Perdoe seus pais, antes que seja tarde demais
Eles são sua família e as pessoas que mais se preocupam com o seu bem-estar
Adriana Acosta Bujan
A maioria dos pais ama os seus filhos com grande intensidade, é um amor incondicional que não reclama, não julga e sabe perdoar, em muitos casos, os maus-tratos dos filhos.
Por natureza, os pais nunca guardam rancor, ódio ou ressentimento contra seus filhos, mesmo que às vezes sejam mal-agradecidos; pois o amor que sentem é inexplicável, maravilhoso e mágico.
Acontece o contrário com os filhos. Às vezes os filhos, quando fracassam ou se sentem frustrados e infelizes com suas vidas, procuram a quem culpar e a primeira coisa que fazem é reclamar de seus pais.
A razão dessa atitude é o vínculo familiar que os une, já que tudo o que aprenderam ao longo de sua vida foi inculcado e ensinado por seus pais.
No entanto, à medida que os filhos vão amadurecendo e constroem a própria família, conseguem compreender melhor seus pais, já que agora são eles mesmos que serão julgados pelos próprios filhos, é o círculo da vida!
Por esta razão, é fundamental que, ainda que estejamos no lugar de pais ou filhos, aprendamos a perdoar os nossos pais. Já que o perdão cura feridas, liberta-nos da carga emocional, melhora a qualidade de nossas relações e nos convertem em melhores pessoas, entre muitos outros benefícios.
Não saber perdoar destrói a alma
Durante muitos anos, acreditei que a relação com meu pai era algo maravilhoso, éramos amigos e confidentes inseparáveis. Ele esteve sempre lá para me apoiar, guiar e ajudar-me em todos os momentos difíceis que vivi ao longo da vida.
Talvez, em uma ocasião ou outra, eu o culpasse por minha infelicidade, porém, perdoava-o facilmente.
Mas um dia, especialmente quando meu pai estava prestes a morrer, ele disse-me que eu último desejo era deixar todos os bens materiais à minha irmã mais velha. Foi tanta a minha surpresa e desilusão que, por muitos anos, guardei rancor, já que não podia perdoá-lo, apesar de ele já não estar neste mundo.
Devo confessar que não sou uma pessoa a quem interesse lutar por bens materiais, já que é algo superficial; no entanto, a vontade de meu pai me doeu muito, pois acreditava que ele deixaria sua pouca herança nas mãos de suas duas filhas.
Acabei por aceitar a palavra do meu pai, sem reclamar nada, mas os meus sentimentos por ele mudaram radicalmente.
Talvez a minha história lhe pareça familiar, porque há muitos motivos pelos quais sentimos que é impossível perdoar os erros dos pais, mesmo que eles já não estejam neste mundo terreno. No entanto, devemos aprender a fazê-lo pelo nosso bem-estar emocional e físico.
Agora, por que perdoar os pais:
Como Dalai Lama bem disse: “Se não perdoar por amor, perdoe pelo menos por egoísmo, pelo seu próprio bem-estar”, o bem-estar que podemos encontrar com o perdão.
1. Menos carga emocional
Devemos compreender que o passado não pode ser mudado, e que apesar de que os pais venham a arrepender-se por seus erros, não podem voltar o tempo e apagar as feridas causadas a seus filhos.
De certa forma, não sabemos como nossos pais foram criados e se, por essa razão, eles cometeram os mesmos erros.
Apesar do rancor e da raiva que talvez você sinta por seus pais, terá de aprender a perdoar por sua própria tranquilidade emocional, porque agora, graças àquelas coisas que lhe aconteceram, você tem um exemplo para melhorar a sua vida atual e até para criar seus próprios filhos.
Afinal de contas, todos aprendemos com os nossos erros e agora você pode evitar os mesmos erros que seus pais cometeram ao criar a sua própria família.
2. Um futuro melhor
Concentrar-se nas feridas do passado impede-nos de avançar e ver o nosso futuro. Se todos os dias pensar na sua dor, ódio e rancor, é provável que fique doente física e emocionalmente, afetando as suas relações pessoais.
Dedicar mais tempo do que o normal pensando no passado não lhe permitirá desfrutar das coisas maravilhosas que a vida tem para você; é por isso que deve perdoar seus pais, para libertar-se e poder valorizar o que tem no presente, no aqui e no agora.
3. Ser mais empáticos
Evite se tornar um juiz que só culpa as ações de seus pais por tanta dor lhe causaram. No entanto, é importante aprender que tanto você como eles são humanos e que cometem erros em todo momento, ninguém é perfeito!
Tente entender quais foram as razões ou motivos para os erros de seus pais, o que os levou a agir de uma certa maneira, tudo com a finalidade de ser mais empático e entender a raiz dos problemas.
Talvez você os esteja julgando muito severamente sem se aperceber das coisas boas que eles fizeram por você ou das coisas que eles o impediram de sofrer.
4. O amor não é substituído
Infelizmente, as pessoas que perderam seus pais sabem perfeitamente que o amor deles nunca será substituível. Ninguém neste mundo o amará como eles.
Os pais são capazes de dar a própria vida pelos seus filhos; eles são guerreiros, corajosos, incansáveis e audazes, em suma, são pessoas capazes de amar sem medida.
Por essa razão é conveniente perdoar aos pais, eles sempre estarão de braços abertos para apoiar, escutar, guiar e amar seus filhos. São a sua família e as pessoas que mais se preocupam com o seu bem-estar.
Talvez os seus pais o tenham magoado muito, mas está na hora de perdoar, libertar-se e seguir em frente. Você sabe bem que o tempo não regressa e que algum dia eles se irão deste mundo, por isso recomendo que faça as pazes com eles e os ame apesar de seus erros.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Perdona a tus padres, antes de que sea demasiado tarde