Por que devemos nos interessar por política?
Muita gente não se interessa por política, porque a acha suja demais, ou que não lhe diz respeito. Será mesmo? Até que ponto a política afeta o nosso dia a dia, a ponto de que devamos nos interessar por ela?
Luiz Higino Polito
Muitos homens e, principalmente, muitas mulheres não se interessam por política.
E por que deveríamos nos interessar, já que todos nós temos tantas outras coisas mais interessantes e, nós podemos julgar, mais urgentes e importantes com que nos preocupar, do que a política?
E tem mais: quase todos os políticos parecem pessoas tão interesseiras, corruptas e que levam uma vida fácil ganhando tanto dinheiro num só mês, que não ganharíamos nem em 3 anos ou mais?
Na verdade, isso é mesmo válido para parte dos políticos de quase todos os países, seja numa democracia, numa ditadura ou num reinado. Mas existem sim políticos honestos e que estão interessados em melhorar a qualidade de vida do povo em geral, e não somente melhorar a vida deles
Então por que devemos nos interessar por política, seja apoiando o partido (ou projeto político) “X“, ou partido (ou projeto político)“Y”?
O que é política?
Em primeiro lugar, devemos separar política de politicagem Segundo o Dicionário Aurélio, um dos significados de política é a “Ciência do governo das nações”.E o que é nação? É o povo (as pessoas de uma comunidade ou país) ou seja, nósEntão, política tem muito a ver conosco, porque é a “ciência do governar“.
O que é politicagem?
O grande problema é que nem todos os políticos estão interessados em governar o povo com justiça. Por isso, Paul Valéry, filósofo, escritor e poeta francês, sarcasticamente, dizia que“A política foi primeiro a arte de impedir as pessoas de se intrometerem naquilo que lhes diz respeito. Em época posterior, acrescentaram-lhe a arte de forçar as pessoas a decidir sobre o que não entendem” Isso é politicagem, ou seja, usar do poder político para enganar o povo, e tirar proveito próprio disso.
É melhor não ficarmos alheios à política
Já que a política é a ciência de nos governar,é bom que fiquemos atentos a quem vai nos governar, porque isso faz toda a diferença, já que isso afetará diretamente a nossa vida no dia a dia, na ida ao supermercado, na nossa liberdade de ir e vir, no uso correto do dinheiro dos impostos que pagamos com o suor de nosso trabalho para a Educação, a Saúde, a Segurança, a Cultura, etc.
“O que me preocupa não é o grito dos maus”, dizia Martin Luther King, mas sim “… o silêncio dos bons.” Portanto, se as pessoas boas não se interessarem pela política, serão governadas pelos espertos, e, muito possivelmente, pelos mais interesseiros.
No nosso caso, o voto é uma poderosa ferramenta para elegermos as melhores pessoas para nos representarem e nos governarem.
Infelizmente, muita gente usa o voto como protesto ou como brincadeira, ou votam com interesse próprio e não pensando no país como um todo, e assim o poder pode acabar caindo nas mãos de pessoas inescrupulosas e mal-intencionadas, em vez de o poder ser dado às melhores e mais capacitadas pessoas.
Em quem votar?
Isso é uma questão estritamente pessoal, e sendo o voto secreto em nosso país, podemos (e devemos) votar conscientemente, procurando conhecer bem as pessoas em quem estamos votando. Por falar nisso, você se lembra em qual deputado votou na última eleição? Ele correspondeu ao que você esperava? Ele tem sido honesto? Essas são as questões mais importantes que você deve considerar, e seja qual for o partido que você escolher, você deve respeitar a escolha de seu parente ou amigo, porque divergir da escolha política de alguém não deve ser motivo para briga ou inimizade.
Tolerância política
Já que tocamos nesse assunto, vamos aprofundar mais um pouco. Todo radicalismo é perigoso, portanto, devemos ser moderados, senão a política pode se tornar um motivo para dividir as pessoas, criar ódios e até culminar em problemas mais graves à nação. Respeitemos, portanto, a escolha de nossos semelhantes, assim como queremos que eles respeitem a nossa escolha. Cada pessoa deve ser livre para escolher aqueles políticos que ela achar que são os melhores para o país.
Democracia
Felizmente, nós, brasileiros, vivemos numa democracia, onde temos a liberdade de pensar, difundir nossas ideias, falar o que quisermos, e votar. Só não podemos caluniar nem difamar quem quer que seja, porque senão estaremos até correndo o risco de sermos presos, porque caluniar e difamar são crimes previstos em lei.
E já que temos tal liberdade, por que jogar fora a chance de escolher pessoas que julgarmos as melhores, em vez de votar em branco, votar por brincadeira, ou votar por interesse próprio e não no interesse da nação como um todo?
No ano de 2016 teremos eleições. Sejamos sábios, então, na escolha, ao votarmos!
Por isso devemos nos interessar por política, porque ela nos afeta diretamente! Levemos a sério esse assunto, e assim poderemos ter, a cada eleição, melhores governantes e representantes e termos também, um país cada vez melhor e mais livre para nós, nossos filhos e nossos netos.