Perigo a menos de um clique: como colocar “Controle de Pais” no laptop/ Como instalar filtros

? Dicas de como instalar filtros no computador, afinal seu computador e sua família precisam de proteção contra os malefícios da internet. O advento da internet trouxe inúmeros e incontestáveis benefícios ? vida das pessoas. Contudo, tornou-se

Isabel Almeida

Dicas de como instalar filtros no computador, afinal seu computador e sua família precisam de proteção contra os malefícios da internet.

O advento da internet trouxe inúmeros e incontestáveis benefícios à vida das pessoas. Contudo, tornou-se um dos piores pesadelos dos pais. Isso porque a web é um espaço de interação social completamente livre, ou seja, é diferente da televisão e dos DVDs, pois nela não há censura, classificação indicativa ou qualquer sinal de alerta antes de se realizar um clique.

Quem já não passou pela experiência de, ao pesquisar assuntos corriqueiros, até mesmo infantis, se deparar com imagens pornográficas ou conteúdos eróticos em nossa tela sem ao menos termos clicado? Pois é, essa realidade não é diferente quando nossos filhos estão navegando.

Diante disso, o que fazer?

Felizmente existem inúmeras ferramentas, gratuitas e pagas, pensadas e desenvolvidas para auxiliar as famílias no controle dos conteúdos a serem acessados pelos filhos.

Advertisement

Opção gratuita:

  • “Proteção para a família” da Microsoft.

Esse recurso de monitoramento já vem no sistema operacional Windows Seven, gratuitamente. Para ativá-lo basta clicar em: iniciar > todos os programas > Windows live > Windows live proteção para a família. O único pré-requisito para utilizar essa ferramenta é ter uma conta de e-mail da Microsoft, o hotmail por exemplo.

Esse sistema de monitoramento oferece:

  • Configuração e filtragem de sites.

  • Permissão ou bloqueio a algum site.

    Advertisement
  • Gerenciamento da lista de contatos dos seus filhos.

  • Visualização do que seus filhos têm feito no computador.

A ferramenta, ainda, envia aos pais um relatório semanal para acompanhamento. Veja fig 1.

Opção paga:

  • Win SpyMaster da Syncsoft.

Trata-se de uma opção um pouco mais completa.

Advertisement

Esse sistema pago oferece:

  • Captura de todas as telas que são visualizadas pelos usuários.

  • Monitoramento total das teclas digitadas, inclusive senhas.

  • Monitoramento de todas as conversas do MSN (Windows Live Messenger).

  • Visualização de todas as URLs dos sites visitados pelos usuários.

    Advertisement
  • Relatório aos pais.

  • Ferramenta completamente invisível ao usuário.

Ao adotar alguma dessas ferramentas algumas questões podem surgir aos pais:

Será que estou restringindo a liberdade de escolha de meus filhos? Estaria eu invadindo a vida deles?

A realidade é que nos preocupamos com a segurança de nossos filhos o tempo todo. Trancamos nossas portas e selecionamos bem quem pode frequentar nossa casa, mas às vezes nos esquecemos que conteúdos e pessoas ruins podem invadir nosso lar e até mesmo destruir nossa paz e nossa família por meio da internet.

Advertisement

O psicólogo renomado na área de educação moral, Yves De La Taille, afirmou o seguinte: “A complacência excessiva pode deixar os adolescentes sem referências claras do certo e do errado. A democracia pressupõe liberdade de escolha para iguais. Não é o caso de crianças e adultos. Os pais ainda são os modelos dos filhos”.

Os pais sabem o que é melhor para os filhos e por meio das ferramentas de controle disponíveis podem garantir que as crianças e os jovens usufruam sadiamente dos maravilhosos benefícios da rede mundial sem serem contaminados com conteúdos ruins e influência negativa de pessoas de má índole que lá circulam. A proteção de nossa família também pode estar a apenas um clique, experimente! 

Toma un momento para compartir ...

Isabel Almeida

Isabel Almeida é pedagoga graduada na Unicamp, criou dois sobrinhos que já são adultos e agora é mãe de uma linda bebê. Gosta de escrever e traduzir. Acredita que a família é a base da sociedade.