Os 10 mandamentos do cidadão consciente

Principais atribuições do cidadão consciente de seus direitos e deveres, bem como de seu papel no contexto do mundo em que vive.

Suely Buriasco

A cidadania é um conjunto de direito e deveres pelos quais o cidadão está sujeito em relação à sociedade como um todo. Assim, ser cidadão é ser consciente; exercendo a cidadania no seu dia a dia. Esse conceito é muito mais amplo do que possa parecer e compreende noções importantes de ética e moral. A cidadania precisa ser exercida de modo consciente, ou seja, com indivíduos cumprindo suas obrigações e possibilitando aos outros exercitarem seus direitos.

Para deixar o tema mais didático citamos as seguintes atribuições do cidadão consciente:

1. É consciente de seus direitos

Na sociedade brasileira são vários os direitos que um cidadão possui como a saúde, a educação, a moradia, a segurança, o lazer, o vestuário, o transporte, a livre manifestação de pensamento, liberdade de crença e muitos outros.

2. É consciente de seus deveres

Claro que também existem muitos deveres a serem cumpridos, tais como votar na escolha dos governantes, proteger o patrimônio público, colaborar com as autoridades e cumprir as leis.

3. Considera o outro

O respeito ao outro é elementar no cidadão consciente, pois ele entende que o seu direito termina onde começa o direito alheio. Isso inclui obedecer a filas e prioridades; seguir normas no trânsito e estacionamento; além de prezar e fazer valer o direito do outro.

Advertisement

4. É pacífico e trabalha pela paz

Não aceita qualquer tipo de violência, busca soluções coletivas que objetivam a paz da comunidade.

5. Participa da política

Exerce de forma consciente o poder do voto e é atuante na fiscalização dos atos dos políticos e bens públicos, zelando pela ética na política.

6. Busca justiça

Não concebe qualquer tipo de injustiça, buscando diminuir as desigualdades sociais e quaisquer outras, denunciando aos órgãos competentes.

7. Cultiva o respeito

Luta pacificamente contra qualquer tipo de preconceito e discriminação seja de sexo, raça, idade etc. Tem como modo de proceder o respeito ao semelhante, independente de qualquer coisa, e preza por isso.

8. Preserva o meio ambiente

Um cidadão consciente entende a importância de preservar a natureza e o mundo em que vive. Faz a sua parte em relação a economizar os bens naturais como água, fauna e flora. Também se preocupa com a limpeza das ruas, reciclagem do lixo etc.

Advertisement

9. É ético

Ser ético corresponde a seguir o conjunto de valores morais que orientam o comportamento da sociedade. Significa agir em conformidade com os valores que apregoa e aceita como fundamentais, não se deixando levar por interesses pessoais ou mesquinhos.

10. Dá exemplo

Reconhece a importância de demonstrar em atos o respeito aos direitos e deveres que lhes são imputados, de forma que suas ações são transparentes e correspondem a modelos de comportamento.

O cidadão consciente é aquele que compreende a sua importância no contexto do mundo em que habita, por isso é cumpridor de seus deveres, conhece e usufrui de seus direitos.

Quanto mais cidadãos conscientes, mais progresso e bem-estar social, por isso é muito importante promover e incentivar ações educativas para a comunidade no que diz respeito à construção de uma consciência crítica e transformadora no pleno exercício da cidadania.

Leia também: 6 atitudes sustentáveis no ambiente urbano

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.