Os 5 problemas mais comuns de casal e como lidar com eles
A maioria dos casais enfrenta estes problemas, fique alerta para que possa ter uma relação bem-sucedida.
Adriana Acosta Bujan
As relações sociais são um pouco complicadas. Todos temos diferentes maneiras de pensar, de ser e de perceber. Ora, as relações de casal são ainda mais, já que ambos têm que aprender a aceitar-se tal como são, amar-se sem condições e a respeitar as ideologias e paradigmas um do outro. A diferença entre os dois relacionamentos é o tipo de amor.
Embora, quando estamos apaixonados, tudo seja cor de rosa, o parceiro se converte no ser perfeito, inclusive o idealizamos. Com o passar do tempo, esse sentimento se transforma em amor, aquele que faz que os casais permaneçam muitos anos juntos e sejam felizes.
Neste processo de mudanças que experimentamos nas relações de casal, sempre existirão desafios, refiro-me a conflitos por defender as ideias e a maneira de pensar de cada um, é uma etapa que nos permite conhecer melhor o outro para poder amá-lo tal como ele é.
Ora, muitos especialistas na questão das relações conjugais descreveram alguns problemas que os casais têm em comum. Isto não significa precisamente que todos os casais venham a ter o mesmo destino; porque cada um é diferente e vive em contextos diferentes. No entanto, é bom conhecê-los para poder preveni-los e estar alerta para saber como agir a tempo.
No “ringue” dos casais
Felizmente, todos somos diferentes, únicos e especiais; temos diferentes maneiras de pensar, diferentes culturas e educação. Graças a isso existem os desacordos com nossos pares, mas em lugar de percebê-lo como algo terrível, é algo bom, já que graças a essas diferenças podemos compreender e entender melhor o nosso ser amado.
Quais são os problemas mais comuns que os casais enfrentam hoje em dia?
1 Ciúmes
O ciúme está relacionado com a insegurança e a falta de confiança em si mesmo. Surge principalmente pelo grande medo de perder a pessoa amada, já que nela se deposita toda a confiança, sonhos e desejos, é parte do nosso mundo. Quando vemos a nossa própria segurança e felicidade ameaçadas, então deixamos o ciúme agir.
Existem maneiras obsessivas e prejudiciais de coibir o ser amado, tanto que podem levar diretamente a uma ruptura na relação. É por isso que devemos aprender a controlar nossas emoções negativas quando estamos no meio de uma briga por causa de ciúmes.
O ciúme pode acabar com todo o amor que se tem, já que se invade a privacidade do cônjuge e a sua intimidade, que os levará a desrespeitarem-se mutuamente. Para salvar o relacionamento e sair vencedores na batalha, será conveniente enfrentar seus medos e expor suas inquietudes, dúvidas e incômodos ao seu parceiro; nunca suponha nada, é conveniente dizer sempre a verdade para que o seu parceiro possa saber como agir para melhorar a relação.
2 Traição
A infidelidade é um problema comum nos casais, tanto para os infiéis como para as vítimas. Neste ponto se quebra toda a confiança construída, rompem-se os sonhos, as ilusões e a esperanças. Ser infiel é algo devastador, que não tem justificativa nem razão lógica que faça compreender tal ato.
No entanto, nestes casos, pode-se tentar o perdão. Se assim o desejar, analise a sua situação, o contexto e comece tentando resolver o conflito. É importante não procurar um culpado e deixar que o tempo cure as feridas, dessa maneira se poderá chegar a acordos e os dois encontrarão as melhores soluções para arrumar sua relação ou, pelo menos, conviver em paz.
3 Maus hábitos
Os hábitos são considerados como condutas que repetimos muitas vezes até que façam parte de nossas atividades diárias. Assim como existem bons hábitos, também há maus; estes podem chegar a incomodar o casal e ser causa de brigas constantes.
Talvez não sejam conflitos muito graves de resolver, se forem discutidos a tempo. Caso contrário, quando você deixar que esses maus hábitos que o seu parceiro tenha continuem a incomodá-lo por um longo período, então chegará o momento em que afetará a sua saúde física e mental, tornando-se um grave problema que os levará à ruptura.
Neste ponto é conveniente sempre estabelecer limites e regras de convivência, as quais podem ir mudando e se adaptando, conforme as circunstâncias.
4 Intimidade
Alguns casais pensam que devem ter relações sexuais o tempo todo para manter viva a chama do amor e, assim, evitar que o outro busque satisfazer suas necessidades em outro lugar. No entanto, há muitos fatores que podem estar na origem da falta de intimidade.
Nem sempre é por falta de paixão na relação, mas existem alguns problemas físicos que podem estar prejudicando sua atividade sem que os dois realmente se deem conta disso.
Agora, se você tem muita atividade íntima, se você tem pouca, se você está chateado ou cansado, ou outras coisas, são problemas comuns que os casais têm que resolver através de uma boa comunicação.
5 Economia
Como diz o ditado, “quando os problemas econômicos entram por uma porta, o amor sai pela outra”. Bem, não precisa ser tão drástico, mas o que é certo é que muitos problemas de casal se originam pela falta ou má distribuição da economia.
Se o homem é considerado (socialmente) como a pessoa que sustenta a família e a provê do necessário, é importante considerar que a mulher, nestes tempos atuais, também é capaz de contribuir com as despesas familiares; assim, ambos podem resolver estes problemas e encontrar soluções em conjunto para que possam ter um bom estilo de vida, sem tantas preocupações e, dessa maneira, não pôr em risco sua relação.
Lembre-se que todos os problemas conjugais têm solução, desde que os dois tenham os mesmos interesses, sonhos e metas. Quer dizer, esses problemas não podem ser resolvidos se um dos cônjuges não o desejar. No entanto, tenha em mente que o amor sempre triunfará e que você e seu parceiro realmente têm uma força que os torna indestrutíveis, são uma grande equipe!
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Los 5 problemas más comunes de pareja y cómo lidiar con ellos