Os 4 grandes estressantes da vida moderna

Identificar esses males é conhecer o inimigo que estamos enfrentando. Só assim poderemos derrotá-lo.

Emma E. Sánchez

Sinto-me feliz e satisfeita com a vida que tenho. E embora goste sinceramente de tudo o que faço, senti, em diferentes ocasiões, momentos e até períodos de tempo, que a exaustão estava prestes a me dominar. Percebi que as coisas mais estressantes que qualquer pessoa pode experimentar se resumem em quatro categorias principais, que ao reconhecê-las em nossas vidas e saber como elas nos afetam, podemos fazer mudanças e minimizar seus danos ou suprimi-los. 

Continue lendo para saber e identificar se você está sofrendo com alguma delas:

1. Excesso de trabalho

É considerado o grande mal do século. Trabalhamos demais buscando uma constante melhora em nossas finanças ou realizando nossos sonhos, quando tudo o que encontramos é perda de saúde ou relações sociais e familiares afetadas. 

Verifique sua agenda e procure administrar seu tempo, delegar tarefas, priorizar assuntos e, acima de tudo, não cometer o erro de trabalhar nas horas vagas, nas férias ou fazer horas extras. Não vale a pena, porque o progresso costuma ser apenas momentâneo, pois em questão de minutos, novos empregos surgem, enquanto sua saúde acaba se deteriorando junto com seus nervos.

2. Mudanças

Um divórcio, uma separação, uma mudança de endereço, a morte de um ente querido ou qualquer outra mudança profunda pode se tornar um fator de estresse muito forte. Se você está passando por algum desses momentos e, principalmente, por alguma mudança emocional, é fundamental procurar ajuda, seja de um médico, um terapeuta, um psicólogo ou um líder religioso.

Advertisement

É importante que você tenha alguém com quem conversar e seja capaz de processar o que aconteceu com você. A mudança é boa e necessária, por isso aceitá-la e canalizá-la corretamente e em tempo hábil pode nos levar a melhores níveis de vida e maturidade.

3. Nossos pensamentos

Talvez não haja coisa mais difícil para uma pessoa do que dominar a si mesma. Dominar o corpo e a mente tem sido a busca de grandes sábios e pensadores ao longo dos séculos, por isso não é de surpreender que essa seja a solução para muitos – se não todos – problemas que criamos ou que enfrentamos.

Aprenda a identificar os pensamentos negativos que gera em sua mente e não os alimente. Distraia sua mente, pense em outra coisa e continue com seus deveres. Procure preencher seus pensamentos com coisas que deem ânimo, que sejam positivas e ofereçam soluções e não mais problemas. 

A mente e o corpo adoecem por causa da má qualidade de nossos pensamentos; sendo assim, não crie histórias em sua mente, não complique mais a situação nem faça suposições sobre o que ainda não aconteceu.

Exercite-se, ore e pratique meditação ou outras maneiras de se concentrar em si mesmo e em seu bem-estar.

Advertisement

4. Nosso entorno

Identifique tudo aquilo que o incomoda e que está à sua volta. Pode ser barulho constante, agitação interminável, cheiros fortes, pessoas barulhentas, fábricas, enfim, tudo que o deixa desconfortável. Feito isso, você tem duas opções: mudar de lugar ou aprender a aceitar as coisas e conviver com elas. 

Quando algo o incomodar e começar a estressá-lo, respire fundo e devagar, várias vezes, procurando relaxar os músculos dos ombros, rosto e pernas. Respire. A respiração faz maravilhas. Feche os olhos enquanto respira e verá que, aos poucos, você vai relaxar e aprender a conviver com o que está à sua volta, cuja mudança não está suas mãos.

Seu bem-estar é vital. Você é fonte de muito bem para quem está à sua volta. É por isso que vale a pena qualquer esforço para ficar bem.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Los 3 grandes estresantes de la vida moderna

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Pedagoga e terapeuta de família e de casal. Casada e mãe de três filhas adultas. Apaixonada por Educação e Literatura. Escrever sobre temas familiares para ajudar os outros é minha melhor experiência de vida.