Pais e Mães: Os principais professores
Reflexões e citações sobre o papel dos pais como principais professores de seus filhos.
Suzana Ribeiro
Quer você tenha a intenção ou não de ser um(a) professor(a) para seus/suas filhos(as), isso acontece inevitavelmente! Os filhos aprendem desde muito cedo todo tipo de coisas com seus pais.
Ter a consciência da importância de seu ensino como pai ou mãe, no entanto, pode torná-lo um(a) professor(a) muito mais preparado(a) e eficaz. Seguem algumas citações sobre essa responsabilidade sagrada:
A influência do pai
“É bastante significativo que de todos os títulos de respeito, honra e admiração que poderiam ser atribuidos a Ele, o próprio Deus, o mais sublime de todos, escolheu ser chamdo simplesmente de Pai.” (Boyd K. Packer)
A influência do pai é inestimável na vida de uma criança, ele deve estar sempre presente e conversar com cada um de seus filhos, conhecendo seus desafios, ensinando valores e princípios, trabalhando juntos, bem como se divertindo em família. Ninguém pode substituí-lo adequadamente.
A influência da mãe
“Que toda mãe perceba que não há maior benção do que os filhos que lhe são concedidos como dádiva do Altíssimo; que ela não tem missão maior do que criá-los em luz e verdade, com entendimento e amor.” (Gordon B. Hinckley)
A influência da mãe é incomparável na vida de uma criança, por isso, ela deve reservar tempo para ser uma verdadeira amiga de seus/suas filhos(as), e arranjar tempo para ler histórias, para brincar, para orarem, para fazer juntos as refeições, acompanhar cada ida e vinda e ensinar.
Pai e mãe como exemplos
“Devemos ser para nossos filhos um exemplo das coisas que gostaríamos que eles imitassem. Será que nos damos conta disso? Frequentemente vemos pais exigirem obediência, bom comportamento, palavras amáveis, boa aparência, suavidade na voz e alegria no olhar de um filho ou filhos, quando eles mesmos estão cheios de amargura e mau humor constantes! Quanta incoerência e insensatez!” (Brigham Young)
Você não é professor(a) de seus/suas filhos(as) somente em alguns momentos, mas sempre! Por isso é necessário estar atento(a) aos exemplos dados.
Unidos no casamento: O alicerce da família
“A divisão entre pais é injusta, causa confusão e enfraquece os alicerces da família. As pessoas que servem de referência para a criança precisam ser unidas na orientação que oferecem.” (Richard L. Evans)
Os pais precisam conversar com antecedência sobre a conduta que pretendem ter e entrarem em acordos entre si. Se um dos dois não concorda com o modo de agir do outro, os filhos não precisam saber disso, não faz bem discutir acaloradamente na frente dos filhos. Entendam-se em particular e sejam unidos.
O ensino no lar
“Às vezes, você planeja oportunidades de ensino, mas muitas delas surgem espontaneamente no curso natural da vida familiar. Algumas vezes, você ensina estabelecendo padrões e práticas no lar, e outras, ao simplesmente reservar tempo para prestar atenção e demonstrar amor.” (Manual de um curso de didática: Ensino, não há maior chamado)
Aproveite para ensinar seus/suas filhos(as) quando estiverem vivenciando situações, ao lidar com suas perguntas e preocupações, ao discutir problemas enfrentados pelos(as) amigos(as), ao fazerem escolhas, ao aprenderem com seus erros, ao explicar motivos, ao se depararem com ideias erradas difundidas pela mídia, ou mesmo, ao passear pelo parque observando a natureza!