Por que meus relacionamentos não duram?
No amor, o truque está em saber respeitar-se e andar, ambos, na mesma direção.
Erika Otero Romero
Há pessoas que têm uma sorte incrível para manter uma relação por muito tempo. Sim, eles podem não conseguir um casamento, mas esses relacionamentos deixam boas lembranças. Há também o outro lado da moeda, pessoas que não aguentam relacionamentos sentimentais.
As primeiras não temem voltar a dar-se uma oportunidade no amor; no entanto, para as segundas pessoas, a situação é muito diferente porque, pela sua experiência, sempre lhes acontece o mesmo. Chegam a tal falta de fé no amor, que deixam de insistir porque é muito desgaste emocional. Não é que não acreditem no amor, é que não sabem o que acontece que sempre se dão mal.
Amar o deixa vulnerável
Quando amamos alguém, nos tornamos frágeis diante dele. Expondo-nos de maneira voluntária externa e internamente. Depositamos nossa total confiança em outra pessoa e deixamos todo nosso ser em suas mãos.
Para o bem ou para o mal, decidimos colocar o nosso coração nas mãos de outro. Com isto, concedemos-lhe uma espécie de poder sobre nós; o que resultar já não depende muito de nós. Se houver uma doação mútua, é possível que a relação seja estável e duradoura; no entanto, se “nosso amor” decidir partir, isso gerará muita dor.
Por que para algumas pessoas seus relacionamentos não duram
A realidade é que pode haver várias razões por que essas pessoas se relacionam e porque tais relações não duram.
1 Acabar com a solidão
Ter uma relação sentimental com alguém para não ficar sozinho é igual a jogar com essa pessoa.
Quer você queira ou não, mais cedo ou mais tarde o outro vai perceber a situação; vai doer e ele vai sair do seu lado. Você vai ficar sozinho novamente. É injusto usar alguém para preencher vazios emocionais. É como tentar tapar o sol com um dedo, o que é impossível, porque a verdade virá à tona.
2 Curiosidade
Não vou mentir. Minha primeira relação amorosa eu só queria saber como era ter um relacionamento com alguém.
Eu não posso dizer que eu gostava dele, porque estaria mentindo. Ele parecia um cara legal, e sua insistência foi tanta, que eu aceitei. Obviamente as coisas não iam durar porque ambos estávamos nos enganando. Ele procurava algo que eu não lhe daria, e ele não me inspirava absolutamente em nada. Acho que durou um mês, e fico feliz que as coisas não tenham corrido bem, teria sido um erro.
Dar início a uma relação por curiosidade pode lhe colocar em problemas porque ambos vão em direções diferentes. Com o tempo, ou os dois se machucarão ou acabarão se odiando, e isso não é bom. Não mesmo.
3 Não estar na mesma “sintonia”
Gostar e se apaixonar estão longe de ser verdadeiro amor, embora, sim, possa ser a antessala. Amar alguém leva tempo, mas esse não é o problema.
Um casal pode ter os mesmos gostos e se relacionar em muitos aspectos, e, no entanto, não ir na mesma direção.
É claro que nem todos os namoros chegam ao casamento. Para que isso aconteça, ambos devem ter a mesma meta. Nem todas as mulheres e homens querem se casar. Talvez tenham medo de compromisso ou suas prioridades no momento sejam outras; por isso, antes de nos iludir com alguém, devemos saber se estamos indo na mesma direção.
4 Ser incoerente com o que se diz e o que realmente se deseja
Não há problema em ser coerente entre o que se quer e o que se diz. Apesar disso, há quem diga que não quer ter uma relação e ainda sofre quando sua relação recente termina.
A situação é que é seu dever colocar as cartas na mesa e ser honesto com seus sentimentos. Ser franco atrairá pessoas para a sua vida.
5 Escolher mal
Esta é a realidade de muitas pessoas, não saber escolher quem amar. Muitas vezes, escolhemos pessoas que não vão nos dar mais que sofrimentos; é como se nos empenhássemos em escolher sempre o mesmo tipo de pessoa.
Para deixar de escolher errado, devemos fazer um profundo trabalho de autoestima. Uma baixa autoestima leva-nos sempre a errar na nossa escolha de parceiro. É como se procurássemos no exterior preencher nossos vazios afetivos.
Se não aprender a se amar antes, não saberá dar-se o lugar que merece diante de qualquer ser humano. Se você se respeitar, aprenderá a ganhar o respeito dos outros. É o mesmo no amor; se você aprender a valorizar-se, encontrará no seu caminho pessoas que vão amá-lo e valorizá-lo. Portanto, irão lhe dar o lugar que merece e procura.
6 Má comunicação
Muitas relações terminam no primeiro tropeço, outras duram muito. A verdade é que nem todas as pessoas estão dispostas a aceitar um mal-entendido atrás do outro, nem sabem comunicar o que as incomoda.
Algumas relações duram porque as partes sabem comunicar o que sentem e o que os incomoda. Isso é o que faz com que uma relação perdure: a honestidade e sinceridade no casal.
Fazer funcionar uma relação sentimental requer ir na mesma direção e saber comunicar-se. Aprenda com seus erros passados e arrisque-se, a pessoa especial o amará incondicionalmente.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Por qué no duran mis relaciones de pareja?