Os 5 deveres de todo pai

Os cinco princípios abaixo foram tomados diretamente da Bíblia, e estou convencido de que se o aplicarmos em nossas próprias vidas, nossas famílias irão prosperar!

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

“Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai por vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas.” Neemias 4:14

Eu amo ser pai.

É de longe o trabalho mais difícil que eu já tive, mas, apesar das fraldas, birras, bagunças, manchas, brigas e respostas malcriadas, eu não trocaria por nada no mundo! Eu amo meus filhos mais do que posso descrever em palavras, e eu reconheço que eles são um presente de Deus. Eles me trazem alegria a cada novo dia, e criá-los é um dos deveres mais sagrados que poderia ser confiado a mim.

Porque eu os amo, eu quero o que é melhor para eles, mas estou dolorosamente consciente de minhas próprias falhas e inadequações. Eu quero desesperadamente fazer as coisas direito na paternidade, mas nós vivemos em um mundo com tantas tentações e caos que é difícil saber por onde começar.

Advertisement

Leia: Melhorando como pais e mães: Seguindo o exemplo de nosso Pai Celestial

Felizmente, Deus sabia como a paternidade seria difícil, então ele nos deu um roteiro a seguir. Os cinco princípios abaixo foram tomados diretamente da Bíblia, e estou convencido de que se o aplicarmos em nossas próprias vidas, nossas famílias irão prosperar! Estes princípios também podem ser aplicados às mães, mas estou focando especificamente em meus colegas pais.

5 deveres sagrados de cada pai:

1. Viver uma vida que valha a pena imitar

Todo pai (inclusive eu) quer que sua palavra seja a palavra final. Queremos que nossos filhos se comportem simplesmente “Porque nós mandamos!”

O problema é que nossos filhos estão observando nossas ações muito mais do que estão ouvindo nossas palavras. Ver meu filho pequeno tentando passar meu desodorante ou meu menino de 9 anos praticar fazer a barba com minha gilete me lembra que os meus filhos vão querer fazer o que eu faço (seja bom ou ruim). Isso me faz querer melhorar!

Advertisement

Certifique-se de que suas palavras e suas ações estejam alinhadas e escolha viver uma vida de integridade. Seus filhos vão basear as suas ideias de integridade em seu exemplo, então elimine todos os hábitos de sua vida que você não gostaria que seus filhos tenham um dia.

“Rogo-vos pois (…), que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados.” Efésios 4:1

2. Ame a mãe deles

Um dos maiores presentes que você pode dar aos seus filhos é a segurança que vem de ver sua mãe amada e protegida por você. Como você trata sua esposa irá definir o tom relacional para a casa toda e irá ensinar seus filhos como eles devem respeitar (ou desrespeitar) as mulheres e você está ensinando suas filhas o que elas devem esperar dos homens.

Amar sua esposa significa também proteger sua pureza. Vivemos em uma cultura saturada de sexo e precisamos preparar nossos filhos para vencer a tentação. Ver pornografia ou ficar olhando cada mulher que passa é uma violação de sua promessa de ser fiel e vai debilitar a santidade de seu casamento. Pratique pureza e seus filhos vão ser muito mais propensos a fazer o mesmo.

Leia: Um pai é…

Advertisement

“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” Efésios 5:25

3. Discipline-os

Disciplina envolve muito mais do que apenas punição (embora, por vezes, a punição seja um aspecto importante da mesma). Nossos filhos estão famintos por limites saudáveis e eles estão contando com você para proteger e fazer respeitar esses limites. Não é nosso trabalho ser um sargento dominador, mas é nosso trabalho se certificar de que haja ordem, estrutura, afirmação positiva para escolhas sábias e consequências negativas para más escolhas.

“Pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.” Efésios 6:4

Leia: 7 lições que transformam um menino em um homem

4. Ame-os incondicionalmente

Há muitos adultos no mundo que têm “problemas com o pai”, porque eles foram criados em um ambiente onde o amor de seus pais era ausente ou condicional e baseado em seu desempenho (o que não é realmente amor). Através de suas palavras e ações, certifique-se de que seus filhos sempre estejam conscientes de seu amor por eles. Eles não são perfeitos, nem você, mas o amor é perfeito, então mostre seu amor o mais frequentemente possível.

Advertisement

“Tende antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados.” I Pedro 4:8

5. Siga o único Pai Perfeito

Se estes deveres estivessem em ordem, este seria realmente o número um! O único Pai Perfeito é Deus, e Ele modela o amor incondicional para nós e, em seguida, nos chama para fazer o mesmo com nossos filhos. Quanto mais você ama a Deus, mais capacidade Ele lhe dará para amar sua família. Enquanto você o estiver seguindo, você sempre estará indo na direção certa! Nós não somos perfeitos, mas Deus é, e Ele vai estar ao seu lado a cada passo do caminho.

“Escolhei hoje a quem sirvais, porém eu e minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24:15

Nenhum de nós irá fazer tudo certo o tempo todo, então quando você cometer um erro, assuma-o. Peça perdão e siga em frente com graça e confiança. Naqueles dias em que você sentir que não está conseguindo nada, lembre-se de que o processo é lento, mas o impacto que você está tendo irá perdurar por gerações vindouras. Continue criando novas memórias, orando, lutando, incentivando, disciplinando, aproveitando e amando seus filhos e lembre-se que cada momento com eles é um presente!

Leia: 10 qualidades de um bom pai

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.