Os benefícios do gengibre
O antigo filósofo Aristóteles já dizia que " A natureza não faz nada em vão". É o homem que, as vezes, se distancia de seus benefícios.
Beth Proenca Bonilha
O gengibre, ao contrario do que muitas pessoas pensam, não é uma raiz mas um tubérculo como a batata que é usado tanto na culinária como na medicina. É uma planta herbácea da família dasZingiberácea. Com origem na Ásia veio para o Brasil poucos anos após seu descobrimento.
O gengibre tem como características principais sua ação bactericida, desintoxicante digestivo, respiratório e circulatório. É reconhecido também como alimento termogênico pois acelera o metabolismo favorecendo a queima de gordura corporal.
O sabor picante e forte do gengibre se dá graças ao gingerol, substância dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. Além do gingerol o gengibre contém também vitamina B6, potássio, magnésio e cobre.
Benefícios do gengibre
- Como medicamento
É muito usada para tratar problemas estomacais como enjoo, gases e indigestão. E também como anti-inflamatório em casos de artrite, dores musculares, infecções respiratórias, tosse e bronquite, nestes casos normalmente associado ao mel.
- Dietas e culinária
Sua utilização é muito comum na culinária oriental como acompanhamento de pratos doces e salgados. Contribui para a diminuição do uso do sal no tempero.
Como chá se torna um eficaz relaxante além de hidratar o corpo e ajudar a eliminar toxinas
- Emagrecedor
Por ser um alimento termogênico ele aumenta o metabolismo durante a digestão, com isso o gengibre aumenta a temperatura do corpo facilitando a queima de gordura. Além disso, sua ação anti-inflamatória ajuda a pele a se livrar das indesejadas celulites.
Por ter ação antioxidante o gengibre contribui no combate dos radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce da pele.
Cuidados
Na hora de comprar o gengibre escolha os que estão com a pele lisinha, assim não estarão muito fibrosos. Não utilize se estiver enrugado, sem cor e com pontas mofadas pois quando começam a envelhecer ficam com o gosto mais forte e ardido. Ele deve ser guardado na parte de baixo da geladeira, preferencialmente dentro de um saquinho de papel como o de pão, ele costuma permanecer fresco por várias semanas.
O consumo do gengibre tem contraindicações para quem é hipertenso ou para quem tem problemas estomacais como gastrite e úlcera, nestes casos o ideal é consultar um médico.
Se você consumia ou conhecia o gengibre apenas no tratamento de infecção de garganta ou na culinária oriental agora sabe que este tubérculo pode fazer muito mais por você.