Passagens bíblicas para orar em família
Podemos cultivar momentos diários para ler a Palavra de Deus. Fazê-lo, nos fará ver a Jesus com confiança e carinho, e iluminará a vida de sua família.
Marilú Ochoa Méndez
Há uns dias, a minha filha de seis anos ficou trancada na lavanderia. A porta tem um ferrolho interior e um exterior, e, sem perceber, algum de nós coloca o exterior e sai da área. Ela, que gosta de brincar nesse espaço, não se deu conta até alguns minutos depois, e se assustou muito.
Notamos sua ausência em casa e fomos procurá-la. Encontrei-a, chorando inquieta. Ela me disse, com grandes lágrimas, que havia pedido ajuda a Jesus e que Ele não a tinha escutado, pois não tinha conseguido sair até que eu cheguei.
O desamparo que ela sentiu foi sentido por muitos. Estamos presos em uma situação urgente, e gritamos por ajuda, mas a varinha mágica não transforma nossa abóbora em carruagem, e nos desanimamos porque não sentimos que nos tenham escutado.
É que nem sempre entendemos o que é a oração, nem como Deus atua. Gostaríamos que Ele se ajustasse às nossas expectativas, e fosse como uma espécie de gênio mágico disposto a conceder cada um de nossos desejos, e isso volta a mostrar que não conhecemos Deus. Se não o conhecemos, não sabemos como nos relacionar com Ele, e isto se converte em um círculo vicioso.
Mas Ele anseia por nos conhecer, e nos convida
Conhecemos as pessoas à medida que vamos convivendo, compartilhando tempo e atividades juntos. Deus nos fez, nos ama muito e nos deu tudo. Ele deseja que o busquemos, que nos aproximemos de Sua presença. Se há algo que pode mudar o coração do homem, é a convivência com o seu amoroso Criador.
Estou certa que deseja que tanto você quanto sua família conheçam e amem a Deus. Então, mãos à obra! É preciso promover a oração: o diálogo constante e cálido com uma Pessoa real que nos olha, nos ama e nos responde.
Leia também: Como aproximar nossos filhos de Deus
Primeiro: tornar disponível a Palavra
Nos Evangelhos, encontramos a palavra de Deus. Ao longo de todos os livros da Bíblia, podemos encontrar mensagens preciosas de Deus para o homem ao longo dos séculos. A razão pela qual a Bíblia é um livro santo é porque é um meio pelo qual Jesus Cristo fala a cada um no coração.
A primeira sugestão que proponho, é que coloque sua Bíblia em um lugar especial da casa, e que procure que seja um livro fácil de levar a diferentes partes, que seja um livro grosso e resistente, porque a ideia é que ele se torne um escudo e uma armadura para todos os membros da tua casa.
Segundo: orar é simples
As indicações precisas do Filho de Deus que Mateus recolhe para orar são: “Quando orares, entra na tua câmara, e fecha a porta, ora a teu Pai que está em segredo; e teu Pai que vê em segredo te recompensará” (Mt 6:6).
Como fala um bebê ou uma criança com seu pai? Às vezes, ele grita com ele, às vezes ele chora, às vezes ele chuta para chamar a atenção dele. Você, que já foi um bebê, sabe como orar. Apenas dirija-se a Deus como se dirige ao dono da sua existência.
Ajuda estar “em segredo”, ou seja, em privado, você pode “soltar o verbo”, e desabafar. Você pode evitar parecer ser forte para todos e desmoronar em confiança.
A última parte desta passagem é, para mim, preciosa e reconfortante. Se você orar, “teu Pai te recompensará”. Deus o consolará, recompensará e reconfortará. Não é precioso?
Terceiro, vá pouco a pouco
Quando você se acostuma com o imediatismo do nosso mundo, e as recompensas imediatas das redes sociais, por exemplo, é difícil que orar pareça atrativo. Para promover efetivamente em casa a beleza e riqueza da oração, é importante ir pouco a pouco, com prudência e fazendo notar o quão especial, única e distinta será a experiência.
Além disso, sugerimos que vá de menos para mais. Iniciar com passagens curtas e mais simples, que contem histórias ou parábolas, ou sejam simples de compreender, e procurar orar em voz alta no início, de modo que modele uma oração para que seus filhos vão aprendendo como podem se dirigir a Deus.
Deixe que o Espírito Santo guie
Sugeriremos algumas passagens, mas não fique só nelas. Todas as Bíblias têm um índice de temas que irá ajudá-lo a encontrar exatamente o que seu coração precisa no momento certo.
Deus quer o nosso bem e indica-nos como consegui-lo
“Hoje ordeno-te que ames o Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que cumpras os seus mandamentos, preceitos e leis. Assim viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra de que vais tomar posse”. (Deut. 30:16)
Deus quer que estejamos unidos
“Suplico-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos vivam em harmonia e que não haja divisões entre vós, mas que se mantenham unidos num mesmo pensamento e num mesmo propósito”. (1 Cor. 1:10)
Deus deseja que amemos verdadeiramente
“Se alguém afirma: ‘Eu amo a Deus’, mas odeia o seu irmão, é mentiroso; porque quem não ama o seu irmão, a quem viu, não pode amar a Deus, a quem não viu”. (1 João 4:20)
Deus ouve-nos e atende-nos
“Pois, se vós, mesmo sendo maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai Celeste dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem” (Lucas 11:13)
Deus nos perdoa e cura
“Que Deus há como Tu, que perdoa a maldade, e esquece o pecado do remanescente da sua herança? Não reteve para sempre a sua ira, porque se deleita em misericórdia. Ele tornará a ter misericórdia de nós; sepultará as nossas iniquidades, e lançará no fundo do mar todos os nossos pecados”. (Miq. 7:18-19)
Não deixe de dedicar um momento diário em família para meditar a Palavra de Deus, e deixe-nos saber como enriquece sua vida.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Pasajes bíblicos para orar en familia