Por que pessoas felizes traem?

Você sabia que não são apenas em relacionamentos infelizes que há risco de infidelidade? Veja por que cônjuges felizes também traem.

Aaron Anderson

Se eu ganhasse uma moeda por cada vez que um cônjuge se sentou em meu divã e disse: “Eu nunca vi isso acontecer… Pensei que éramos felizes!”, eu estaria rico agora.

Como conselheiro matrimonial, eu entendo do assunto. As pessoas pensam que só por estarem em um casamento feliz, seu relacionamento não corre risco de infidelidade. Mas isso está muito longe de ser verdade.

Há muitas razões pelas quais cônjuges traem – a maioria delas nada tem a ver com o casamento.

É um equívoco comum pensar que os cônjuges traem por estarem infelizes no casamento. Na verdade, na maioria das vezes, quando os casais se sentam em meu divã, as pessoas que tiveram o caso dizem que ainda amam seu cônjuge.

Elas dizem amar seus filhos, e até mesmo desfrutam a vida que têm, em sua maior parte. Na maioria das vezes, as pessoas que traem dizem que são realmente muito felizes.

Advertisement

Leia: 8 coisas que você precisa saber sobre traição

Por que os cônjuges trairiam se eles são felizes?

Nas consultas, os cônjuges que traem, em sua maioria, chegam ao ponto de identificar algum tipo de descontentamento consigo mesmos como a razão para a traição.

Por exemplo, eles se sentem excessivamente pressionados a terminar um trabalho com êxito. Ou sentem-se inadequados como pai ou mãe. Ou têm segredos não revelados ou fatos que não foram resolvidos no passado.

Em vez de assumirem suas inseguranças e tentarem vencê-las, eles tentam escondê-las. E pintam um sorriso como se tudo estivesse bem, ainda que, no fundo, estejam longe disso. E é o que os leva a terem um caso.

Em vez de serem capazes de colocar para fora suas inseguranças, desejos, arrependimentos etc., eles continuam a viver uma vida que os faz apenas superficialmente felizes. Mas eles têm anseios mais profundos que não foram concretizados.

Advertisement

É a necessidade de preencher esses anseios mais profundos e sua incapacidade de colocá-los para fora que os fazem tentar realizá-los secretamente (por exemplo, tendo um caso).

Leia: 9 razões por que os homens traem suas esposas

Casamento feliz não é garantia contra a infidelidade

Faz sentido, então, por que os casais sentam-se em meu divã dizendo que nunca perceberam um caso extraconjugal se aproximando. Porque enquanto estão firmemente agarrados à fachada da felicidade, e não se dispõem a falar abertamente sobre os momentos em que não estão felizes, há o risco de se manter isso em sigilo.

Assim sendo, em vez de simplesmente acreditar que você e seu parceiro estão felizes, tenham mais conversas francas um com o outro. Ouçam-se incondicionalmente e sem julgamentos. Tentem realmente se escutar e aceitar as inadequações um do outro. Claro, essas conversas podem não ser agradáveis, e podem ser a respeito de coisas incomuns sobre as quais você nunca pensou que precisaria falar. Mas ter essas conversas significa que você está colocando os problemas sobre a mesa e enfrentando-os, em vez de escondê-los.

Leia: A causa Nº 1 do divórcio não é o que você pensa

Advertisement

Você pode ajudar seu parceiro e seu casamento

Só porque os casos extraconjugais estão geralmente relacionados às inseguranças ou sentimentos de inadequação de um indivíduo, não significa que você não possa tornar seu casamento menos vulnerável a um caso extraconjugal.

Se seu parceiro parece esconder coisas de você, sempre haverá algo que você poderá fazer para lhe enviar essa mensagem. Isso o fará se sentir confortável para conversar com você.

Dê uma olhada dentro de si mesmo e descubra quais poderiam ser os temas mais desconfortáveis para você falar a respeito: sexo, fantasias, um(a) antigo(a) namorado(a), sogros e parentalidade são alguns dos mais comuns. Se você se sente desconfortável para falar sobre esses temas, há grande chance de seu cônjuge também se sentir desconfortável falando sobre isso com você.

Isso configura um potencial de sigilo e torna seu relacionamento vulnerável a uma traição. Então, converse abertamente com seu parceiro. Quanto mais vocês falarem abertamente sobre suas deficiências e inadequações, mais seguro o seu casamento estará.

Tente não ter temas sobre os quais você não queira conversar com o seu cônjuge, em vez disso, tente se esforçar para falar sobre eles. Eles provavelmente não são tão assustadores quanto você pensa.

Advertisement

Em vez de apenas criar uma fachada de felicidade, você poderá enfrentar e superar os desafios em seu casamento, o que irá torná-lo verdadeiramente feliz.

_Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Why happy people cheat

Toma un momento para compartir ...

Aaron Anderson

Aaron Anderson é terapeuta e diretor da clínica "The Marriage and Family Clinic em Denver, CO. Ele é escritor, palestrante e especialista em relacionamentos. Leia mais em seu blog RelationshipRx.net.