Por que Deus permite o sofrimento?
Vemos tanto sofrimento ao nosso redor. Se Deus realmente ama seus filhos, por que ele permite que os inocentes sofram?
Shelli Proffitt Howells
Quando assistimos à TV e vemos imagens de devastação após desastres naturais, crianças magras e famintas ou pessoas mortas em atentados ou ataques, até mesmo o mais fiel pode se perguntar: Por que um Deus amoroso permite que pessoas inocentes sofram?
A perspectiva de Deus não é a nossa perspectiva. Ele sabe que a nossa vida é apenas um piscar de olhos diante da eternidade. Deus não permitiria o sofrimento, a menos que fosse, enfim, para o nosso bem.
Aqui estão algumas razões pelas quais eu acredito que a dor e o sofrimento existem no mundo.
As pessoas são livres para escolher
Deus dá mandamentos a seus filhos, regras de conduta que lhes trará felicidade se optar por segui-las e miséria àqueles que os ignoram. Os juízos de Deus seriam nulos e sem efeito se ele interviesse e impedisse que as pessoas agissem mal.
Cada pessoa pode provocar sofrimento ou diminui-lo. Quando maus atos ocorrem, eles são muitas vezes seguidos por uma onda de bondade. Após os atentados na Maratona de Boston, Patton Oswalt disse:
“Você assiste aos vídeos da tragédia e vê pessoas correndo em DIREÇÃO à destruição para ajudar. (…) Este é um planeta imenso e temos sorte de viver nele, mas há preços e penalidades para o milagre diário da existência. Um deles é que de vez em quando, uma pequena porção da nossa espécie se volta para a escuridão.”
“Mas a grande maioria está contra a escuridão e, como os glóbulos brancos atacam um vírus, o diluem e enfraquecem, eventualmente, limpamos os malfeitores e, o mais importante, os danos que causam. Isto está além da religião, credo ou nação. Nós não estaríamos aqui se a humanidade fosse inerentemente má. Teríamos destruído a nós mesmos há muito tempo.”
“Então, quando você vê a violência ou intolerância, medo ou misoginia, ódio ou ignorância, basta olhar e pensar: ‘Os bons os superam, e sempre o faremos.’.”
Deus envia anjos para ajudar
Os anjos vêm para ajudar a superar os momentos de sofrimento em sua vida. Deus sabe o que você precisa obter através de seus sofrimentos. Amigos, familiares e até mesmo estranhos podem ajudar a levar seus fardos.
O autor de best-seller David Farland anunciou aos seus fãs que seu filho, Ben, tinha sofrido um acidente grave. Ben estava em coma, e suas despesas médicas deveriam alcançar vários milhões de dólares. Seus fãs, amigos e colegas escritores em todo o mundo vieram em seu auxílio. Realizaram uma campanha incentivando as pessoas a comprarem seus livros em apoio a Ben. Eles também ofereceram apoio emocional, orações e doações.
A dor tem um propósito
O sofrimento nos ajuda a desenvolver qualidades divinas. Isso nos faz mais compassivos. Nos ajuda a ver como podemos nos achegar aos outros. Ensina-nos a paciência, a longanimidade e confiança em Deus. Testa a nossa fé. Como o fogo do fundidor de que fala a Bíblia, o sofrimento remove as impurezas da alma.
Não pode haver alegria, sem tristeza
Se você nunca conheceu a infelicidade, poderia reconhecer a felicidade? Pense nos momentos em que você esteve severamente doente. Quando se recuperou, imagino que ficou muito mais atento e grato por sua boa saúde. Se você perdeu um emprego e esteve preocupado sobre o sustento de sua família, então quão doce pareceu quando você obteve novamente a segurança financeira? Aqueles que enfrentaram o câncer, muitas vezes encontram um renovado vigor para a vida, por terem enfrentado a possibilidade de sua própria morte.
O livro de Lois Lowry O Doador, mostra as consequências de uma sociedade que tentou aliviar toda a dor e sofrimento. Ao eliminar a escolha e individualidade, os líderes da comunidade foram capazes de alcançar seu objetivo. Não havia dor e sofrimento, mas as pessoas não sentiam alegria ou amor. Na verdade, eles nem sequer compreendiam o conceito dessas palavras.
Deus vai compensar
Deus promete uma abundância de bênçãos nesta vida e na próxima para aqueles que são fiéis. Quando temos problemas em uma área de nossas vidas, muitas vezes Deus envia bênçãos em outras. Você pode lutar financeiramente, mas desfrutar de paz e amor em sua casa. Você pode ter problemas de saúde, mas ter amigos calorosos que o apoiam. As bênçãos de Deus estão sempre ao nosso redor, se procurarmos por elas.
A recompensa final não virá nesta vida, mas na próxima. Deus recompensará os fiéis com bênçãos inimagináveis. Aqueles que parecem “sair impunes” nesta vida, finalmente, colherão as consequências de suas ações.
A dor e o sofrimento sempre existirão, bem como a bondade de Deus e do homem.
Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Why does God allow suffering?, de Shelli Proffitt Howells.