Psiquiatras CONFIRMAM que as crianças que dormem tarde correm mais risco de desenvolver estes tipos de transtornos mentais
A hora em que seus filhos se deitam, impactará em sua saúde mental enquanto crescem.
Emma E. Sánchez
Todas as mães reconhecem a importância do sono no desenvolvimento das crianças, não é por acaso que existe a crença de que “as crianças acordam maiores”, e certamente é bastante comprovável, pois as crianças crescem enquanto dormem; mas não somente o crescimento é favorecido, mas outros processos mentais e fisiológicos também são beneficiados quando as crianças dormem bem e por tempo suficiente.
Quando eu era pequena, lembro que minha mãe nos mandava dormir e não se discutia: simplesmente, dormíamos. Depois, eu, já mãe, me lembro de fazer todo um ritual com minhas filhas pequenas para que fossem para a cama: tinha que tomar banho, pôr o pijama, ler histórias uma ou duas vezes, apagar as luzes e depois decretar que ninguém saísse do quarto sob qualquer pretexto. Agora, vejo as mães jovens e, que terror! As crianças mandam os pais irem dormir!
Com o avanço da tecnologia, tem ocorrido um fenômeno muito interessante: os pais mandam seus filhos irem dormir, mas não se dão conta que, uma vez que estão em seu quarto, ligam seus equipamentos eletrônicos, se conectam à internet e ficam, assim, encontra de madrugada, jogando ou navegando na rede e, obviamente, alterando seus ciclos de sono.
Há poucos dias, uma página da internet deu a conhecer que este mau hábito nas crianças, (e eu diria que também nos adultos) de ir dormir tarde, está causando grandes estragos na saúde mental dos pequenos.
O Psiquiatra José Ferreira Belisario reconhece que as crianças que dormem pouco mostram falta de concentração, mais ansiedade e outros transtornos.
Por que o sono é tão importante?
Enquanto a criança dorme, o hormônio do crescimento realiza suas funções, especialmente quando o sono está em seu quarto estágio ou sono muito profundo, isso significa que, se a criança dorme tarde, o hormônio simplesmente não terá a oportunidade de funcionar adequadamente.
Da mesma forma, sabe-se que, se uma criança não dorme bem, no dia seguinte, seu rendimento será muito menor, afetando também seu desempenho acadêmico.
O que podemos fazer como pais?
Primeiramente, reconhecer que temos um problema de saúde se nossos filhos não vão para a cama na hora certa, este é um desafio muito importante e para consegui-lo temos as seguintes sugestões:
Estabelecer rotinas
Fazer o dever de casa, brincar, ver TV, jantar, tomar banho e ir para a cama em horários regulares, habitua o corpo e a mente e cada dia será mais fácil fazê-lo.
Criar um ambiente agradável e relaxante
A partir de certa hora, já não deve haver ruídos estridentes ou música em volume alto, mas um ambiente que convide à paz e tranquilidade.
Outro ponto interessante é usar a cama só para dormir, isto é, que não se façam tarefas escolares ou outras atividades na cama, isto com o único propósito de que a criança relacione a cama com descanso e sono, assim quando colocar a cabeça no travesseiro, ela adormece.
Apagar as luzes
Nada de luzes que simulem o dia, utilizem luzes fracas e,uma vez na cama, apagar a luz para que a melatonina faça seu trabalho. Dormir no escuro total é bem melhor que com alguma luz.
Jantar leve
Sobrecarregar o estômago provoca enjoos e até pesadelos!
Garantir segurança e confiança
Se, durante o dia, houve acontecimentos desagradáveis, problemas ou algo ainda mais grave, é preciso primeiro conversar com a criança, ajudá-la a entender e processar o que aconteceu, caso contrário, haverá sonhos inquietos, monstros, lágrimas e recusa a dormir.
Reserve um tempo para ler uma história, conversar com calma, orar e beijar seu filho. Meu pai sempre dizia: “Que sonhe com os anjinhos” e muitas vezes foi verdade.
Ser um exemplo
Ao cuidar também de seus hábitos de descanso, você se sentirá muito bem!
Se, depois de fazer tudo isto, o seu filho tiver dificuldade para adormecer, para dormir completamente ou tiver terrores noturnos, procure mais informações com especialistas em distúrbios do sono.
Aqui, o mais importante é tomar em suas mãos a situação e cuidar. Lembre-se: a saúde emocional e mental de seus filhos está em suas mãos.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Psiquiatras CONFIRMAN que los niños que se acuestan entre estas horas corren más riesgo de desarrollar estos tipos de trastornos mentales