Os sonhos de seus filhos estão virando fumaça? O que fazer se encontrar drogas no quarto de seu filho adolescente
Talvez, você já tivesse suas suspeitas. Aí, você deu uma olhada no quarto dele. E lá estava, um pacotinho de maconha. E agora? O que fazer? Aqui a resposta.
Shelli Proffitt Howells
Este é o pesadelo de qualquer pai ou mãe.
Talvez, você já tivesse suas suspeitas. Aí, você deu uma olhada no quarto dele. Pode ser que você estava só guardando as meias dele. Mas lá estava: um pacotinho com um cheiro característico e uma parafernália que dá a impressão de algo a ser usado nas aulas de ciências. Você se sente desolado, machucado, confuso e envergonhado — seu filho está usando drogas.
Sua mente dispara. Você quer consolar seu filho, quer gritar com ele, quer colocá-lo de castigo para o resto da vida ou expulsá-lo de casa.
Não se precipite. Primeiro, entenda que você não é o único com esse problema. O uso de drogas por adolescentes tem crescido muito devido à popularidade cada vez maior da maconha. Segundo o National Institute of Health — instituto norte-americano que estuda e combate o uso de drogas — um terço dos adolescentes do Ensino Médio nos EUA estão usando maconha. A maconha continua a ser a porta de entrada para outras drogas.
Procure manter-se emocionalmente sob controle. Raiva, ressentimento, culpa e sentimento de derrota são reações comuns numa situação dessas. Mas é importante evitar culpar-se a si mesmo. Saiba que o uso de drogas ocorre em famílias de todas as classes econômicas e sociais, assim como em lares felizes e infelizes.
É bom nos lembramos da seguinte regra dos “3 C’s”:
-
Você não causou isso.
-
Você não consegue controlá-lo.
-
Você não consegue curá-lo.
Mas, o que você pode fazer é amar e ajudar seu filho. Quanto mais rápido agir, mais rápido seu filho poderá estar bem novamente. Veja algumas coisas que pode fazer.
Converse com seu filho
Espere até que ele esteja sóbrio para ter a conversa. Não deixe que a raiva esteja presente durante a conversa, mas permita que o amor, a preocupação e o desejo de ajudar o guiem. Seja capaz de fazer a distinção entre o comportamento e o seu filho. Seja compreensivo, firme e esteja disposto a ajudá-lo. Não seja sarcástico, não aponte o dedo nem julgue.
Seu filho poderá tentar virar o jogo e acusá-lo de lhe invadir a privacidade. Não deixe que ele o distraia. Lembre-o de que você é o pai (ou a mãe). O lar pertence a você. Mostre a seu filho que o uso de drogas é um problema, mas que vocês procurarão resolver o problema juntos.
Procure ajuda
Será que ele já está viciado ou usa as drogas apenas socialmente? Difícil saber. Infelizmente, é pouco provável que ele confesse todo o envolvimento com as drogas. É importante obter ajuda.
Fale com um médico de confiança. Pergunte ao médico se ele tem experiência com adolescentes e com a questão das drogas. Se ele não tiver, peça que lhe dê a referência de alguém que pode ajudar. É importante que seu filho seja avaliado por completo para identificar a extensão do problema.
Bole um plano
Com base nas recomendações médicas, bole um plano para ajudar seu filho a parar de consumir drogas. Se ele estiver viciado, decida qual é o melhor tipo de programa de tratamento para ele. Se ele usa drogas mais esporadicamente, é bom desenvolver um plano de comportamento que fará com que ele seja responsável pelas próprias ações. Deixe claro quais são suas expectativas, que você o estará observando e quais serão as consequências. Procure um especialista para ajudá-lo a criar um plano eficiente para seu filho.
Acompanhe com aconselhamento profissional
Alguns especialistas acreditam que até 50 por cento dos viciados em drogas também sofrem de algum tipo de desvio mental. O aconselhamento profissional pode ajudar seu filho adolescente a lidar com a ansiedade, o estresse ou a depressão que podem tê-lo levado a começar a usar drogas.
Pense na possibilidade de buscar aconselhamento profissional para toda a família. Seus outros filhos também podem estar enfrentando dificuldades para lidar com as emoções. Talvez, estejam preocupados com o irmão ou a irmã ou sentem ciúmes de toda a atenção dispensada ao filho com problemas. Talvez, o apoio de outros pais com problemas semelhantes podem ajudar você e seu cônjuge. Existem entidades governamentais e não governamentais que podem ajudá-lo sugerindo programas úteis para você e sua família.
Sim, sem dúvida o caminho a percorrer é longo. Mas você é forte. Como pai ou mãe, você foi preparado para fazer essa jornada. Seu amor por seu filho é capaz de fazer o que for necessário para ajudá-lo. A boa notícia é que você não precisa fazer tudo sozinho.
Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original Are your teen’s dreams going up in smoke? What to do if you find drugs in your teen’s room, de Shelli Proffitt Howells.