Os sintomas de câncer bucal que você nunca deve ignorar
O câncer oral mata aproximadamente uma pessoa a cada hora de cada dia. Veja os sintomas agora.
Hannah Rose
Segundo a Oral Cancer Foundation, cerca de 48.250 indivíduos apenas nos Estados Unidos serão diagnosticados com câncer oral ou faríngeo este ano. Deste número, cerca de 9.575 pessoas irão a óbito por esse tipo de câncer. Para ajudar a colocar isso em perspectiva, o câncer oral mata aproximadamente uma pessoa por hora.
O câncer oral está no grupo dos cânceres de cabeça e pescoço. De todos os tipos nesta categoria, o câncer oral compõe quase 85 por cento de todos os casos. A alta taxa de mortalidade é devida ao diagnóstico tardio; a maioria das formas de câncer bucal é encontrada quando já há metástase em outro local, comumente nos gânglios linfáticos do pescoço. Neste momento, o prognóstico é pior do que se o câncer for encontrado apenas na cavidade bucal.
O que é ainda mais assustador é que o câncer oral tem um alto risco de desenvolver outros tipos de câncer primários. Depois de sobreviver a um tratamento contra um câncer bucal, você pode ficar 20 vezes mais propenso a desenvolver um segundo câncer.
Os artigos e pesquisas mais divulgados geralmente são sobre câncer da tireoide, de mama ou da pele, porém é crucial saber os sinais de advertência do câncer oral. Conhecer os sintomas pode ajudar na detecção precoce, o que poderia salvar uma vida:
Boca
-
Inchaço ou espessamento nas gengivas, lábios e mucosas das bochechas
Advertisement -
Protuberâncias ou lesões anormais em qualquer parte da cavidade oral
-
Quaisquer manchas ásperas que contenham crosta ou descamação nos lábios
-
Presença de manchas brancas ou vermelhas, ou ambas misturadas como uma colcha de retalhos na mucosa interna da boca.
-
Hemorragia sem causa aparente
-
Sangramentos, dormência, sensibilidade ou dor no pescoço, boca ou bochechas
Advertisement -
Aftas persistentes
-
Dificuldade para mastigar, falar ou mover a mandíbula
-
Dor de garganta crônica
-
Dor de ouvido
-
Grande e súbita perda de peso
Advertisement
Quem contrai câncer bucal?
Os homens são mais propensos a desenvolver, sendo os com idade superior a 50 anos em maior risco. O câncer bucal é o sexto câncer mais comum encontrado nos homens.
Outros indivíduos que fumam cigarros, charutos e cachimbos são seis vezes mais prováveis do que os não fumantes a desenvolverem o câncer oral. Indivíduos que também usam tabaco para cheirar ou mascar têm aumentado significativamente o risco de câncer oral.
Conheça o histórico de câncer de sua família para ajudar a avaliar a sua susceptibilidade e avalie os riscos da exposição excessiva de seus lábios ao sol.
Formas de prevenir câncer bucal
-
Não fumar nem usar produtos à base de tabaco
-
Evite beber em excesso
Advertisement -
Opte por uma dieta balanceada
-
Faça exercícios regularmente
-
Limite a exposição ao sol
Para ajudar a detectar câncer oral ainda em sua fase inicial, os dentistas sugerem que a conduta do indivíduo abranja um autoexame uma vez por mês. Com uma luz brilhante e um espelho oral, verificar se tem qualquer dos sintomas mencionados anteriormente e também se há inchaço no pescoço e, mais importante, vá ao dentista no mínimo uma vez por ano para um check-up.
_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Symptoms of oral cancer you should never ignore