Para pais e avós: A contação de histórias e o incentivo à leitura
10 dicas para transformar a hora da história em um momento mágico para os pequenos.
Marilia de Andrade Conde Aguilar
Tive a bênção de nascer em uma família de leitores. Meus avós e meu pai foram professores, e os livros sempre fizeram parte da minha vida muito antes que eu aprendesse a ler.
Livros coloridos, com formas e desenhos atraíram minha atenção em um primeiro momento. Mas a coisa não parou por aí.
Quando comecei a aprender a ler, meu avô me levava uma vez por semana até a biblioteca municipal para emprestar um livro novo e devolver o da semana anterior.
A seção infantil da biblioteca municipal de minha cidade era modesta. Composta somente por algumas estantes enfileiradas e uma mesinha baixa com quatro cadeiras. Mas aquilo representava um mundo de possibilidades para mim! Princesas, cavaleiros, bruxas, e toda sorte de seres mágicos estavam ali me esperando.
Confira as dicas a seguir para tornar a hora da história ainda mais atrativa para seus futuros leitores:
-
Deixe que a criança segure o livro, vire as páginas, analise as figuras.
-
Durante a leitura, permita que a criança interrompa com perguntas e esteja atenta aos comentários dela.
-
Dê vida à história, fazendo uma voz diferente para cada personagem.
-
Se a criança não se mostrar interessada na história, não insista e tente outra vez em outro momento.
-
Escolha histórias que transmitam valores morais condizentes com o que deseja ensinar.
Advertisement -
Não simplifique a história, leia a história tal qual foi escrita, mas aproveite o momento para explicar à criança o significado das palavras novas.
-
Vivencie a história! Após ler “Chapeuzinho Vermelho”, façam juntos uma receita de doces ou biscoitinhos. Ao ler “Os 3 Porquinhos”, construam casinhas com blocos de montar. Enfim, use sua criatividade para criar atividades que podem ser realizadas para vivenciar a história contada.
-
Coloque na sala uma caixa ou cesto com livros em um local de fácil acesso para as crianças, onde elas poderão escolher e pegar os livros que desejam observar.
-
As crianças aprendem muito observando os adultos. Dê um bom exemplo lendo livros, jornais e revistas.
-
Escolha livros que sejam adequados à faixa etária de seus filhos, mas não se prenda a isso. A classificação etária serve como guia, não uma regra que deve ser seguida à risca.
Advertisement
Estudos comprovaram que crianças que ouvem histórias desenvolvem uma capacidade maior de aprendizado, de percepção do mundo a sua volta e de comunicação com as outras pessoas. Além disso, o hábito de contar histórias fortalece o vínculo entre aquele que conta e aquele que ouve, aproximando os dois.
Utilize as 10 dicas que ensinamos aqui e transforme a hora da história em um momento mágico que os pequenos se recordarão por toda a vida.