Pesquisa descobre maneira inesperada de PREVENIR a endometriose
A maneira beneficia tanto o bebê quanto a mãe.
Rachel D.C.
O que é a endometriose?
A endometriose acontece quando o endométrio cresce para fora do órgão. Segundo a Saúde Abril, não se sabe o que causa a endometriose. “Mas, em parte, o distúrbio é provocado pela menstruação retrógrada, quadro em que pequenas porções de sangue voltam pelo canal vaginal e se alojam onde não deveriam.”
Estes são alguns sintomas da endometriose:
-
Cólica menstrual forte
-
Dor na relação sexual
-
Dor entre as menstruações
Advertisement -
Infertilidade
-
Dor ao defecar
-
Dor ao urinar
-
Sangramento na urina ou nas fezes
Fatores de risco:
-
Ter filhos depois dos 30 anos
-
Alterações no útero
-
Estresse
-
Má alimentação
A condição acomete 6 milhões de brasileira e é a maior causa de infertilidade. “A trompa não consegue captar o óvulo. Quando você ovula, a trompa abraça o ovário. Com a endometriose, a trompa está grudada e não consegue engravidar”, explica o doutor José Bento ao Bem Estar.
Prevenção da endometriose
A amamentação tem se provado um grande aliado da saúde da mulher e do bebê. Já foi provado que a amamentação previne excesso de peso após a gestação e cânceres de mama e ovário, além de alimentar o bebê com todos nutrientes que ele precisa.
A pesquisa feita pelo Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, durou 20 anos, teve 72.394 participantes e revelou que a amamentação ajuda a prevenir a endometriose. Das 72.394 participantes, 3.296 delas se tornaram portadoras da condição após a primeira gestação.
Segundo o estudo, os pesquisadores descobriram que o risco de endometriose caía 8% a cada três meses adicionais amamentando o bebê. E quando a mãe não usava auxílio de alimentos sólidos ou fórmulas, o número subia para 14%.
“36 meses amamentando durante a fase reprodutiva representariam uma proteção 40% maior em comparação a mães que não deram o peito para seus filhos”, segundo reportagem da Saúde Abril.
Alguns hábitos também podem ajudar a prevenir a endometriose, como diminuir o estresse e aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega-3.