Por que as mães brasileiras se sentem frustradas?

Aquela mãe linda e sorridente dos comerciais não se parece nada com a realidade da maioria das mães, constata pesquisa.

Evelise Toporoski

As mães que ficam em casa com os filhos ou as que trabalham fora têm algo em comum: estão longe de se considerarem mães perfeitas. Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest junto com o site Mulheres incríveis, em entrevista a 1,3 mil mães brasileiras, de todas as classes sociais.

Uma das principais dificuldades apontadas é a de que falta dinheiro para atender as necessidades dos filhos, fato considerado por 70% das entrevistadas.

Já 60% das mães sentem que falta tempo para elas mesmas. Outras gostariam de poder exercer novas funções: 51% gostariam de dedicar-se mais a sua profissão ou a algum trabalho fora de casa.

Todas estas frustrações geralmente refletem na relação com os filhos. 36% das mães sentem-se culpadas por perder a paciência com os filhos com muita frequência, e 32% delas dizem não ter ânimo para brincar com eles.

3 pedidos

Quando perguntadas sobre qual seria o maior desejo delas, o principal seria ter mais paciência para brincar com os filhos (48%), seguido de ter alguém para ajudar com o serviço de casa (40%), e algumas mães (12%) gostariam de ter ajuda para cuidar dos filhos.

Advertisement

Elas acreditam que assim conseguiriam ser mães melhores.

Confissões de uma mãe!

As mães também contaram nesta pesquisa algumas coisas que fazem, mas que ninguém admite, como dar palmadas (33%), deixar os filhos assistindo desenhos animados para poder descansar (38%) e 2% delas afirmam já terem esquecido o filho em lojas ou na escola.

Você é a melhor mãe do mundo

Se você é mãe e está lendo este artigo provavelmente se identificou com algum dado dessa pesquisa. Apesar de nunca alcançarmos um equilíbrio e boa parte das mães não se considerarem perfeitas, os filhos têm uma visão totalmente diferente disso.

Este vídeo comprova que, apesar das frustrações, para seu filho, você é a melhor mãe do mundo!

Por isso, não desanime e continue sempre buscando maneiras de melhorar a sua relação com os filhos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!