Pergunta e Resposta: O que devemos fazer para ensinar os nossos filhos sobre dinheiro?
Cedo ou tarde a necessidade de saber lidar com dinheiro surge na vida dos filhos, e é melhor que sejamos nós quem os ensinemos sobre. Veja como.
Merrilee Boyack
Questão: “O que devemos fazer para ensinar os nossos filhos sobre dinheiro?”
Resposta
Meus pais eram muito fechados sobre dinheiro. Na verdade, conversar com os outros sobre o assunto eu acredito que era a cultura para aquela geração. Você, simplesmente, não fala com os seus filhos sobre questões de dinheiro em casa. Agora, eu posso entender isso. Você não quer que o seu pequeno filho vá à escola, no dia seguinte, dizendo encantadamente: “Adivinha! O meu pai acabou de ter um grande corte no pagamento, e agora ele está apenas ganhando R$ 40.000,00 por ano.” Nós todos temos pesadelos com isso.
No entanto, manter nossos filhos no escuro sobre questões de dinheiro não é certo. Por que é importante ensinar as crianças sobre dinheiro? Porque eles vão passar o resto de suas vidas se preocupando com isso. Preparação, conhecimento e experiência podem eliminar muitos dos problemas que poderão encontrar no caminho. Isso poderia salvar seu casamento. Pense sobre isso. O dinheiro é a causa número 1 de divórcio, mas passamos muito pouco tempo preparando os nossos filhos para lidar com isso.
Lembre-se que você é o único que precisa ensiná-los
Isso é um assunto básico, onde os jovens lutam para ser independentes. Muitos não foram ensinados sobre os princípios básicos e têm pouca ou nenhuma experiência em como lidar com o dinheiro ou agarrar um emprego. A maioria de nós gostaria de reconhecer que não sabia o suficiente quando saiu de casa. Infelizmente, nós não fazemos muito para preparar melhor as nossas crianças.
Podemos naufragar em mares escuros se preferirmos proteger a nossa privacidade ao invés de discutir princípios fundamentais que nossas crianças precisam conhecer e entender. Outro grande problema é que muitos de nós também nos sentimos desconfortáveis com a nossa própria compreensão sobre as questões financeiras, e tentamos evitá-las tanto quanto possível. No entanto, se não abordarmos esse assunto, será absolutamente devastador na educação dos nossos filhos quando tornarem-se adultos.
Antes de começar a ensinar as nossas crianças sobre finanças, é importante que tenhamos controle sobre o assunto e não devemos nos esquecer que estamos conversando como pais.
Filosofia do Dinheiro na Família
É uma boa ideia ter uma conversa com o seu cônjuge sobre a filosofia do dinheiro no seu casamento. Você pode se perguntar se você já tem uma. Será que você ao se casar, em seguida, precisou de salário mais salário e cartão de crédito mais cartão de crédito? Vocês são poupadores ou gastadores? Como nos SENTIMOS sobre o dinheiro? Será que assusta muito ao ponto de tentar evitar o assunto completamente esperando que a “Fada Aposentadoria venha e faça tudo ficar bem?” Como você LIDA com o dinheiro? Essas são todas as excelentes questões que precisam ser discutidas e entendidas.
Você pode se perguntar por que é importante fazer isso antes de ensinar os filhos. Nada será tão confuso quanto ser ensinado por um professor que não entenda do assunto. Pior ainda, ser ministrado por dois professores que discordam ou ambos não tem nenhuma noção do assunto. De nada vale. Se um dos cônjuges está visando poupar, poupar, poupar, e o outro está sabotando com ideias de gastar, gastar, gastar, você pode ver como a criança será extremamente confusa.
Planeje ensinar as crianças sobre dinheiro – não divulgue o método
Você pode montar um plano para ensinar os seus filhos sobre dinheiro ou você pode planejar esperando que eles aprendam isso em outro lugar. Então, planeje socorrê-los quando se depararem com problemas. Estou espantado com os pais que nunca se sentaram por mais de 2 segundos para discutir esse assunto e se perguntam por que seus filhos acumulam dividas de cartões de crédito e cheques. Está CERTO. Hoje é um grande dia para começar.
Ensine-os o básico
Para começar, pense como VOCÊ foi ensinado sobre dinheiro. Quando seus pais começaram? O que deu certo? O que não deu certo? O que você mudaria?
Eu me lembro de estar em completo choque sobre a conta de luz quando recebi a minha primeira conta. Eu não sei o que eu estava pensando – talvez eu não estivesse pensando. Quando ela chegou, fiquei horrorizada. Lembro-me de meu irmão sendo cuidadosamente instruído sobre como poupar. Por outro lado, eu não me lembro de ter tido uma única conversa sobre como poupar, e por quê? Ou, para quais coisas eu deveria estar economizando? O meu Irmão acabou fazendo um bom proveito do conhecimento que recebeu. Eu acabei com hábitos de gastos que levou 20 anos para serem corrigidos.
Lembro-me de mamãe cuidadosamente me ensinando como fazer compras e ser frugal – ela é uma cliente mestra absoluta. Ela pode pechinchar extremamente bem. Ela me ensinou uma habilidade maravilhosa. Tenho certeza que você poderia pensar em muitos casos em sua própria vida com os seus pais.
Aqui, novamente, é bom para sentar e anotar as coisas que você quer que seus filhos aprendam e compreendam.
Como pais, é fundamental que planejemos o ensino e a formação de nossos filhos sobre como lidar com dinheiro e finanças. Há muitos recursos disponíveis na Internet. Só é preciso que os pais se sentem, discutam e planejem. Então, você pode começar.
De todas as coisas que ensinamos a nossos filhos, eles vão estar mais interessados nesse ensinamento. Então, comece hoje. Uma ótima frase para começar falando é: “Filha, nós gostaríamos de falar sobre dinheiro. O que você gostaria de saber?” Ela vai rir e responder: “Como e quando eu posso começar?” Então, a conversa pode começar.
Traduzido e adaptado por
do original
Q and A: What should we do to teach our kids about money?
de