Os aspectos positivos do video game

Efeitos positivos do vídeo game na vida da crianças. O fato de que o video game faz parte da vida das crianças, jovens e adultos, já sabemos. O mesmo também já deixou de ser um entretenimento apenas doméstico, pois está presente em nossos celular

Marcelo Bighetti

Efeitos positivos do vídeo game na vida da crianças.

O fato de que o video game faz parte da vida das crianças, jovens e adultos, já sabemos. O mesmo também já deixou de ser um entretenimento apenas doméstico, pois está presente em nossos celulares e outros dispositivos móveis.

O video game em si não é bom ou ruim, mas o tempo e a maneira como é utilizado pode vir a ter um impacto positivo nos jogadores.

As crianças precisam saber que muitos princípios utilizados no video game podem, e devem, ser aplicados na vida real.

Com quatro filhos disputando um horário ao video game, pude perceber alguns efeitos positivos que tal tecnologia pode ter na vida deles:

Advertisement

1 – Melhor Pensamento e Raciocínio

Com os diversos desafios que os jogos proporcionam, o pensamento lógico e o raciocínio são estimulados e se desenvolvem mais rapidamente.

2 – Resolusão de Problemas

Com o desenvolvimento do pensamento e raciocínio, os problemas são resolvidos de uma forma melhor, e as crianças começam a perceber que existem mais de uma solução.

3 – Aprendizado de um Novo Idioma

Como a maioria dos jogos possue como língua nativa o inglês ou japonês, o aprendizado destas línguas se apresenta de forma descontraída e natural.

4 – Paciência

De uma forma ou outra as crianças desenvolverão a paciência, pois os jogos possuem um longo caminho até o final.

5 – Persistência

Dependendo da “fase” do jogo que estão, elas terão que tentar inúmeras vezes aquele desafio. Terão que repetir várias vezes suas tentativas, e provavelmente até mudar de estratégia, até conseguir superar aquele nível.

Advertisement

6 – Visão

Algo fantástico que as crianças aprendem é sobre dois tipos de visão. Ao pensarem no objetivo final do jogo (visão global), como por exemplo derrotar o “chefão”, elas se dão conta de que precisam se concentrar em cada fase (visão específica), alcançando metas de curto e médio prazo, para cumprir uma de longo prazo.

7 – Economia

A grande maioria dos jogos, inclusive os não tão recomendados que possuem armas de fogo, ensinam as crianças o princípio da economia, onde é necessário poupar dinheiro, mantimentos, força, etc., para se alcançar o objetivo.

8 – Aprender com a Derrota

Uma das lições mais preciosas que as crianças aprendem com video game é o fato de que as derrotas não são fins em si mesmas. Mesmo com o desapontamento por não ter tido uma vitória, elas aprendem e buscam com mais afinco o sucesso.

Provavelmente as crianças não se dão conta de que todos este ítens são inerentes ao video game. Cabe a nós, adultos, fazermos a ligação entre o virtual e o real.

Toma un momento para compartir ...

Marcelo Bighetti

Marcelo Bighetti é brasileiro. Além de escritor de fantasia e ficção científica é designer gráfico. Contato através do email mbighetti@gmail.com ou pelo blog www.marcelobighetti.blogspot.com.