Os convites de Jesus Cristo a nós: Vinde a Mim, anda Comigo, segue-Me
Os convites de Jesus Cristo para segui-Lo são para toda a humanidade. Seus convites nos levam a agir. Ele nos diz generosamente: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".
Silvia Aparecida de Moraes
Em meio a tantas vozes e tantos convites que o mundo nos faz, como: “Compre, você merece”; “Consuma”; “Divirta-se, pois vale tudo”, podemos nos perder e não ouvir os convites do Mestre dos Mestres, Jesus Cristo.
O convite “Vinde a Mim”
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)
Quando o Evangelho de Jesus Cristo é apresentado a alguém que não o conhece ou vive, é por meio da voz destas pessoas que este convite é feito.
O convite “Segue-Me”
Em Marcos 10:21, o Senhor faz o convite ao jovem rico e diz: “Vem e segue-Me.”
Este convite necessita esforço, coragem e foco, mas Sua companhia ajudará a aliviar os fardos da vida e estes trarão uma mudança positiva e eterna.
Eduardo Gavarret, administrador de empresas nascido no Uruguai e líder religioso, disse:”A decisão de aceitar o convite ‘vinde a Mim’ e ‘segue-Me’ é pessoal. Quando aceitamos esse convite, nosso nível de comprometimento aumenta e, assim, podemos ‘andar com Ele’. Esse nível estabelece um relacionamento mais próximo com o Salvador — fruto colhido por termos aceitado o primeiro convite.”
O convite “Anda Comigo”
Jesus, calma e pacientemente, nos convida a vir a Ele, a segui-Lo. Apesar da imensa alegria que sentimos ao seguir a Cristo, precisamos agir, andar com Ele, o que pode exigir esforço e sacrifício para obedecer a Seus ensinamentos, mas Ele tem o poder de aliviar nossos fardos, tanto físicos como espirituais, e essa mudança será certamente positiva. Cristo demonstrou amor, ternura, compreensão pelas pessoas que encontrou pelo caminho. Trouxe cura e consolo a elas. Ele nos ama e nos compreende, nos cura e consola. E pede que estendamos a mão para todos aqueles que precisarem de nós e que nos for possível ajudar. Quando agimos seguindo o exemplo de Cristo estamos atendendo a seu convite de vir a Ele.
Eduardo Gavarret falou ainda sobre os passos que podemos seguir para “Andar com Ele” hoje:
-
Alimentar o desejo de ser um melhor seguidor de Cristo.
-
Orar para que nossa fé Nele cresça.
Advertisement -
Obter conhecimento das escrituras para nos iluminar o caminho.
-
Tomar a decisão hoje de agir. Só o conhecimento não muda o mundo.
-
Perseverar na decisão de colocar em prática esses princípios diariamente.
Ralph Waldo Emerson disse: “Aquilo que persistimos em fazer torna-se mais fácil de realizar; não que a natureza da tarefa mude, mas nossa capacidade aumenta”.
Que nossa resposta aos convites de Jesus Cristo possa ser um sonoro “Sim, Senhor, eu Te seguirei”.