Pressão arterial: 15 maneiras naturais de controlá-la
Nada mais benéfico para o organismo que ter bons hábitos de vida.
Erika Otero Romero
Muitas pessoas no mundo sofrem de problemas de pressão arterial, seja por ser alta ou baixa.
A realidade é que ter desequilíbrio na pressão arterial é uma condição que quem sofre deve ter sob controle médico. A razão é que pode ser causa silenciosa de morte súbita, especialmente se a pressão é alta (hipertensão).
O que é pressão arterial?
Em palavras simples, o coração bate ou palpita para levar sangue a todo o organismo; essa é a maneira como nosso corpo se nutre e distribui os nutrientes que consumimos nos alimentos.
Nesse processo, o sangue faz pressão sobre as paredes dos vasos sanguíneos. A pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes das veias e artérias.
O problema surge quando a pressão arterial é muito alta. Quando isso ocorre, a pressão sobre as paredes das veias e artérias faz com que estas se tornem suscetíveis a depositar colesterol, além de favorecer o desenvolvimento de placas ateroscleróticas (endurecimento das artérias).
Ao ocorrer o anterior, propicia-se uma alta possibilidade de formação de coágulos de sangue onde se encontra uma placa. O coágulo pode bloquear total ou parcialmente a passagem do sangue, impedindo a circulação normal deste. Isso pode levar, dependendo de onde se encontre o coágulo, a um enfarte ou a um AVC.
O que a hipertensão faz é forçar o coração a endurecer, o que torna este músculo espesso, de tamanho maior e endurecido, resultando em insuficiência cardíaca.
Como você pode notar, a hipertensão não é um mal que pode ser ignorado. A vida de quem sofre está em risco a todo momento.
Diagnóstico
A doença é diagnosticada quando a pressão arterial está constantemente acima do nível normal (120 x 80), relacionado com um maior risco de doenças cardiovasculares.
Há dois tipos de pressão sanguínea: sistólica e diastólica.
A pressão arterial normal não deve ultrapassar 130 ou 140 mmHg sistólica e de 80 para 90 mmHg diastólica. É de se ter em conta que existem diferenças de acordo com a idade da pessoa.
O que a torna perigosa é que, por ser um mal assintomático, passa despercebido. É por isso que a ação direta a tomar é conhecer seus números de pressão arterial para mantê-la equilibrada.
Peça ao seu médico para explicar como medir a sua pressão arterial e os números normais. Tenha em mente que se você não pode fazê-lo, você pode ir a uma farmácia. Normalmente, nestes locais a pressão é medida gratuitamente ou por um preço bem baixo.
Se você tiver um tensiômetro digital ou um Esfigmomanômetro, meça a pressão várias vezes durante 24 horas. Registre cada medição para ver se sofre de pressão alta. Se for esse o caso, vá ao seu médico para instruções e, caso seja necessário, prescrever o medicamento certo para o seu caso.
Remédios naturais para controlar a pressão arterial elevada
Por mais difícil que seja de acreditar, pode-se controlar a tensão alta mudando hábitos da vida. Aqui está uma pequena lista de alguns “remédios” que irão ajudá-lo a manter sua saúde arterial em equilíbrio.
1 Pratique algum esporte
Caminhar, correr, andar de bicicleta por pelo menos 30 minutos por dia ajuda a controlar a pressão arterial elevada. Quanto mais esportes fizer, mais se regula a pressão arterial.
2 Reduza o consumo de sal
Sabe-se que a pressão arterial pode ser prejudicada por um consumo excessivo de sal. É apenas uma questão de reduzir gradualmente e optar por temperar seus alimentos com outros tipos de temperos.
3 Reduza o consumo de álcool ou elimina-o completamente
Beber álcool não só pode danificar o fígado, mas também afeta enormemente a pressão arterial. O ponto aqui é reduzir o consumo de álcool até que possa deixar de beber por completo, que é o ideal.
4 Consumo de alimentos ricos em potássio
O consumo de alimentos ricos em potássio ajuda a eliminar os altos níveis de sódio do organismo. É assim que o potássio regula a pressão arterial.
O truque é integrar na sua dieta alimentos ricos em potássio. Você pode consumir frutas e vegetais em sua dieta diária.
5 Reduza o consumo de cafeína
Não é só o café que tem altos níveis de cafeína. Bebidas energéticas, refrigerantes, algumas bebidas alcoólicas e algumas ervas para fazer chá podem ter este componente. Reduza o consumo para melhorar sua saúde arterial.
6 Aprenda a lidar com o estresse
O estresse não só afeta a pressão arterial, mas pode ser a causa de muitas doenças físicas e emocionais.
Meditação e yoga ajudam a reduzir os níveis de estresse e permitem que você desfrute de uma vida mais tranquila e saudável.
7 Consuma chocolate 70 a 100% cacau
Chocolate escuro e cacau em pó contêm compostos vegetais que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos. Desta forma se consegue reduzir a pressão arterial. Evite os que têm leite e açúcar, escolha os amargos.
8 Pare de fumar
Não é necessário atualmente dizer as consequências nefastas do tabagismo sobre o organismo. Então não é de admirar que também afete a pressão arterial. Jamais fume ou pare imediatamente para evitar que a saúde cardíaca e, consequentemente, a pressão arterial seja afetada por esse vício.
9 Consuma bagas
As bagas são ricas em polifenóis. Estes podem ajudar a reduzir a pressão arterial e o risco geral de doença cardíaca.
10 Perca peso
A perda de peso pode reduzir significativamente a pressão arterial elevada. Este efeito é maior quando a perda de peso é devido à realização de exercício.
Por último, só resta ressaltar que ao mesmo tempo em que você toma os medicamentos prescritos – sem parar porque a pressão normalizou – pode ainda ajudar-se com as sugestões dadas aqui, que lhe beneficiarão bastante.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Presión arterial: 15 formas naturales de controlarla