Perdeu o emprego? 8 dicas para conseguir outro
Perder o emprego pode ser desesperador. Mas calma! Comece agora mesmo a se preparar para uma recolocação através destas dicas.
Camila Gómez
Seja por enxugamento dos quadros de pessoal, por algum erro cometido ou pela crise financeira que assola várias partes do mundo, ficar desempregado é uma realidade que acerta a gente em cheio. Coloca-nos em um cenário de incerteza e questionamentos, pois não sabemos o que virá pela frente ou se voltaremos a viver como antes, e geralmente não temos clareza de como enfrentá-lo.
Se este for o seu caso, confira as dicas a seguir:
1. Organize as finanças
Não é o fim do mundo. Claro que você precisa começar a procurar outro trabalho, mas antes de tudo, precisa organizar as finanças.
Assim sendo, depois de acertar a rescisão, sacar o FGTS e encaminhar o seguro-desemprego, coloque tudo na ponta do lápis, todo o dinheiro que tem disponível, inclusive em conta corrente e poupança, e o que receberá nos próximos meses com o segundo desemprego. Depois liste tudo o que tem para pagar. Aí já dá para saber por quanto tempo consegue se manter até conseguir outro trabalho.
2. Estude o mercado
Analise as vagas disponíveis na sua região e dê preferência a empresas que são interessantes para você trabalhar. Existem estudos que avaliam as empresas, dizendo o quão boas elas são para profissionais com filhos pequenos, bem como a qualidade de seus serviços e a sua reputação no mercado.
3. Organize seus “papéis”
É importante ter sempre em mãos documentos, currículo, diplomas, atestados, comprovantes, link do perfil do LinkedIn etc, impresso e em PDF, tudo atualizado, para as comprovações que se façam necessárias.
4. Faça networking
Segundo o site Vagas, “networking é uma rede de contatos profissionais de grupos de pessoas conectadas por interesses similares a fim de se ajudarem e fortalecerem os negócios.”
Crie um perfil no LinkedIn e faça boas conexões. Além disso, todos nós temos amigos que, de uma forma ou de outra, podem nos ajudar. Avise que você está desempregado e envie seu currículo para o caso de surgirem vagas nas empresas em que trabalham. Mas de preferência, leve o currículo você mesmo.
5. Aperfeiçoe-se
Hoje em dia há vários meios para aperfeiçoar o idioma, soft skills ou o que for necessário para se candidatar a um cargo melhor. Comece a se atualizar já.
6. Não perca tempo
Depois de tanto tempo trabalhando em uma empresa, às vezes dá vontade de reservar boa parte do dia para o lazer até encontrar um novo trabalho. Não caia nessa tentação. Em vez disso, use o tempo que tem para gerar receita em casa.
Há várias alternativas: fazer salgados, doces ou lanches naturais para vender para funcionários do comércio local, montar uma loja virtual (revender artigos importados, perfumes, roupas, acessórios etc.), fazer artesanato, criar conteúdo on-line ou outra atividade para a qual tenha habilidade.
Essa é sempre uma boa ideia para se manter ocupado e ganhar dinheiro enquanto a oportunidade que você deseja não chega. Ou quem sabe esta seja sua oportunidade!?
7. Descanse
Não se esqueça de reservar tempo para descansar. Com certeza o cansaço do trabalho anterior está cobrando a fatura. Talvez seja hora de fazer uma pausa e recuperar energias.
8. Curta sua família
Enquanto puder, vá a todos os eventos escolares de seus filhos, contribua mais com as tarefas domésticas e faça aqueles consertos que você adiou por tanto tempo porque tinha sempre muita coisa para fazer. Você irá ocupar seu tempo, evitará pensamentos negativos e verá sua casa ainda mais aconchegante e bonita.
Leia também: 12 ideias baratas para estocar alimento e outros itens de primeira necessidade
Não deixe que pensamentos negativos invadam sua mente, abra-se para novas possibilidades, aprenda novos ofícios e comece a desfrutar seu novo trabalho.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Consejos para enfrentar el desempleo