Passo a passo e lentamente, assim se supera a depressão
Um passo de cada vez, é assim que se supera a depressão. Basta um pouco de força de vontade
Erika Otero Romero
A vida sempre tem seus prós e contras. Não podemos esperar que ela seja um caminho reto e sem mudanças. Aquilo que traz altos e baixos também nos ensina lições e nos fortalece.
Às vezes é fácil, para nós, passarmos pelos momentos sombrios da vida; mas em outras vezes afundamos na desesperança. Então, podemos passar meses e até anos sem saber como voltar à superfície.
Felizmente, hoje em dia, as doenças mentais não são vistas como algo para se envergonhar. Além do mais, as pessoas falam sobre seus transtornos emocionais mais abertamente. Isso ajuda muito para que quem se sente mal procure ajuda sem se sentir julgado.
A saúde mental ainda é vista como tabu em muitas partes do mundo; no entanto, a cada dia, mais esquemas sobre isso são rompidos. Algo que também é verdade é que encontrar uma terapia ou terapeuta adequado pode ser difícil e caro.
Apesar desses obstáculos, existem opções às quais as pessoas que sofrem de depressão e desejam lidar com isso podem recorrer. Tomar a iniciativa de sair da depressão é o primeiro passo, para o qual é preciso vontade e coragem.
Sendo assim, se essa é a sua situação e você não tem como fazer terapia, sugiro algumas opções “fáceis” a que pode recorrer se pretende superar a depressão:
1. Exercícios
Não importa qual seja o exercício, basta dar um passo de cada vez. Levante-se da cama, vista roupas confortáveis e saia do quarto. Em um local em que se sinta confortável, faça alguns agachamentos ou caminhe movimentando o corpo. Você pode pular corda, fazer exercícios aeróbicos simples ou algo assim.
Se tiver mais coragem e força, faça uma caminhada e, enquanto isso, faça exercícios respiratórios. Movimente-se um pouco e corra se tiver mais energia.
Não se trata de deixar o sedentarismo para correr uma maratona. Você pode começar gradativamente a sair da sua reclusão e se abrir para o mundo.
O exercício é importante porque ajuda o cérebro a secretar hormônios importantes que melhoram o ânimo.
2. Alimente-se de forma saudável e beba muita água
Algumas pessoas com depressão não têm muito apetite; outras comem excessivamente. Não se trata de comer ou não comer, mas comer aquilo que ajuda você a se manter saudável e equilibrado.
Entre os alimentos que você pode consumir estão frutas, verduras e grãos integrais. Coma poucos carboidratos, sobremesas e fast food.
Você também deve tentar não ficar muito tempo sem comer. Mesmo que não sinta fome, coma algo leve e saudável. Tente também beber bastante água, mas evite bebidas açucaradas e com cafeína. Você pode consumir alguns chás que ajudam a superar a depressão, tais como:
- Passiflora
- Melissa, segundo estudo da Universidade Ahvaz de Ciências Médicas do Iran.
- Lavanda, segundo estudo da Shefa Neuroscience Research Center, do Iran.
- Valeriana, de acordo com pesquisas feitas pela Universidade da Califórnia.
3. Expresse-se: desenhe ou escreva seus sentimentos
A depressão tende a bloquear a criatividade e a capacidade de aproveitar as coisas que costumavam fazer você feliz. Apesar disso, você pode começar aos poucos, assim como no exercício.
Escreva um parágrafo sobre como você se sente ou sobre as coisas que sente e pelas quais é grato, apesar do seu desconforto. Você também pode dançar sozinho uma música que sempre gostou. Também desenhe, mesmo que não seja bom nisso.
Opte por assistir a filmes engraçados ou inspiradores. Se puder, saia de casa e procure por shows de artistas de rua ou outros tipos de apresentações.
Essas são apenas algumas opções. O importante aqui é, através de várias atividades, sair da monotonia e do confinamento que estão consumindo você.
4. Não foque nos problemas
Isso pode ser difícil, mas não impossível. Você só precisa se concentrar nas coisas que considera boas. Talvez tenha um amigo com quem possa conversar sobre coisas simples e divertidas da vida. Ele pode ajudá-lo a parar de pensar em seus dilemas.
5. Preste atenção nas coisas positivas
A depressão afeta a maneira como vemos as coisas. Ela faz com que você enxergue tudo como sendo triste, negativo e sem esperança. Para mudar isso, estabeleça como meta diária ver três coisas positivas todos os dias. Você pode inclusive aumentar o número se estiver animado.
6. Descanso
Tente dormir pelo menos sete horas diariamente, sem interrupções. Um bom descanso melhora o seu humor e ajuda você a ser mais reflexivo. Além disso, ajuda a reduzir as emoções negativas.
7. Faça atividades que lhe deem prazer
Pode parecer difícil, mas é possível. Tanto faz assistir filmes, ouvir música, ir ao cinema, conversar com alguém, cozinhar ou andar de bicicleta. Essas atividades podem funcionar como uma boa terapia contra a depressão e o estresse.
Como qualquer doença, a depressão pode ser tratada, mas apenas se a pessoa quiser recuperar a saúde. Você só precisa de um pouco de vontade.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Paso a paso, lentamente, así se supera la depresión