Preparando um irmão para quando você se casar

Com uma boa preparação para as mudanças todos poderão aproveitar esse momento mágico que é um casamento.

Taís Bonilha da Silva

Mudanças sempre assustam um pouco, mexem com aquilo que conhecemos e nos jogam no inesperado e no irreconhecível. O ser humano tem certa tendência, por conta da necessidade de sobreviver, de se acomodar com aquilo que já se conhece.

E quando alguma coisa muda ou está fora do lugar tende a provocar certa tensão, e até que se tenha condições de adaptação à nova realidade as coisas podem se complicar um pouco.

Quando a mudança é prevista podemos nos preparar e torná-la menos sofrida. Algumas mudanças ocorrem para o bem, mas ainda assim tem seus aspectos de tensão.

Se eu soubesse disso, ou tivesse percebido isso há 10 anos, talvez eu tivesse a sensibilidade de preparar minha irmã, então 4 anos mais nova do que eu para o meu casamento e a minha saída da casa dos meus pais.

Sempre fomos unidas, lembro-me que no meu primeiro encontro com meu marido arrastei ela junto, fomos nós três no cinema. Como irmãs brigávamos muito também, mas no fim sempre fazíamos as pazes. Tínhamos o costume de ficar conversando horas e horas antes de dormir. Tenho muita saudade dessa proximidade.

Advertisement

Minha irmã acompanhou meu namoro desde o início e se dava muito bem com meu marido que na época era meu noivo, ela tinha 16 anos e foi peça fundamental na preparação da minha festa de casamento. Eu trabalhava o dia todo e estudava a noite, então deixei para ela resolver as coisas com Buffet, decoração etc… Eu confiava cem por cento em seu bom gosto.

Eu vivia aquele momento mágico de ser noiva, só pensava no casamento, em arrumar a minha casa e claro no meu futuro marido e não percebi que minha irmã estava triste porque ia perder sua confidente, a companheira de aventuras. Mas ela também não disse nada, porém nosso inconsciente age por conta própria quando o consciente tenta esconder as coisas e de repente ela mudou a forma de tratar meu marido, começou a ser demasiadamente implicante com ele, tudo o que ele dizia a irritava e nem mesmo ela sabia o porquê. Até que precisei sentar e conversar com ela e foi aí que ambas entendemos qual era o real motivo daquela irritação toda, eu iria embora para viver uma vida nova cheia de coisas para experimentar e ela continuaria com a mesma vida de sempre, mas sem a irmã, a melhor amiga para conversar, essa era a visão dela, choramos muito nesse dia e eu tentei mostrar-lhe que o meu amor por ela iria aumentar, que eu iria sentir saudade e que nossa amizade continuaria a mesma.

Então o legal é preparar os irmãos para essas mudanças:

  1. Conversem muito sobre o que mudará na vida de ambos.

  2. Deixe bem claro seu amor, e que sua amizade não diminuirá e sim se fortalecerá.

    Advertisement
  3. Deixe que eles participem desse momento com você, e também dedique um tempo a eles, mesmo em meio a tantos preparativos, assim você mostrará que se importa e os ama.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.