Permita sua própria cura: Superando os traumas através da fé

Para que a luz de Deus irradie nossa vida é preciso permitir que ela chegue, se instale e permaneça. Veja como superar os traumas vivenciados através da fé.

Fernanda Ferraz

O líder religioso, Dieter F. Uchtdorf, conta que tem um quadro do qual gosta muito. A pintura é de um quarto escuro com uma porta aberta por onde entra luz. Ele diz que essa luz não ilumina o quarto todo, apenas a parte que fica de frente para a porta.

Em suas palavras ele diz: “Para mim, o escuro e a luz retratados nessa pintura são uma metáfora da vida. Faz parte de nossa condição de seres mortais o fato de sentirmos que, às vezes, estamos cercados de trevas. Podemos ter perdido um ente querido; um filho pode ter-se desviado; podemos ter sido informados de um diagnóstico médico preocupante; podemos ter dificuldades no emprego e estar atormentados por dúvidas ou temores; ou podemos nos sentir solitários ou que não somos amados.

Porém, mesmo que nos sintamos perdidos em meio a nossas circunstâncias atuais, Deus promete a esperança de Sua luz — Ele promete iluminar o caminho a nossa frente e mostrar-nos o caminho para fora da escuridão.”

Quantos traumas uma alma pode carregar? Quanta dor uma pessoa pode carregar dentro de si? Sei que somos submetidos a muitas provas, mas jamais estamos desamparados ou esquecidos, temos alguém que nos ama demais e nos chama de “meu filho”, este é Deus!

A cura é segura

Talvez pareça meio impossível conseguir ajuda. Às vezes podemos nos sentir cansados, desgastados e sob uma condição “sem esperança”; mas existe uma cura segura, nos braços de amor do Pai conseguimos sobrepujar os abusos sofridos, restaurar a confiança em nós mesmos e nas pessoas e acreditar novamente que a felicidade é real e palpável. À medida que caminharmos com Deus, será a medida da nossa cura, às vezes levará anos, mas existe uma certeza real de conquista, superação e felicidade.

Advertisement

A luz de Deus pode curar

o lugar mais vazio de nosso ser; pode restaurar nossas forças, confortar nossas inseguranças e nos encorajar a não ter medo e seguir em frente em busca de mais luz e amor. Essa luz tem o dom de diminuir as feridas do passado, pode curar as chagas de nossa alma e coração, pode nos tirar do abismo, nos dar esperança e paz, pode nos manter seguros e pode, com certeza, iluminar mesmo os caminhos mais escuros.

Temos que confiar

Porém, para que a luz de Deus irradie nossa vida é preciso permitir que ela chegue, se instale e permaneça conosco. Para isso é preciso saber rejeitar sentimentos autodestrutivos, sentimentos de ódio, mágoa ou vingança. Esses sentimentos não são bons e não nos fazem bem, por isso devemos expulsá-los assim que eles derem aviso que estão chegando e não permiti-los se enraizar.

Não se acomodar

Para evitar que a dor e as feridas dos traumas e abusos sofridos venham a lhe envolver, é preciso não se acomodar na escuridão, buscar refúgio em coisas boas, em atividades salutares, que lhe façam esquecer e não reviver o problema.

É preciso ter fé e lutar para ser feliz, porque nem sempre haverá muitos na sua torcida, nem sempre haverá grandes e sinceros amigos aqui, mas o maior de todos eles estará aguardando por sua boa escolha: Deus, este sim, torce por você todos os dias!

Não deixar para amanhã

Você precisa dessa cura, então não deixe para amanhã, amanhã não é o presente e você precisa desta cura agora, neste instante. Não ache que as coisas vão cair do céu, faça a sua parte para obter a cura, procure a luz, vá com ela e ela libertará dia após dia. Todo sentimento ruim que houver se transformará. Dor, em sorriso; tristeza, em experiência e maturidade; decepção, em auxílio; trevas, em luz.

Advertisement

Voltar o coração a Deus

Dedique tempo para conversar com Deus, para abrir-se com Ele e contar tudo o que te deixa triste e feliz também. Diga: “Pai, preciso de sua ajuda, não sei como fazer, mas mostra-me, pois tenho fé e estou aberto(a) para aprender…”

Eleve

sua alma a Ele, suplique a Ele para ajudar-lhe a enxergar a Sua luz, a conseguir ouvir Seu sussurro e a amar com Seu grande amor. Tenho certeza que Ele lhe auxiliará e, aos poucos, seu coração será curado e reanimado.

Ande na luz

Não há melhor exemplo do que o do Salvador e seus discípulos, aprenda com eles, leia as histórias nas escrituras sobre perseverança, fé, retidão, mansidão, bondade, pureza… E viva de acordo. Verá facilmente que andar na luz é muito agradável e prazeroso.

Por que tanta dor?

Sim, nós falhamos, cometemos erros, somos maltratados diversas vezes, sofremos o que nunca imaginamos. Não entendemos os motivos, somos humilhados, excluídos e por quê? Por quê?

Quando pararmos de fazer tantas perguntas e decidirmos vencer e ser curados da dor que tanto machuca, através de Deus, obteremos melhores resultados.

Advertisement

“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. (João 8:12).

“Ao caminharem rumo à esperança da luz de Deus, descobrirão a compaixão, o amor e a bondade de um Pai Celestial amoroso, “[em quem] não há (…) trevas nenhumas”. (Dieter F. Uchtdorf).

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.