Pode um casamento manter-se feliz com o passar dos anos?

Para muitos, é uma utopia; para outros, uma realidade. Pode um casamento realmente conservar o amor através do tempo? Veja aqui.

Erika Otero Romero

Quando um casal decide se casar, ambos o fazem com a intenção de permanecerem felizes apesar dos anos e das circunstâncias. Ninguém se casa pensando em brigar e acabar se divorciando depois de algum tempo.

Existem casais que conseguem ficar juntos e felizes por décadas. Isso era muito mais comum antigamente, agora a situação é diferente.

O que faz com que os casais tenham menos sucesso e estabilidade é que as pessoas não estão acostumadas a lutar para manterem-se juntas. O divórcio sempre é uma opção se as coisas ficam difíceis em algum momento da convivência.

Existem situações dentro de um casamento que podem e devem ser superadas e não gerar rompimentos. No entanto, também existem problemas que por causar danos físicos e emocionais a uma das partes, dificilmente podem ser perdoados.

Para que isso não aconteça, ambas as partes devem comprometer-se a respeitar e valorizar o outro, desta maneira, o amor e a confiança não se perdem.

Advertisement

Apesar do que foi dito anteriormente, a felicidade e permanência de um casamento não se limita ao compromisso e respeito. Além destes, a felicidade matrimonial depende de aspectos que com certeza, parecem pequenas, e ainda assim, não são.

1. Trabalham em equipe

Uma das condições tácitas do casamento é que se deixe de lado o caráter controlador e egoísta que algumas pessoas têm. Estes dois aspectos são completamente dissonantes com o amor.

Em um casamento as pessoas devem trabalhar como a engrenagem de um relógio – juntos. As coisas não vão dar certo nunca se cada um vê apenas o próprio lado.

As decisões devem ser tomadas por ambos. Isso não significa dependência do outro, é que o casamento é uma sociedade na qual ambos devem opinar para chegarem a um consenso.

Os cônjuges são apoio mútuo tanto no bem quanto no mal, por isso, tanto para os bons momentos quanto para os ruins, devem trabalhar em equipe.

Advertisement

2. Reforçam o positivo

É claro que todos temos qualidades e defeitos, isso nos faz especiais e únicos.

Quando duas pessoas unem suas vidas, devem aprender a lidar com os aspectos de seu par que não são positivos. Aprender a fazê-lo é muito importante porque o casamento é difícil. Se juntamos às dificuldades normais o fato de não suportarmos as manias um do outro, a vida se tornará insuportável.

A realidade é que quando ambos aprendem a olhar mais para as qualidades do outro, a convivência é mais grata e as discussões menos frequentes.

3. Sabem superar os problemas

Se os casamentos felizes são “experts” em algo, é em saber encontrar a maneira de solucionar seus problemas.

Para alcançar esse estado, é necessário que ambos os cônjuges tenham encontrado um meio-termo entre despojar-se do desejo de ganhar e ter habilidade para ceder. Isso requer uma boa dose de humildade.

Advertisement

Isso se consegue aos poucos, e não de um dia para o outro. Se tem uma coisa difícil é ceder ou dar a razão ao outro ocasionalmente. Deixar ganhar a outra parte não é uma qualidade humana que nascemos com ela, é algo que se desenvolve e se cultiva graças ao amor e ao respeito.

O certo é que quando se consegue isso, o casal tem muito menos possibilidades de irem para a cama com raiva. Quando não se alcança, o que acontece é que a relação se esfria e surja o distanciamento.

4. Não se apeguem a mesquinharias

Tem casais que costumam irritar-se por mesquinharias. Apegar-se a pequenos detalhes para discutir ou chamar a atenção, isso desgasta a paciência do outro.

Isso não significa que se tenha que passar por cima de coisas que realmente incomodam, é questão de falar com maturidade e se for o caso, não dar importância àquilo que na verdade não tem.

5. Gostam de passar tempo juntos

Isso é algo de suma importância porque vocês compartilham um teto e uma cama. Seria absurdo viver sob o mesmo teto com alguém a quem apenas se tolera.

Advertisement

Gostar de estar com o outro não requer mais que tirar proveito de pontos afins, esses que os fizeram sentir-se atraídos no início da relação.

6. Vão na mesma direção

É certo que como seres individuais cada um tem suas próprias metas, estas, com certezas não devem morrer porque você uniu sua vida à de alguém. No entanto, como casal, é comum que estabeleçam metas em comum acordo tanto de médio quanto de longo prazo.

As metas dentro de um casamento são básicas, porque, de outra maneira, o casal não teria uma direção fixa à qual se dirigir a cada dia. As metas dão motivação a ambas as partes e são a base para se construir uma família.

Só me resta dizer que a felicidade matrimonial depende de ambas as partes. Um casamento e como um barco que não pode ser manejado por uma pessoa apenas, porque senão daria voltas à deriva no meio do lago. E isso é algo que não acontece quando ambas as partes se coordenam e chegam a um destino feliz.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Puede um matrimonio mantenerse feliz con el passo de los años?

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.