Procurando uma babá? Dê preferência a uma que seja mãe
Encontrar alguém de confiança para cuidar dos nossos filhos não é tarefa fácil. Mas com essas dicas dá para ficarmos um pouco mais tranquilas.
Camila Gómez
Procurar uma pessoa que possa cuidar de seus filhos enquanto você trabalha ou estuda pode ser estressante. É um assunto extremamente delicado, a ponto de existirem, hoje, escolas especializadas em formar babás.
E apesar de existirem também locais especializados em selecionar e recrutar babás, nem sempre a mãe fica satisfeita, nem sempre sabe como escolher a que seja melhor para seu filho.
Aqui vão algumas dicas para ajudá-la a fazer uma escolha com a maior tranquilidade possível:
Prepare uma breve entrevista
Você precisa se certificar de que a futura babá tenha experiência em cuidar de crianças, que seja boa nisso e, principalmente, que ame crianças. Por isso, é necessário tempo, pelo menos algumas semanas, para entrevistar as candidatas. Só assim poderá escolher com calma a que seja mais adequada para realizar o trabalho.
Peça recomendações às amigas
É sempre melhor entrevistar pessoas indicadas pelas amigas, principalmente se forem mulheres que sejam mães e que tenham pleno e profundo conhecimento no cuidado de crianças pequenas.
De preferência a uma mulher madura
Às vezes é melhor ter alguém com um pouco mais de experiência do que uma jovem que nunca lidou com crianças.
Preste atenção na apresentação pessoal da candidata
Isso é vital, porque as crianças aprendem com o que veem. E se interagirem com uma pessoa desleixada e sem asseio pessoal, pensarão que é um modo de vida normal e começarão a imitá-la.
Preste bastante atenção na forma como ela fala
A forma como falamos reflete muito de nós, por isso é necessário que a pessoa que vai cuidar de seus filhos fale com clareza, seja articulada e, claro, não diga palavrões que as crianças possam repetir inocentemente.
Pergunte o que ela espera do trabalho
Isso a ajudará a conhecer seus reais interesses e expectativas para o desenvolvimento dessa atividade.
Confira as informações que ela fornecer
É importante que cada informação do currículo e as que ela fornecer durante a entrevista sejam verificadas. Lembre-se de que há muitos casos de pessoas que – pelo desespero do desemprego ou por intenções sórdidas – mentem para conseguir a vaga.
Não fique com nenhuma pergunta
É importante que, ao final da entrevista, você não fique com a sensação de que faltou saber alguma coisa. Se achar necessário, anote o que deseja saber de alguma candidata e chame-a novamente para conversar antes da contratação.
Defina um período de teste
Nesse período, você poderá observar suas habilidades como babá, seus conhecimentos e estratégias para lidar com seus filhos.
Comece atribuindo pequenas tarefas, de forma a gerar uma aproximação natural com as crianças; assim todos poderão começar a conhecê-la melhor e a criar um relacionamento de confiança.
Estabeleça uma rotina com horários para ela seguir
É importante que as crianças tenham rotinas que as ajudem a criar hábitos e a se manterem seguras. Por isso, recomendo fazer uma tabela com os horários de banho, refeições, recreação etc.
Deixe claro a quem recorrer em caso de emergência
É necessário passar para ela os números de telefone das pessoas a quem deve recorrer em caso de emergência.
Tenha em mente que ninguém cuidará de seus filhos como você, mas você sempre poderá construir uma relação de confiança com quem estiver em casa enquanto você trabalha ou estuda.
Mesmo que você fique fora de casa por apenas algumas horas, é fundamental que, ao fechar a porta, a insegurança não seja sua companhia diária.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿En busca de niñera? Privilegia a la que es madre