigentes em uma relação amorosa são:
Honestidade
É um valor vital para toda relação humana. Estar com uma pessoa honesta garante que sempre seremos tratados com justiça e verdade.
Quando uma pessoa é honesta, pode-se confiar abertamente porque na relação não haverá espaço para a traição nem para a ansiedade angustiante de saber que duvida dessa pessoa.
Ser honesto dá-nos a certeza de que ambos sabem o que querem e procuram dentro dessa relação.
Humildade
Ser humilde é ser capaz de reconhecer que temos fraquezas e cometemos erros. Além disso, a humildade nos dá força para reconhecer nossas falhas e nos desculparmos, se for o caso. Além disso, uma pessoa humilde aprende com os seus erros e com tudo o que acontece à sua volta.
A humildade é importante numa relação porque permite ao casal reconhecer que falham e que estão dispostos a mudar e melhorar.
Respeito
Nenhuma relação funcionará bem se houver desrespeito.
Se você não gosta de algo que aconteceu, fale. Não tolere palavrões ou qualquer tipo de ação que o faça sentir ofendido. Quando se permite qualquer atitude desse tipo, dá-se lugar a faltas de respeito maiores que podem acabar em situações lamentáveis.
O respeito é importante em uma relação amorosa porque delimita a margem de ação de ambos. Saberão até onde poderão ir e as consequências que podem trazer cruzar os limites.
Gratidão
Nada mais satisfatório para um parceiro que o fato de o outro reconhecer seus pormenores e esforços para fazê-lo feliz. Quando um parceiro sabe agradecer, motivam-se mutuamente a expressar seu afeto.
Responsabilidade
Ser responsável significa que as partes são capazes de cumprir a sua palavra. Além disso, também dá a garantia de que ambos têm a coragem de dar a cara quando falham.
A responsabilidade não é mais que a ética no agir de cada ser humano. Esta faz com que a pessoa aja de forma coerente, ou seja, que os seus atos se baseiem nos seus valores e princípios.
Identidade
Em uma relação amorosa é muito importante que ambas as partes saibam que não é por estar apaixonado que se perde a identidade.
A identidade é algo pelo qual todos lutamos ao longo da vida. Como pessoas, temos a necessidade de assinalar que “estamos aqui”, que “ocupamos um lugar no mundo e que temos valor”. Por isso, numa relação é importante saber que sim, fazemos parte de um casal, mas também somos importantes como seres individuais.
Apoio
O apoio anda de mãos dadas com a empatia e a inteligência emocional. Uma pessoa que é capaz de dar-se conta das necessidades de quem ama, está disposta a apoiar em todo momento.
Em uma relação é importante, porque apoiar-se aumenta a confiança no outro; além disso, saber que tem alguém em quem repousar e que não há necessidade de carregar suas penas ou problemas sozinho.
Igualdade
Em uma relação ambos têm os mesmos direitos e responsabilidades. Isso faz com que o casal tenha as garantias de justiça e correspondência.
O egoísmo no amor não deve ter lugar; pois caso aconteça, o casal não se entenderá e estarão condenados ao fracasso e ao sofrimento.
Confiança
A confiança é um valor que surge como resultado de ser honesto, de ser tratado como igual, de se respeitar e de se apoiar. Confiar no outro é vital para um amor saudável, porque nada funciona se não confiarmos em quem amamos.
A confiança dá a garantia de que no futuro as coisas serão como a outra pessoa disse e não permite que o medo e as dúvidas façam vacilar o amor que professam.
Por último, só me resta dizer que, se desde o início da relação você sentir que algo não funciona bem, que não pode confiar; o melhor para a sua saúde física e mental é que se afaste dessa pessoa, mesmo que a ame muito.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original El verdadero amor está construido sobre la base de fuertes valores y principios