Os 7 pecados capitais no trabalho: Como não destruir sua reputação profissional
Bom observar algumas atitudes impróprias que podem estar passando despercebidas e prejudicando você no trabalho.
Suely Buriasco
Segundo estudos, a reputação é o resultado da equação: Profissional = Tempo de carreira + Experiência adquirida + Resultados conquistados + Investimento em você x Imagem pessoal. Não há como negar a importância da sua imagem para o seu sucesso profissional.
Assim, vale muito refletir sobre o que pode acabar com a sua reputação no trabalho:
1. Envolver-se com fofoca
Esse é um dos piores vilões para a carreira de qualquer profissional. Expor os colegas e fazer intriga é, no mínimo, inconveniente, por isso a pessoa que faz a fofoca acaba sendo vista como alguém nada confiável. Assim, as tais “conversas paralelas”, mesmo sem intenção de prejudicar ninguém, devem ser suprimidas de seus hábitos.
2. Viver reclamando
Você sabia que reclamar pode virar um vício? Isso mesmo. O pior é que a pessoa não percebe e nada escapa às suas lamentações; reclama dos colegas, clientes, trabalho, empresa… Um horror! De tanto falar mal de tudo acaba sendo indiscreto e inoportuno.
3. Perder prazos
Claro que atrasos podem acontecer, mas quando viram regra passam a prejudicar o rendimento do profissional. Falta de pontualidade na entrega dos trabalhos e também nos horários comprometem negativamente o colaborador e pode ser motivo de demissões.
4. Fazer grosserias
Falta de educação é inadmissível em qualquer lugar e muitas vezes a pessoa não percebe que está sendo grosseira. Falar alto, ouvir música sem fone e esbarrar em móveis, por exemplo, tiram a concentração e irritam os colegas. E, por mais que os problemas se avultem é preciso ater-se ao mínimo das regras de bom convívio.
5. Estar sempre de mau humor
Ninguém aguenta uma pessoa pessimista que não se anima com nada; é muito desmotivador! Um colega mal-humorado, que se melindra com tudo e está sempre zangado, sem que as pessoas nem saibam o porquê, tem efeito muito negativo numa equipe, atrapalhando, inclusive, o rendimento de todos.
6. Falar demais
No trabalho não é lugar para falar da vida pessoal, até mesmo sobre assuntos profissionais não se pode falar tudo o que vem à mente. Uma pessoa que fala demais, além de atrapalhar o próprio rendimento e dos colegas, ainda corre grande riscos de aumentar e faltar com a verdade em seus relatos. É preciso entender que bom senso é fundamental em qualquer segmento da vida; tudo o que é demais depõe contra e, quase sempre, causa grandes dificuldades.
7. Vestir-se impropriamente
Mesmo num ambiente descontraído é preciso tomar cuidado para não ter uma aparência desleixada; isso é mais importante do que se pode imaginar. Quem não cuida de si mesmo, passa uma imagem de não ser capaz de cuidar bem de nada, inclusive do trabalho. São grandes vilões os decotes, saias muito curtas, bermudas e roupas desgastadas, por exemplo. Também os excessos, com a maquiagem e perfume, devem ser evitados.
É importante fazer uma autoanálise e francamente observar se você se identifica com esses comportamentos e, se for o caso, mudar o quanto antes. Afinal, o seu comportamento no ambiente de trabalho faz total diferença para o seu desenvolvimento profissional.
Leia também: Odeio meu trabalho. Há como lidar com essa situação?