Quando aprendi a ouvir minha criança interior, ela me levou de volta ao amor

Reconcilie-se consigo mesmo e cure as feridas do passado, apenas conversando com sua criança interior.

Adriana Acosta Bujan

“Como curar as feridas emocionais do passado para ser feliz”, o tema parecia bastante interessante e muito adequado para adaptá-lo ao momento em que estava vivendo. Então, não perdi tempo e entrei na live dessa seção feita pelas redes sociais. Comecei a ouvir sua maravilhosa conversa e tive a oportunidade de experimentar algo que nunca havia sentido antes.

“Vamos fazer um pequeno exercício para conhecer nossa criança interior, fechem os olhos e deixem sua mente em branco”,  disse Enrique Delgadillo. Em instantes, fechei os olhos e visualizei mentalmente um enorme cubo branco para não me distrair. Depois ouvi suas instruções: “Agora imaginem uma figura (a que quiserem); ela deve ser escura, de preferência preta; nessa figura estão seus medos, temores, tristezas, dores, frustrações, amargura, entre outras coisas”.

Alguns minutos se passaram e ele continuou, dizendo: “Coloquem uma forma humana nessa figura; deve ser você mesmo quando era menina ou menino (a idade pode variar), pode ser quando tinham sete ou oito anos de idade“. Nesse momento, foi difícil encontrar essa imagem em minha mente. Eu me senti como em um filme, retrocedendo no tempo para encontrar a informação precisa.

Vinham imagens de quando eu era muito pequena e depois, uma adolescente. Consegui até me lembrar de pequenas experiências que duravam apenas alguns segundos, até que, finalmente, uma imagem fixou em minha mente; foi de quando eu tinha 5 anos.

Ele continuou explicando: “Agora é o momento de conversar com ela, pergunte a ela como se sente, onde esteve esse tempo todo, por que está triste. Conte a ela tudo o que sente, sua dor, seus medos e angústias; então, perdoe a si mesmo e peça perdão por tê-la abandonado, dê-lhe um forte abraço”.

Advertisement

“Diga-lhe também que não vai deixá-lá novamente, que vai cuidar dela e protegê-la, que vai lutar para alcançar aqueles sonhos que ela tinha. Diga a ela que você está feliz em reencontrá-la e que você a amará para sempre. Agora, diga adeus e abra os olhos”.

Confesso que senti minhas lágrimas escorrerem pelo rosto ao conversar com minha criança interior, minha alma estremeceu e, no final do exercício, senti-me renovada, feliz, como se minha vida tivesse sido transformada num passe de mágica.

A magia que vive em você

Acredite ou não, sua criança interior ainda habita em você, ela se conecta com todas as suas recordações da infância, é uma criança travessa, brincalhona, espontânea e feliz, que não tem medo de nada; ela não está preocupada com o futuro, pois gosta muito de viver seu presente. Sua criança interior se manteve escondida porque você parou de pensar nela, cuidar dela e amá-la; mas agora ela está ansiosa para recuperar você.

Ela pede que você a ame, cuide dela e tenha forças para conquistar seus sonhos. Ela também diz que você não precisa dar tanta importância a coisas ou problemas, pois tem a oportunidade de tirar a tristeza que carrega nos ombros para viver liberdade e harmonia. Ela grita com você que você é invencível, capaz, inteligente, corajoso e perseverante.

Como recuperar sua criança interior

É importante conversar com nossa criança interior para reparar e curar as feridas do passado; todos esses sentimentos negativos que continuam sendo um obstáculo para os objetivos, a dor que você carrega no coração e os medos acumulados podem ser curados quando você aprender a conversar com a criança que vive em você; pois ela representa sua alma e essência.

Advertisement

1. Visualize-a

Talvez não seja difícil para você, como foi pra mim, visualizar sua criança interior. Basta fechar os olhos e colocar na mente uma imagem de si mesmo quando era pequeno. Se tiver dificuldade, seria útil escolher uma foto de quando era criança para poder ter uma visão clara de como era.

Você pode voltar no tempo para sentir novamente aquelas experiências da infância que lhe causaram dor, aquelas que deixaram feridas, ou você pode pensar naquela criança que abriu seu tão esperado presente de Natal.

2. Escute-a

Quando conseguir tê-la à sua frente, será um momento íntimo em que você poderá deixar seus sentimentos e emoções fluírem (sem limites), pois somente você e ela estarão presentes. Fale de tudo o que aconteceu com você, das coisas que você tem medo de fazer, de seus projetos, da sua família, de tudo que o angustia e faz você não ter vontade de continuar; se for o caso, diga a ela que você se desviou do caminho.

Depois, deixe-a falar, o que tiver a lhe dizer, quais são seus pontos fortes que o deixam feliz, por que não teve medo e se dedicou a viver o presente, o que ela mais gosta de fazer, quais sonhos ficaram estagnados, entre outras coisas.

3. Perdoe a si mesmo

Peça perdão a si mesmo por se permitir continuar sofrendo, chorando e por não encontrar paz em seu coração. Além disso, peça perdão a sua criança interior por tê-la esquecido e não lhe ter dado o amor que ela merece, o cuidado e a devida atenção.

Advertisement

Será um momento de reflexão e conexão mágica, que curará suas feridas e fará com que você se sinta em paz e em harmonia consigo mesmo. Reserve o tempo que for necessário, pois você estará prestes a tocar, de maneira espiritual, o fundo da sua alma, onde se encontra o amor e a essência que habitam em você.

4. Aja

Coloque seus sonhos, ideais, metas e objetivos em ação. Agora, nada o impedirá de ser feliz! Você recuperou a força necessária para lutar contra tudo o que estiver em seu caminho. A partir de hoje você será corajoso e terá em mente que sua felicidade está em suas mãos, em suas decisões e em seu amor-próprio.

É hora de cuidar de si mesmo, pensar em si mesmo e fazer coisas que achou que nunca conseguiria, tudo o que precisa é de confiança, segurança e aprender a desfrutar o presente. Aprenda a valorizar o que você tem e a dar um significado especial a cada experiência.

Dê-lhe amor, muito carinho! Essa criança que vive em você merece tudo, pois pode contar apenas com você para ser feliz. Não a abandone e não se esqueça de conversar com ela dia e noite, para manter essa alegria em seu ser. Lembre-se: nunca é tarde demais para reencontrar sua criança interior.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cuando aprendí a escuchar a mi niño interior, él me llevó de regreso al amor

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.