Os 6 erros mais comuns quando estamos apaixonados

Conheça os erros que cometemos quando estamos apaixonados, a fim de transcender e passar para estágio do amor verdadeiro.

Adriana Acosta Bujan

A paixão é uma das etapas mais belas que muitos de nós já vivenciamos, é quando todo o nosso mundo se torna cor-de-rosa, sentimos borboletas no estômago e não há defeitos em nosso parceiro. Não existem conflitos, pois só o amor passional é o que nos guia.

Infelizmente, esse processo dura cerca de seis a oito meses, segundo os especialistas, porque os casais passam muito tempo juntos e, posteriormente, dá-se lugar ao estágio seguinte, conhecido como “o amor verdadeiro“, que é quando aprendemos a conviver e a amar o parceiro tal como ele é.

Agora, na primeira fase, quando estamos totalmente apaixonados, costumamos cometer alguns erros que podem pôr em risco a nossa relação ou, paradoxalmente, pelo contrário, fortalecê-la ainda mais para que transcenda.

Claro, são dois aspectos totalmente diferentes: um pode ocasionar o fracasso e o outro pode vislumbrar um futuro juntos.

Por isso, é importante identificá-los para que o primeiro aspecto não tenha a força necessária para que sua relação fracasse, mas que, ao identificar esses erros comuns, possa modificá-los a tempo e fazer com que sua relação seja duradoura e estável.

Advertisement

O amor é cego

Como dizia minha avó: “o amor é cego”, ainda mais quando se está totalmente apaixonado, pois é muito difícil perceber situações que não vão indo bem na relação.

Às vezes, existem pequenos indicadores que não são tão perceptíveis ao coração, mas eventualmente podem ser bandeiras vermelhas para saber se deve-se continuar ou não com aquela pessoa.

Vejamos a seguir que erros são comuns quando estamos apaixonados:

1. Comparações com um ex

Quando o relacionamento apenas começa, algumas pessoas costumam comparar o parceiro atual com o velho amor. Claro que você vai se decepcionar facilmente se fizer isso constantemente, e as coisas podem piorar quando seu cônjuge se sentir mal ao saber que está sendo comparado com outro(a).

Logicamente, ninguém gosta de ser comparado, porque somos únicos, diferentes e especiais, não há ninguém como nós. Por isso, tenha cuidado quando, às vezes, pensar que o seu antigo amor fez tal coisa que o seu atual parceiro não faz. Tenha em mente que há diferentes maneiras de demonstrar amor.

Advertisement

2. “Como você quiser”

Esta frase pode ser um gatilho para saber se a sua relação terá um futuro próspero ou não. Em algumas ocasiões é bom ser indecisos e dar oportunidade ao outro de decidir as coisas que vão ser feitas.

No entanto, se deixar apenas seu parceiro decidir e não for capaz de impor as suas ideias e opiniões, então estará em apuros, porque seu parceiro pode se habituar a que tudo o que ele disser seja feito; e quando não for, haverá conflitos.

Inclusive, pense que, ao decidir pequenas coisas, você demonstrará que é uma pessoa livre, valente, independente, determinada e segura; isso é o que cativa a muitos homens e mulheres.

3. Deixar de dar importância à intimidade e à atração física

Na fase da paixão, é quase 80% a atração física e puramente passional que faz com que comecem as relações amorosas. No entanto, neste ponto, você deve tomar cuidado porque a magia pode terminar em breve (isso acontece frequentemente quando você é adolescente ou jovem e dependendo da maturidade da pessoa).

Seja o que for, é importante dar-se o tempo necessário para poder ter intimidade; lembre-se de que o tempo o dirá à medida que se vai sentindo seguro.

Advertisement

4. Sonhar sem concretizar

Quando estamos apaixonados, sonhamos acordados, imaginando como seria a vida de casal com o nosso ente querido. Começamos a fazer planos para o futuro, como se a nossa vida fosse um conto da Disney onde todos vivem felizes para sempre. A verdade é que não há nada de mal em sonhar, o contraproducente é que esses sonhos não levem consigo ações que demonstrem que a relação pode ter um futuro. Quer dizer, há pessoas que não são nada realistas e que prometem baixar o céu e as estrelas e não fazem nada.

Neste ponto, recomendo-lhe que sonhe, mas que os dois levem a cabo ações que demonstrem que haverá um futuro em conjunto.

5. “Não me casarei com a família”

Pensar que a família do seu parceiro é alheia a você é um grave erro, pois conhecer bem a família do outro é um dos aspectos que mais lhe deveriam interessar. São eles que lhe darão indicações de como é o seu parceiro, como se comportará, que valores tem e que costumes tem arraigados.

É por isso que conhecer bem a família do parceiro é fundamental para que você possa imaginar um palco com ele. Lembre-se, há coisas que podem ser mudadas e outras não, porque todos somos diferentes.

6. Deixar a sua individualidade

Há pessoas que deixam de fazer tudo o que normalmente faziam quando começam a ter uma relação, deixam amigos, familiares, atividades entre outras coisas.

Advertisement

Lembre-se, ter um parceiro não significa que você não tem mais vida própria; pelo contrário, compartilhe com seu amado as coisas que você gosta de fazer e integre seu parceiro ao círculo de amizades e estilo de vida que você tem.

Um grave erro seria renunciar a tudo o que gosta e faz, tenha em mente que o amor não é sacrifício.

Agora você pode se dar conta desses pequenos erros que comentemos quando estamos apaixonados. Então, é tempo de refletir e mudar para que sua relação possa transcender e passar à fase do “Amor verdadeiro”.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Los 6 errores más comunes cuando estamos enamorados

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.