Pais de gêmeos. Será que damos conta?
Todos os pais que amam e se comprometem com a família são capazes de honrar com suas responsabilidades, independente da quantidade de filhos.
Roberta Preto
Nenhum casamento lhe prepara para ser pai e mãe, a chegada de uma criança proporciona um certo temor, mas, receber a notícia que há uma gravidez com gêmeos pode no primeiro momento apavorar e amedrontar até mesmo casais que possuam mais maturidade na criação dos filhos.
Embora sentimentos como esses são universais, eles são apenas momentâneos, pois o amor dos pais sempre foi e sempre será incondicional, indissolúvel e imensurável, independentemente da quantidade de filhos.
Os pais que são capazes de se comprometer com a família saberão lidar com os desafios de educar, cuidar e amar porque nos corações dos pais sempre há lugar para mais um, dois ou até mesmo seis filhos.
Existem algumas dicas para ajudar aos pais de gêmeos e a todos os outros tipos de pais a lidarem com essa responsabilidade sagrada.
Encarem seus medos
“A coragem não é ausência do medo, mas, a decisão de que algo é mais importante que o medo.”
Sim, todos nós temos medo de muitas coisas, e assumir o papel de ser pais está entre elas porque não sabemos exatamente quais desafios teremos que enfrentar, principalmente, quando os pais precisam assumir seu papel não apenas para um filho, e sim, para dois, três e assim sucede o papel de pais com bebês múltiplos. No entanto, sendo um filho ou mais, nós pais, devemos guardar o medo num canto de nossa alma, enquanto não é possível espantá-lo e assumirmos nossos chamados de cuidadores e provedores do lar.
Assumam as responsabilidades
“Assumir a responsabilidade por nossos atos, com coragem e disposição, nos coloca a favor da vida e ela nos apoia.”
Não existe diferença na responsabilidade de se ter um filho ou filhos múltiplos. As únicas coisas que os diferem está nas tarefas diárias que muitas das vezes os desgastam, pois tudo se multiplica. Mas, somente pais de múltiplos são os que possuem o privilégio de receberem os múltiplos beijos, sorrisos e abraços. Assim sendo, os sacrifícios tonam-se recompensáveis através desses gestos de afeto e carinho.
Estejam presentes
“O melhor presente para seu filho chama-se: Tempo com os seus pais!”
Os pais tendem a oferecer o melhor de tudo na vida para ver os filhos felizes, mas nem sempre é possível, e isso provoca frustrações na maioria dos pais. Sentimentos de frustações são duplicados, quando os pais de gêmeos erram não apenas com um filho, mas sim, com dois.
Embora os pais possam se esforçar por trazer todos os lançamentos de brinquedos, videogames e celulares para os filhos únicos ou múltiplos em prol de agradá-los, nada pode substituir a presença desses pais.
É importante lembrar que se ausentar na vida de um filho, já provoca uma dor incurável no coração dele, pior será duplicar a dor no coração dos gêmeos.
Compartilhem tudo
“O grande segredo para a plenitude é muito simples: Compartilhar.”
Os pais precisam dividir as tarefas, especialmente quando todas as coisas tornam-se o dobro e isso reflete na troca de fraldas, na alimentação dos bebês e diante de todas as necessidades que as crianças vão carecendo no dia a dia.
É através da atitude do casal de compartilhar os desafios da família que eles se fortalecem. Os pais e seus gêmeos também se tornam fortes no caráter.
Igualdade no amor
“A igualdade é o vínculo mais sólido do amor. “
Uma das grandes preocupações para pais de gêmeos é a maneira de amar os bebês sem que haja desigualdade na quantidade de amor oferecida para cada um deles. No entanto, o amor não se mede na quantidade, e sim, na qualidade.
Os pais precisam estar atentos em oferecer um amor com qualidade para seus gêmeos, e só assim a igualdade irá permanecer dentro do lar.