Por onde começar depois de uma infidelidade?

Dar outra chance ao marido, depois de uma infidelidade, não é um caminho fácil. Mas se você decidiu passar por isso, deixe que Deus seja seu guia constante.

Diana Cantor Martinez

Você pensou que o pesadelo acabaria depois de decidir de perdoar a infidelidade de seu marido e dar uma nova chance ao seu casamento. Mas, em vez estar feliz, você está se sentindo confusa. Com a confiança completamente fraturada e o medo latente de se machucar de novo, você segue em frente sem saber o que fazer para ficar mais tranquila, sem saber como encontrar a paz interior e recuperar a confiança em seu marido. 

Embora pareça “missão impossível”, é perfeitamente possível voltar à normalidade e à calma. Continue lendo e descobrirá como fazer isso acontecer.

Supere o medo de ser traída de novo

O medo é uma resposta natural a uma situação que ameaça a integridade física ou emocional de uma pessoa. Essa sensação desagradável pode estar presente não apenas em situações reais, mas também imaginárias. Quando falamos de infidelidade, falamos do medo de sermos traídas novamente, inclusive abandonadas. Esse medo vem acompanhado de algumas reações fisiológicas, entre elas, ansiedade e pânico.

Para superar o medo de ser traída de novo, primeiro você precisa aceitar que tem esse medo. É completamente normal sentir medo. O que não é normal é deixar-se dominar por ele. 

O próximo passo é enfrentar o medo. Como fazer? Questionando-se sobre ele e desafiando-o. Pense no pior que poderia acontecer: seu marido traí-la de novo? Se isso acontecesse, talvez fosse o fim do casamento e você teria que seguir em frente com sua vida, de qualquer maneira. Então, para que ficar se atormentando? 

Advertisement

Não permita que preocupações desse tipo invadam sua mente, barre os pensamentos negativos que alimentam seu medo, geram ansiedade e impedem que você evolua positivamente para a restauração do seu casamento.

Trabalhe para melhorar sua autoestima e eliminar a dependência emocional

Mesmo que seu marido tenha voltado de joelhos implorando por seu perdão, sua autoestima está mais frágil do que nunca. E não é à toa. Por isso sugiro que, em vez de gastar sua energia física e mental naquilo que já passou ou no que poderia acontecer, trabalhe para fortalecer sua autoestima. Você realmente precisa recuperar seu centro, sentir-se confiante novamente e se estabilizar emocionalmente.

A traição costuma ser uma experiência amarga, mas deixa muitas lições. Para algumas pessoas, uma dessas lições é se dar conta de sua excessiva dependência afetiva. Achar que vai “morrer” só de pensar na possibilidade de perder o marido é um bom indicador de que você precisa trabalhar esse ponto.

Sendo assim, é um bom começo aprender a ser um pouco mais independente emocionalmente e estabelecer um vínculo emocional saudável.

Ocupe sua vida e sua mente

Às vezes, muito tempo livre pode alimentar a paranoia. De um pensamento, você passa para outro e depois para ações como investigar, espionar ou simplesmente acabar ficando obcecada com a ideia de que foi traída. 

Advertisement

Procure ocupar seu tempo de forma produtiva, concentre-se de maneira consciente em seu trabalho e atividades diárias. Ore, leia um livro, assista a um filme, distraia sua mente de todos esses pensamentos catastróficos. Eles vão acabar desaparecendo, se você fizer um esforço.

Esforce-se para voltar a confiar nele

É a tarefa mais difícil de todas, mas como estava disposta a perdoar e dar outra chance ao seu marido e seu casamento, você deve estar pronta de todo o coração para isso, o que requer um grande esforço para deixar de lado as acusações, o medo, a ansiedade e tentar recuperar a fé no amor de seu marido por você. 

Você pode aprender a confiar nele de novo. Você só precisa relaxar, saber que é uma mulher valiosa e que merece ser amada por quem você é e exatamente como é.

Dar outra chance ao marido, depois de uma infidelidade, não é um caminho fácil. Mas se você decidiu passar por isso, deixe que Deus seja seu guia constante. Ore sempre para que Ele dê paz ao seu coração e a sabedoria necessária para enfrentar esse novo desafio do qual, com amor e paciência, você e seu marido podem sair vitoriosos.

Há um momento na vida em que descobrimos que precisamos de uma mudança para seguir em frente e crescer. Reconheça o momento e não perca a oportunidade.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Por dónde empezar después de una infidelidad?

Toma un momento para compartir ...

Diana Cantor Martinez

Hay un momento de la vida en que descubrimos que necesitamos un cambio para poder avanzar y crecer reconoce el momento y no pierdas la oportunidad.