Pare de ficar com raiva! É isso que acontece com seu corpo quando você fica assim

É normal o ser humano sentir irritação ou raiva, de vez em quando. Mas tudo em excesso acaba sendo prejudicial ao organismo.

Arturo Leonardo

Qualquer dia da semana, do mês ou do ano alguém fica com raiva, é claro! Todos enfrentamos situações que não podemos controlar e, ante às quais, por não termos uma resposta adequada, liberamos essa carga emocional na forma de raiva.

Sentir-se zangado é algo completamente normal e até útil, uma vez que, bem direcionado, pode servir de impulso à motivação para se defender ou seguir em frente nas situações complicadas da vida. Mas, como todos sabemos, até mesmo beber água em excesso é ruim; portanto, quando uma pessoa fica brava por, absolutamente, qualquer coisa,  haverá consequências físicas e mentais para afligi-la.

De acordo com a Fundação para a Saúde Mental do Reino Unido, essas descargas de adrenalina geradas pela fúria vão acabando, gradualmente, com o sistema imunológico. Diante disso, uma porta é aberta à gastrite, dermatite, colite ou dores de cabeça (que se tornam enxaquecas severas), as quais entram sorrateiramente.

O que acontece com o corpo diante de tanta raiva?

1. O cérebro é golpeado

É isso mesmo, como se você fosse um boxeador profissional, ficar com muita raiva causa alterações na atividade cerebral, especialmente nos chamados lobos frontal e temporal, daí surge a dor de cabeça.

2. A ponto de explodir

A raiva faz com que a pressão arterial suba, o que resulta na deterioração das artérias. Pense em uma rede de tubulações danificadas que precisam ser trocadas pelo excesso de uso, a diferença é que você não pode trocar suas artérias, não é mesmo? Além disso, é gerado um importante desequilíbrio de insulina.

Advertisement

3. Travado

As contraturas e dores musculares costumam estar na ordem do dia, quando se fica o tempo todo com raiva. Uma dor nas costas que dura 24 horas, acredite, não é a coisa mais confortável do mundo.

4. Pegando fogo

A raiva faz a acidez estomacal aumentar significativamente, o que causa muita dor, gastrite, refluxo, náusea e um aumento no risco de formação de úlcera. É como se você tivesse um incêndio no estômago e no esôfago, não há água que possa apagá-lo, e as noites se tornam um verdadeiro suplício.

5. Coração a mil

A raiva faz com que a frequência cardíaca e a respiração aumentem, o que faz o coração trabalhar mais, casando risco de taquicardia. Se continuar assim, com o tempo, a palavra infarto pode assombrar sua vida de maneira real.

6. A famosa bílis

Sem brincadeira, a raiva faz com que a bílis seja derramada pelo corpo e mais sangue seja enviado às extremidades, deixando os órgãos importantes sem ele. Será que é necessário explicar o quanto pode ser ruim se alguns órgãos deixarem de receber irrigação sanguínea?

Como pode ver, é preciso considerar a importância de controlar a raiva, mesmo que os dias, as pressões, a falta de dinheiro e as travessuras de seus filhos trabalhem contra. A melhor coisa é tomar um ar fresco e (Por que não?) fazer alguns cursos para controlar a raiva.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¡Deja de enojarte! Esto es lo que le pasa a tu cuerpo cuando haces corajes

Toma un momento para compartir ...

Arturo Leonardo

Oscar já trabalhou em diversos meios de comunicação digitais e escritos tais como Yahoo, MedioTiempo, Samsungfutbol e agora trabalha em el Periódico Nuestro MX, frequentou a Universidad Nacional Autónoma do México.