Papa emérito Bento VXI morre aos 95 anos
Sua saúde havia piorado visivelmente. Hoje, a Igreja está de luto.
Fernanda Gonzales Casafús
Após o notório declínio de sua saúde, o Papa Emérito Bento XVI faleceu no sábado, 31 de dezembro de 2022, na residência do mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.
“Quero pedir a todos uma oração especial pelo Papa Emérito Bento, que sustenta a Igreja em silêncio. Ele está muito doente”, disse o Papa Francisco durante sua audiência geral no Vaticano na última quarta-feira.
O arcebispo Wilton Gregory, de Washington, pediu aos católicos e “pessoas de boa vontade que rezem por Bento XVI” em um post no Twitter.
“Ele serviu à nossa Igreja em muitos papéis: sacerdote, erudito, bispo diocesano, oficial da Cúria e pontífice. Que Cristo o recompense por seu serviço amoroso”, disse Gregory sobre Bento XVI.
O Papa Bento surpreendeu o mundo inteiro quando, em 2013, tomou a decisão quase sem precedentes de renunciar ao cargo alegando “idade avançada”. Este anúncio foi sem precedentes, pois foi a primeira vez que um papa renunciou em quase 600 anos.
Já em 2020, o Vaticano havia informado que Bento XVI sofria de uma “condição dolorosa, mas não grave”, depois que circularam notícias de que ele estava doente. E já dois anos antes, em uma carta pública publicada no jornal italiano Corriere della Sera, Bento XVI escreveu: “No lento declínio de minhas forças físicas, estou interiormente em peregrinação ao Lar”.
O triste anúncio
A Sala de Imprensa do Vaticano anunciou que sua morte ocorreu às 9h34 (horário de Roma) do sábado, 31 de dezembro de 2022, na residência do mosteiro Mater Ecclesiae do Vaticano, que Bento escolheu como residência após renunciar em 2013.
“É com pesar que anuncio que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje, às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae do Vaticano. Assim que possível, mais informações serão dadas”, diz o comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
Bruni informou que, “seguindo a vontade do Papa emérito, o funeral será realizado sob o signo da simplicidade” e destacou que será um “funeral solene, mas sóbrio”.
Joseph Ratzinger deixou uma marca profunda na Igreja Católica. Desde seu tempo como cardeal e presidente da Congregação para a Doutrina da Fé, até sua renúncia como Papa em 2013, o papa emérito tem sido uma peça chave e fundamental da história da Igreja.
Sua gestão foi marcada por escândalos de pedofilia, problema herdado de seu antecessor, João Paulo II, algo que pesou no pontificado do papa alemão. Bento XVI pediu perdão várias vezes. “Tenho consciência de que todos nos sentimos envergonhados pelos abusos sexuais de menores perpetrados por alguns clérigos e religiosos deste país. Sinto muito”, disse o papa emérito na época.
Apesar das polêmicas que cercaram seu papado, ele conseguiu fazer conquistas históricas durante seu pontificado, como liderar uma política de tolerância zero contra os escândalos de abuso sexual do Vaticano, ou sua visão de cuidar do meio ambiente que levou o país a reduzir para zero as emissões de carbono.
Bento XVI morreu pacificamente em seu quarto no primeiro andar do Mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins do Vaticano. Seu funeral acontecerá na Praça de São Pedro, na quinta-feira, 5 de janeiro, e será presidido pelo Papa Francisco.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original A los 95 años, fallece el papa emérito Benedicto VXI